Curso Ciencias Naturais- ICB - Atendimento Acadêmico http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario Thu, 21 Nov 2024 16:51:44 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS B http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/63-lingua-brasileira-de-sinais-b http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/63-lingua-brasileira-de-sinais-b

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FET 153

4.4.0

60

-

EMENTA

Histórias de surdos; noções de língua portuguesa e lingüística; parâmetros em libras; noções lingüísticas de libras; sistema de transcrição; tipos de frases em libras; incorporação de negação; conteúdos básicos de libras; expressão corporal e facial; alfabeto manual; gramática de libras; sinais de nomes próprios; soletração de nomes; localização de nomes; percepção visual; profissões; funções e cargos; ambiente de trabalho; meios de comunicação; família; árvore genealógica; vestuário; alimentação; objetos; valores monetários; compras; vendas; medidas, meios de transporte, estados do Brasil e suas culturas; diálogos

OBJETIVOS

- Instrumentalizar o aluno para a comunicação e a inclusão social através do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

Decreto Lei de LIBRAS. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

Fernandes, E. (2003). Linguagem e Surdez. Artmed.

Goldfeld, M. (2002). A Criança Surda: Linguagem e Cognição numa Perspectiva Sócio-Interacionista. 2ª T. Plexus Editora.

Perlin, G. T. T. (1998). Identidades surdas. In. A Surdez – Um Olhar Sobre as Diferenças. Carlos Slkiar (Org.). Editora Mediação.

Sá, N. R. L. (2010). Cultura, Poder e Educação de Surdos. 2ª T. Paulinas – Livros.

 

COMPLEMENTAR

Silva, I. R., Kauchakje, S. e Gesueli, Z. M. (2003). Cidadania, Surdez e Linguagem Desafios e Realidades. Plexus Editora, 2003.

 

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 16:28:22 +0000
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/62-estagio-supervisionado-iii http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/62-estagio-supervisionado-iii

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 300

5.0.5

150

IBB 287

EMENTA

A pesquisa no Ensino de Ciências: aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos. Reflexos da pesquisa de ensino de Ciências em sala de aula.

Aplicação, análise e avaliação do projeto elaborado junto com o professor regente, aplicado na área de ensino de ciências em uma escola do Ensino Fundamental. Elaboração de relatório e/ou artigo do projeto de ensino realizado

OBJETIVOS

Enfocar a metodologia da pesquisa do ensino, a partir de um conjunto de etapas previamente definidos, e da elaboração de documentos com sucessivas aproximação do tema.

Estabelecer a construção e desenvolvimento de projetos coletivos de investigação no Ensino de Ciências, com a formação de subgrupos de acadêmicos e professores.

Elaborar relatório e ou artigo final, a partir dos resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de Ensino, considerando as normas técnicas.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ANDRÉ, Martins (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, Sp: Papirus, 2001.

ALVES, R. Estórias de Quem Gosta de Ensinar. São Paulo. Ars Poética. 1995.

MENEZES, L. C. Formação Continuada de Professores de Ciências. SãoPaulo. Autores Associados. NUPES. 1996.

FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo. Cortez. 1991.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. São Paulo. Cortez. 1991.

 

COMPLEMENTAR

ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópolis, RJ: vozes, 2001.

NARDI, Roberto. Questões atuais no  ensino de Ciências. São Paulo: Escritura editora, 1998.

NARDI, R. BASTOS, F. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras. 2008.

MARTINS, J. S.O trabalho com projetos de pesquisa do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001.

POTIGUARA, Acácio Pereira. O que é pesquisa em educação.  São Paulo: Paulus, 2005.

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:48:19 +0000
INFORMÁTICA INSTRUMENTAL http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/61-informatica-instrumental http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/61-informatica-instrumental

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEC 111

3.2.1

60

-

EMENTA

O computador e o mundo atual, o computador e seu funcionamento, ambientes operacionais, Internet, edição de texto, planilhas eletrônicas, editores de apresentação, noções de bancos de dados, projeto de aplicação.

