Curso Ciencias Naturais- ICB - Atendimento Acadêmico http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/2-icb-cccn Sat, 23 Nov 2024 09:34:40 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br PROGRAMA CIÊNCIA NO COTIDIANO http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/2-icb-cccn/88-procic http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/2-icb-cccn/88-procic

Programa Ciência no Cotidiano

https://procic.webnode.com/

]]>
irlanemaia@uol.com.br (Irlane Maia) ICB-CCCN Thu, 21 Feb 2019 15:48:11 +0000
Formulários Digitais de Sondagem do Curso http://icbcccn.ufam.edu.br/formulario http://icbcccn.ufam.edu.br/formulario

Formulario

Formulários de Sondagem do curso são levantamentos realizado com a comunidade acadêmica sobre o alcance do curso. Faz parte dos instrumentos avaliativo com proposito de melhorar o curso e manter o dialogo com a comunidade acadêmica:

Formulário Sondagem Acadêmica

Este formulário verifica sobre a opinião dos acadêmicos do curso sobre o próprio curso. Ele é importante, pois é levado em consideração nos eventos de avaliação do curso de Ciências Naturais.

Formulário de Cadastro do Professor Universitário

Este formulário está relacionado a função de cadastro do professor que leciona no Curso de Ciências Naturais e coleta informações sobre as disciplinas, projetos realizados com os discentes e atividades. Também possui a função de conhecer a opinião dos professores sobre acertos e dificuldades ocorridas nas disciplinas.

Pesquisa sobre os Egressos do Curso de Ciências Naturais

Este formulário trata da opinião dos egressos sobre o curso de Ciências Naturais e como está respondendo as oportunidades profissionais com a formação profissional recebida.

Questionário Socioeconômico para acadêmicos de Ciências Naturais

Este formulário tem a finalidade de fazer o levantamento socioeconômico dos alunos que iniciam nas disciplinas. É realizado especialmente com os alunos calouros (1º período).

 

Também temos FanPage no FaceBook (visite-nos).

]]>
ICB-CCCN Fri, 29 Jan 2016 15:23:06 +0000
Projetos EPE no CCN http://icbcccn.ufam.edu.br/projetos-vinculados-ccn http://icbcccn.ufam.edu.br/projetos-vinculados-ccn

 Ensino – Pesquisa – Extensão são as três faces que compreendem uma pirâmide que é o alicerce e a tríplice missão das universidades sendo que no âmbito das universidades públicas brasileiras representa uma de suas maiores virtudes. Para atender a tal atribuição é requerido um ensino superior de excelência, fundamentalmente voltado para a formação profissional à luz da apropriação, produção do conhecimento científico e expressão de compromisso social, vinculada à formação das elites “pensantes” aptas para produção científica e tecnológica. Dentro da UFAM o compromisso de unir as faces desta pirâmide ocorre através de projetos e atividades vinculadas às suas pró-reitorias.

Buscando um ensino de qualidade a universidade dispõe de um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores que buscam excelência e inovação no ensino superior/aprendizagem e amparados pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários são incentivadas a constante capacitação, atualização profissional/pedagógica e sua produção dentro da universidade é recompensada por diversos programas de incentivo à publicação e participação em eventos. Ao discente, é incentivado à participação em programas de monitoria, educação tutorial (PET) e o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecidos pela pró-reitoria de graduação (PROEG, e à pesquisa em programas de Iniciação cientifica (PIBIC).

Ao que diz respeito da pesquisa dento da universidade, a iniciação científica é incentivada e desenvolvida desde o ensino fundamental e tem como objetivo convergir para a produção de conhecimento científico publicado em veículos especializados e/ou apresentados em eventos, feiras e exposições. Destaca-se o comprometimento das atividades relacionadas à pesquisa com o ensino de forma que o acadêmico egresso é constantemente estimulado a desenvolver uma concepção investigativa. A universidade conta com diversos grupos de pesquisa (número) possibilitando ao acadêmico discente construir os pilares de sua carreira acadêmica, tanto no desenvolvimento/aprimoramento científico/tecnológico quanto em questões voltadas para as peculiaridades regionais. Neste âmbito, destaca-se o programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBIC) e O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI), oferecidos pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação (PROPESP) sendo os alunos convidados a apresentar seus trabalhos em evento local da comunidade universitária.