OBJETIVOS

- Tornar o aluno autônomo na área de informática.

- Resolver problemas usando a informática como ferramenta.

- Incentivar o trabalho cooperativo na utilização da tecnologia.

- Identificar as principais terminologias usadas na área de Computação;

- Reconhecer a estrutura de funcionamento do computador;

- Identificar os principais componentes de uma rede de computadores;

- Utilizar um microcomputador em nível de usuário (editores de texto, planilhas, apresentações de slides e Internet).

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALMEIDA, M.G. 1999. Fundamentos de Informática, Brasport, Rio de Janeiro.

NORTON, P. 1996. Introdução à Informática, Makron Books, Rio de Janeiro.

VELLOSO, F.C. 1999. Informática Conceitos Básicos, Editora Campus, Rio de Janeiro.

VIANA, M.M. 1996. Fundamentos de Informática para Universitários, Brasport.

 

COMPLEMENTAR

WHITE, R. 1995. Como Funciona o Computador, Quark, São Paulo.

 

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:47:40 +0000
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/60-estagio-supervisionado-ii http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/60-estagio-supervisionado-ii

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 287

8.5.3

165

IBB 272

EMENTA

Investigação de situação problema no ambiente escolar e elaboração de projeto de ensino junto com o professor orientador e o professor regente. Consolidação de um projeto de ensino voltado à realidade da escola.

OBJETIVOS

Identificar a problemática do ensino de Ciências Naturais, a partir das informações levantadas na observação do contexto escolar.

 

Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: Reflexões Sobre Educação e Matemática. Campinas. Summus. 1986.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis. Vozes. 1993

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1986.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

MORAES, R.; RAMOS, M.G. Construindo o Conhecimento: Uma Abordagem para o Ensino de Ciências. Porto Alegre. Sagra. 1988.

 

COMPLEMENTAR

ALVARENGA, M ; BIANCHI, A.C. M.; BIANCHI, R. Orientação para  estágio em licenciatura. São Paulo: Thompson Pioneira, 2005.

BARREIRO, I. M. de F; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. São Paulo: Avercamp, 2006

BUSATO, Z. S. Avaliação nas práticas de ensino e estágio. Rio de Janeiro:

Mediação, 2005.

GALIAZZI, M. C. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma

aposta de pesquisa na sala de aula. São Paulo, escrituras, 2008.

POTIGUARA, Acácio Pereira. O que é pesquisa em educação.  São Paulo: Paulus, 2005.

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:47:01 +0000
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/59-historia-e-filosofia-da-ciencia http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/59-historia-e-filosofia-da-ciencia

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 045

4.4.0

60

-

EMENTA

Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. Perspectiva histórica da História e Filosofia das Ciências (Química, Física, Biologia e Geologia). Os principais nomes da História e Filosofia da Ciência. O nascimento da Ciência Moderna, o método científico e contexto histórico. Noções de paradigma e de paradigma da Ciência; Análise e elaboração de recursos didáticos sobre a História e Filosofia da Ciência voltado para o Ensino de Ciências (6º ao 9º ano).

OBJETIVOS

- Contribuir com a aquisição de conhecimentos dos alunos em formação quanto aos temas pertinentes a História e Filosofia da Ciência, bem como mostrar a importância deste conhecimento para entender os fatos e mudanças ocorridos ao longo dos séculos e seus reflexos no Ensino de Ciências.

- Avaliar e elaborar recursos didáticos considerando temas de História e Filosofia da Ciência a serem utilizados no Ensino Fundamental na disciplina de Ciências Naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 10ª T. São Paulo: Loyola, 2005.

BRAGA, M; GUERRA, A; REIS, J. C. B. História da Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Volumes 1 a 5.

BURGUETE, Maria da Conceição. História e Filosofia das Ciências. Lisboa. Instituto PIAGET, 2004.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática S.A, 1994.

ESTEVES, M.J. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2ª T. Campinas:Papirus, 2003.

 

COMPLEMENTAR

KUHN, T. Estrutura das revoluções científicas. 5ª T. São Paulo: Perspectiva, 2000.

LAKATOS, I.M.R.E. História da ciência e suas reconstruções racionais. Portugal: Edições 70, 1998.

MORIN, E. Ciência com Consciência. 7ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

REIS, J. C. A História entre a Filosofia e a Ciência. 3ª edição.  Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

SILVA, M. R. F. Ciência, natureza e sociedade: diálogo entre saberes. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:46:17 +0000
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/58-estagio-supervisionado-i http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/58-estagio-supervisionado-i

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 272

4.2.2

 

IBB 410

EMENTA

O estágio na formação de professores: unindo teoria e prática. Reflexão sobre o cotidiano da escola de educação básica. Aspectos teórico-práticos do planejamento de ensino de Ciências. Avaliação e caracterização da escola e do projeto político pedagógico da escola. Vivência de situações concretas no processo ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental, incluindo observação, participação e regência.

OBJETIVOS

Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência).

Possibilitar aos licenciandos a vivência e familiarização com alunos e professores do ensino fundamental e com ambiente escolar.

Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico;

Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

GIL-PEREZ Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. Ed. Da Universidade de São Paulo, 4ª Ed. Revi e Amp., São Paulo, 2008.

NUNEZ, Isauro, Beltran. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais. Ed. Sony, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 7. T. São Paulo: Cortez, 2006.

TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª edição. Porto Alegre, PUC/EMMA. 1986.

 

COMPLEMENTAR

BRASIL. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. São Paulo: MEC/SEE. 1998.

HENING, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª T. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 416p.

BIANCHI, Anna Cecília Moraes; BIANCHI; ALVARENGA, Mariana; BIANCHI, Roberto. Estágio Supervisionado.  4ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. Ed. Porto Alegre, 2009.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:45:36 +0000
EDUCAÇÃO AMBIENTAL II http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/57-educacao-ambiental-ii http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/57-educacao-ambiental-ii

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 319

4.2.2

90

IBB 320

EMENTA

Educação Ambiental Formal. Currículo e Educação Ambiental. Abordagens Pedagógicas e Educação Ambiental. Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no Ensino de Ciências Naturais- Tema Transversal Meio Ambiente: planejamento, implementação e avaliação de propostas para o Ensino Fundamental. Projetos Ambientais Escolares – PRAEs.

OBJETIVOS

- Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência).

- Possibilitar que os licenciandos a vivência com alunos e professore do ensino fundamental, bem como se familiarizem com ambiente escolar.

- Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico.

- Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, E; MEDINA, N. Amazônia: Uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. Documentos Metodológicos. Brasília: IBAMA, 1994.

SANTOS, E.; MEDINA, N. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 2ª T.

UNESCO. Conferencia Intergubernamental sobre Educación Ambiental. Tbilisi, 14 – 26 de octubre de 1977. Informe Final. Paris: 1977.

 

COMPLEMENTAR

LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios.  Campinas, SP: Papirus, 2011.

LUCINI, F.G. Temas Transversales. Madrid, Espanha: Alauda, 1995.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental: curso básico a distância: educação ambiental II. Brasília: MMA, 2001. 2ªed. Ampliada.

SANTOS, E. C. Transversalidade e Áreas convencionais. 2ed. Manaus: UEA edições, 2008.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE/SP. Educação Ambiental na Escola Pública. São Paulo: Secretaria de Meio Ambiente, 1994.

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:44:21 +0000
CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/56-curriculos-e-programas-da-educacao-basica http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/56-curriculos-e-programas-da-educacao-basica

CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FET 153

4.4.0

60

-

EMENTA

Educação, cultura, conhecimento e currículo. Perspectivas de formação humana, da criança e do adolescente. Parâmetros e Programas Oficiais Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Metodologia e fases do Planejamento. Operações e  Dinâmica de Desenvolvimento, Acompanhamento e Avaliação de currículo.Exercício metodológico em Currículo.