A última vertente desta tríplice missão da universidade é contemplada por diversos programas oferecidos pela pró-reitoria de extensão e interiorização (PROEXTI) como o programa de ações de extensão (PACE) e o programa interinstitucional de bolsas de extensão (PIBEX), além de editais pontuais como MEC/Sesu. Estes programas buscam articular os processos educativos culturais e científicos ao ensino e pesquisa de forma a estabelecer uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

No âmbito específico, dentro do campo das ciências, destacam-se o programa de educação tutorial em biologia que permite ao discente participar de experiências não presentes na estrutura curricular convencional, o PIBID, que estimula a criação e testagem de novas estratégias de ensino para a área das ciências naturais, além de projetos de extensão específicos como

  • Casa da Física (ICE)
  • Clube de Ciências (ICB)
  • Pé-de-Pincha (FCA - PETROBRAS)
  • Programa Ciência no Cotidiano - PROCIC (ICB)
  • Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID 
  • Programa Residência Pedagógica
  • Programa de Iniciação Científica - PIBIC
  • Sauim Castanheira (ICB) 

Além disso, há o engajamento dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e extensão em diversas unidades da UFAM como o ICB, ICE, ICHL, FT, FCA e FACED.

 

 

 

 

 

 

 

]]>
ICB-CCCN Tue, 15 Apr 2014 16:36:41 +0000
Professores do Curso http://icbcccn.ufam.edu.br/professores-do-curso http://icbcccn.ufam.edu.br/professores-do-curso

LISTA PROVISÓRIA

FACED

LUANA BEATRIZ SILVA SANTA RITA – FEF022

EDNA CRISTINA RODRIGUES CALDAS

FRANCISCO JACOB PAIVA DA SILVA – FET153

TEREZINHA BORGES DE ARAÚJO – FET168

 

ICB

CARLOS HENRIQUE SCHNEIDER – IBB017

ROZANA DE MEDEIROS SOUZA GALVÃO

ITALO THIAGO SILVEIRA ROCHA MATOS

IRLANE DE OLIVEIRA MAIA – IBB043/410

WELTON YUDI ODA – IBB045

IGO LUIS KAEFER

SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS – IBB046

EDUARDO OSSAMU NAGAO – IBB056

WALDEMAR LOUREIRO BELOTA FILHO

YEDA MARIA BOAVENTURA CORREA ARRUDA

ELIZANDRA REGO DE VASCONCELOS – IBB272/287

JULIANA DE SOUZA ARAUJO – IBB309/065

EDINBERGH CALDAS DE OLVEIRA – IBB057

ANA FLAVIA ALVES PARENTE – IBF040

MARIA FRANCISCA SIMAS TEIXEIRA – IBP009

MARIA LINDA FLORA DE NOVAES NENETTON

 

ICE

WALTER ESTEVES DE CASTRO JUNIOR – IEF040

YURI EXPOSITO NICOT

CARLA ZELINE RODRIGUES BANDEIRA – IEE006

JORGE APARRECIO CATIQUE – IEG060

LAORIANAO DE SOUSA E SOUSA – IEM110/772

FRNKLIN MONTEIRO BRASIL – IEQ024

 

ICHL

ANTONIO HERIBERTO CATALAO JUNIOR – IHP184

ROSILENE SILVA MARINHO – IHP123

 

ICOMP

THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO – ICC900

 

]]>
ICB-CCCN Tue, 15 Apr 2014 16:35:57 +0000
Ensino-Pesquisa-Extensão http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/2-icb-cccn/23-ensino-pesquisa-extensao http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico/2-icb-cccn/23-ensino-pesquisa-extensao

Segundo o FORPROEX o debate sobre a flexibilização curricular no ambito da educação superior destaca-se:

 

]]>
ICB-CCCN Fri, 11 Apr 2014 16:05:19 +0000
Centro Acadêmico - CACIEN http://icbcccn.ufam.edu.br/centro-academico-cacien http://icbcccn.ufam.edu.br/centro-academico-cacien

Em construção.

]]>
ICB-CCCN Thu, 10 Apr 2014 16:57:51 +0000
Planos de Ensinos por período http://icbcccn.ufam.edu.br/planos-de-ensinos-por-periodo http://icbcccn.ufam.edu.br/planos-de-ensinos-por-periodo

Planos de Ensino do ano de 2016

FET153 - Curriculos Programas da Educação Básica

IBB017 - Genética e Evolução

IBB043 - Ensino de Ciência e Sociedade

IBB045 - Historia e Filosofia das Ciências

IBB046 - Metodologia da Pesquisa Educacional T01

IBB046 - Metodologia da Pesquisa Educacional T02

IBB055 - Prática de Ensino I T01_02

IBB056 - Botânica

IBB057 - Ecologia

IBB059 - Pratica de Ensino de Ciências II T01_02

IBB060 - Pratica de Ensino de Ciências III T01

IBB065 - Zoologia Geral

IBB287 - Estagio Supervisionado de Ensino II

IBB319 - Educação Ambiental II T01

IBB319 - Educação Ambiental II T02

IBB320 - Educação Ambiental I T01

IBB320 - Educação Ambiental I T03

IBB410 - Instrumentação para o Ensino de Ciências

IBF040 - Bioquimica Fundamental T01_02

IBF600 - Fisiologia Humana Para Ciências Naturais

IBF600 - Fisiologia

IBM034 - Fundamento de Anatomia T02

IBM034 - Fundamentos de Anatomia T01

IEE006 - Bioestatistica

IEF040 - Universo

IEF101 - Fisica Geral e Experimental A

IEG060 - Geologia Geral T01

IEM772 - Matematica Básica

 

]]>
ICB-CCCN Thu, 10 Apr 2014 16:43:22 +0000
Guia do Acadêmico http://icbcccn.ufam.edu.br/guia-do-academico http://icbcccn.ufam.edu.br/guia-do-academico

As informações contidas neste Guia do Aluno são de suma importância para que os discentes conheçam seus deveres, direitos e possibilidades, mas, principalmente, as inúmeras perspectivas de construção de uma vida acadêmica responsável, produtiva, comprometida e prazerosa na Ufam, da qual todos nos orgulhamos de fazer parte.

 OBSERVAÇÕES:

Situação 1: Falta do aluno da aula - Até três dias úteis no dia seguinte a primeira falta para apresentar documento que justifique a ausência (atestado médico ou outro com respaldo legal) até três dias na Coordenação de Curso (original) ou diretamente ao professor (cópia).

Situação 2: Falta do professor - Caso de falta sem comunicação em razão de imprevisto ou em razão qualquer, ou mesmo aula desmarcada previamente, justificável ou não, deve ser marcar dia de aula para reposição de horas de aula de acordo com sua ausência, na natureza aula prático ou teórico. O representante discente deve fazer uma lista de presença dos acadêmicos presentes até 30 minutos do horário marcado e apresentar na coordenação de curso e entregar se possível no mesmo dia da aula.

Situação 3: Avaliação não prevista - É o emprego de instrumento avaliativo que não esteja previsto no plano de ensino de conhecimento dos acadêmicos nas primeiras aulas. Neste caso recomenda-se primariamente que seja discutido com o docente por meio de representação discente ou em momento de aula para que haja acordo, se houver, deve ser feito um termo de consentimento de alteração do plano de ensino assinado pelos alunos matriculado (ou alunos que se mantem na disciplina). Se por ventura não houver acordo, deve ser notificado a coordenação de curso com um documento escrito e com presença de assinatura dos acadêmicos informando o desvio do plano de ensino e a coordenação fará mediação da situação.

]]>
ICB-CCCN Thu, 10 Apr 2014 16:40:13 +0000
Atendimento Acadêmico http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico http://icbcccn.ufam.edu.br/atendimento-academico

Serviços atendido na Coordenação de Curso de Ciências Naturais

 O acadêmico deve se dirigir a coordenação de curso e solicitar o atendimento.

 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (AE)

Aproveitamento de Estudos – Disciplinas Obrigatórias

O que é?

É o processo de aceitação, pela UFAM, dos estudos realizados em cursos de graduação autorizados ou reconhecidos no Brasil pelo Ministério da Educação ou provenientes de instituições estrangeiras de Educação Superior.

Base legal:

Resolução nº 021/2007, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE).

Procedimentos:

O aluno deverá dirigir-se à Coordenação do curso ao qual esteja vinculado.

A Coordenação do curso analisa a solicitação deferindo ou indeferindo a solicitação de Aproveitamento de Estudo (AE).

I) Em caso de deferimento: O aluno tomará ciência da decisão e o processo segue à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) para os devidos registros no histórico escolar desse aluno.

II) Em caso de indeferimento:  O aluno tomará ciência da decisão e o processo será arquivado na Coordenação do Curso.