OBJETIVOS

Desenvolver uma compreensão sobre as principais teorias curriculares e suas implicações na organização do trabalho escolar.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1º. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo. Brasiliense, 1982.

BRASIL. MEC Secretaira de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia, 1997.

COLL. Cesar. Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998.

 

MOREIRA, A.F.B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas, SP, Papirus, 1990.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar. São Paulo, Global, 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000.

ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Brasília: Autores Associados, 2004.

VEIGA, Ilma P. A e CARDOSI, Maria Helena. Escola fundamental, currículo e ensino. Campinas, São Paulo; Papirus, 1995.

COLL, Cesar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo; Ática. 2002.

LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo Cortez, 2002.

 

COMPLEMENTAR

SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.

 

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:43:46 +0000
TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/55-topicos-de-fisica-para-ciencias-naturais http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/55-topicos-de-fisica-para-ciencias-naturais

TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEF 610

3.2.1

60

IEF 102

EMENTA

Elaboração de material didático para o ensino fundamental, através do desenvolvimento de experimentos básicos em mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e magnetismo.

OBJETIVOS

- Proporcionar aos futuros professores do Ensino Fundamental uma coleção de experimentos básicos, elaborados com materiais de fácil acesso, em mecânica, termologia, acústica, eletricidade, magnetismo e óptica, para serem aplicados em sala de aula.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

COPELLI, A.M. et al. Física 1, Mecânica. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 1996.

COPELLI, A.M. et al. Física 2, Física Térmica, Óptica Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF, 5ª T. Editora EDUSP, 2005.

COPELLI, A.M.. et al. Física 3 – Eletromagnetismo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 2005.

GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental, 1ª T. Editora Ática, 2003.

HEWITT, P.G. Física Conceitual, 9ª T. Editora Bookman, 2002.

TREFIL, J.; HAZEN, R.M. Física Viva: uma introdução à física conceitual. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.

 

COMPLEMENTAR

 

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.1 a 4, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008.

LAVARDA, F.C. et al. Experimentos de Física para o Ensino Médio e Fundamental com Materiais do Dia-a-Dia. UNESP/Bauru. Disponível em: TML://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/.

 

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:43:01 +0000
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/54-instrumentacao-para-o-ensino-de-ciencias http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/10-icb-cccn/ementario/54-instrumentacao-para-o-ensino-de-ciencias

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 410

4.2.2

90

IBB 055, FEF 168

EMENTA

A Ciência Moderna e o Método Experimental. Reflexões epistemológicas. O método científico: absorção, adoção e rejeição de modelos. Limitações e poderes da ciência. A renovação da Ciência Contemporânea. O ensino de ciências: contextualização histórica. Princípios básicos de metodologia de ensino de ciências: técnica da redescoberta e técnica do problema. Ciências Naturais no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade. Planejamento, implantação e avaliação das atividades de ensino nas séries: 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

Propiciar a vivência de situações concretas do trabalho docente que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teórico-prático, por meio de processo permanente de interação-reflexão-ação;

Propiciar o desenvolvimento da prática como componente curricular visando à transposição didática;

Aprofundar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, indagar a relevância e pertinência para compreender, planejar, executar e avaliar situações no processo de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ASTOLFI, J-Pierre ; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. 12ª T. São Paulo: Papirus, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomsom Learning, 2004.

GERALDO. A .C. H. Didática de Ciências Naturais. São Paulo: Autores Associados, 2009.

COMPLEMENTAR

KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: TML, 1987.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005.

OLIVEIRA, R. J. a escola e o ensino de ciências. Rio Grande do Sul: UNISINOS, 2000.

TEIXEIRA, P. M. M; RAZERA, J. C. C. Ensino de Ciências: pesquisa e pontos de discussão. São Paulo: Komedi, 2009.

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Ementário Tue, 15 Apr 2014 14:42:17 +0000