Atenção! A disciplina só será considerada aproveitada quando o registro de AE for lançado no histórico do aluno pela PROEG. Até que isto ocorra, o aluno, se matriculado, deverá continuar frequentando a disciplina e realizando as avaliações.

Quando?

No prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da UFAM, disponível na página

proeg.ufam.edu.br/calendario-academico.

Documentos necessários:  

Formulário – Aproveitamento de Estudos – devidamente preenchido e assinado, disponível na Coordenação do Curso e na página proeg.ufam.edu.br/formularios, o qual o aluno deverá apresentar com os seguintes documentos anexados:

 I) Para aproveitamento de estudo de disciplina(s) de curso(s) da própria UFAM:

 a) Históricos escolares dos cursos anterior e atual, atualizados e autenticados (original e cópia);

 b) Programa da disciplina do curso de origem, autenticado pelo Departamento;

 II) Para aproveitamento de disciplinas de outras Instituições de Ensino Superior (IES), o aluno deve apresentar os seguintes documentos:

 a) Histórico Escolar atualizado e autenticado pela IES de origem onde realizou o(s) estudo(s), contendo nome(s) da(s) disciplina(s), carga horária e nota (0 (zero) a 10(dez) )ou conceito obtido nessa(s) disciplina(s), bem como o ato de autorização ou de reconhecimento do(s) curso(s) e legenda quando se tratar de avaliação por conceito. (original e cópia);

 b) Histórico Escolar atualizado do curso da UFAM (original e cópia);

 c) Programa da disciplina do curso de origem autenticado contendo registro de carga horária igual ao registrado no histórico escolar;

 d) Documento oficial que comprove não possuir o aluno vínculo com a outra Instituição de Ensino de origem. Esta informação pode vir contida no próprio Histórico Escolar.

 

Aproveitamento de Estudos – Disciplinas Optativas

 O que é?

 As optativas são disciplinas que constam da grade curricular do curso, juntamente com as obrigatórias, e têm por finalidade complementar e enriquecer a formação do aluno.

 Base legal:

 Resolução nº 021/2007, CONSEPE.

 Procedimentos:

 O aluno, de posse dos mesmos documentos citados anteriormente para Aproveitamento de Estudo de disciplinas obrigatórias, encaminhará sua solicitação à Coordenação de Curso, que instruirá o processo e adotará a decisão, baseado na especificidade do curso e na adequação da disciplina.

 Para subsidiar o exame de Qualidade, o Coordenador do Curso poderá solicitar parecer técnico ao Departamento Acadêmico.

 Quando?

 No prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da UFAM.

 Documentos necessários:

 Os mesmos exigidos para o AE – Disciplinas Obrigatórias.

 

Aproveitamento de Estudos – Atividades Institucionais

 O que é?

 Atividades Institucionais são atividades acadêmicas que compõem o conjunto de ações previstas em programas e projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Amazonas.

 São consideradas atividades institucionais: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Educação Tutorial (PET), MONITORIA, Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa, e Estágio não obrigatório, vinculados ao Ensino de Graduação e à matriz curricular do curso em que o aluno se encontra matriculado.

 Atenção! O máximo a ser aproveitado em Atividades Institucionais será de 50% (cinquenta por cento) da carga horária mínima definida no Projeto Pedagógico como optativa para o curso. Ou seja: se seu curso possui na grade curricular um total de 8 (oito) créditos optativos, você poderá aproveitar até 4 (quatro) créditos através das atividades institucionais.

 Base legal:

 Resolução nº 021/2007, CONSEPE.

 Procedimentos:

 O aluno, de posse dos documentos necessários citados a seguir, encaminhará sua solicitação à Coordenação de Curso, que instruirá o processo e adotará a decisão, baseada na análise da adequação da disciplina, sem a necessidade de parecer técnico do Departamento.

 Para subsidiar o exame de Qualidade, o Coordenador do Curso poderá solicitar parecer técnico ao Departamento Acadêmico.

 Quando?

 No prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da UFAM.

 Documentos necessários:

 Formulário próprio, obtido na Coordenação do Curso ou pelo sítio

 proeg.ufam.edu.br/formularios, que o aluno deverá apresentar devidamente preenchido e assinado, com os seguintes documentos anexados:

 I) Original e cópia da Declaração ou Certificado da atividade desenvolvida, devidamente autenticada pela Coordenação de Curso;

 II) No caso de estágio não obrigatório, o aluno deve apresentar também Declaração ou Certificado da atividade, assim como Termo de Compromisso ou comprovante que deu origem ao processo de estágio.

 A Coordenação de Curso instruirá o processo e adotará a decisão, baseada na especificidade de seu curso, na adequação da disciplina e no Projeto Pedagógico do Curso.

 Atenção! Cursos, Congressos, Seminários e Eventos não são consideradas Atividades Institucionais para fins de Aproveitamento de Estudos. Tais atividades podem ser aproveitadas como carga horária de Atividades Curriculares Complementares (ACC´s) conforme Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de cada curso.

 

ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ACC´s)

 O que são?

 As Atividades Curriculares Complementares (ACC´s) fazem parte da carga horária obrigatória de vários cursos de graduação da UFAM, determinadas pelas Diretrizes Curriculares e normatizadas pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Resolução nº 018/2007 – CEG/CONSEPE, que as definem como aquelas relacionadas com o ensino, a pesquisa e a extensão, validadas pela Coordenação de Curso.

 Base legal:

 Resolução nº 018/2007, da Câmara de Ensino de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEG/CONSEPE).

 Projeto Pedagógico do Curso.

 Procedimentos:

 Os alunos devem requerer o aproveitamento das ACC´s junto à Coordenação de Curso, apresentando documento comprobatório da realização dessas atividades.

 Quando?

 No prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da UFAM.

 Documentos necessários: A documentação comprobatória da realização das Atividades Complementares, que deverão ser avaliadas pela Comissão constituída por até 04 (quatro) professores do Curso, nomeados pelo Colegiado do respectivo curso (art. 2º do Regulamento Anexo constante da Resolução nº 018/2007 – CEG/CONSEPE).

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

 O que é?

 É o instrumento utilizado pela UFAM onde estão previstas as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, com as respectivas datas de realizações. Havendo um Calendário Acadêmico específico para os campi do interior e outro para a sede.

 Base legal:

 Resolução aprovada anualmente pelo CONSEPE e disponível na página

 proeg.ufam.edu.br/calendario-academico

 

 CONTAGEM DE CRÉDITOS

 O que é?

 É o processo de análise da vida acadêmica do aluno com vistas a verificar se ele está apto a colar grau. Com isso, são observados os seguintes aspectos:

 I) No histórico escolar:

 a) Disciplinas, créditos e carga horária vencida e a vencer;

 b) Erros de registros de notas ou aproveitamento de estudos;

 c) Equívocos de habilitações e/ou currículos;

 d) Problemas de registros de equivalências.

 II) Em relatórios:

 Realização do ENADE.

 Atenção! A solicitação da contagem de créditos é obrigatória e necessária para a verificação dos alunos aptos à colação de grau.

 Procedimentos:

 A contagem de créditos poderá ser realizada:

 a) AUTOMATICAMENTE

 A PROEG deverá enviar ao Coordenador do Curso as listas dos possíveis formandos do período os quais terão suas contagens de créditos efetivadas automaticamente;

 b) MEDIANTE SOLICITAÇÃO DO ALUNO

 Caso o nome do aluno não conste da lista dos possíveis concluintes, ele, em se julgando apto a colar grau, deverá requerer a colação de grau junto à Coordenação do Curso através do preenchimento do Formulário – Expedição de Diploma/Contagem de Créditos disponível na página proeg.ufam.edu.br/formularios.

 Quando?

 No prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da UFAM.

 Documentos necessários:

 Formulário próprio devidamente preenchido e assinado e o Histórico Escolar atualizado em anexo.

 

CURSOS DE FÉRIAS (PERÍODOS ESPECIAIS)

 O que é?

 É o processo de oferta de disciplinas (obrigatória ou optativa) em períodos especiais que compreendem o intervalo entre 02 (dois) semestres letivos regulares, desde que o número de horas-aulas expositivas e práticas não ultrapassem 24 (vinte e quatro) horas por semana e 04 (quatro) horas diárias.

 Base legal:

 Resolução nº 069/2010 – CEG/CONSEPE.

 Regimento Geral da UFAM (art. 80, §§ 2º e 3º).

 Procedimentos:

 Os Departamentos e as Coordenações Acadêmicas com base em solicitação feita pela Coordenação do Curso decidirão sobre a possibilidade de ofertar o ensino de qualquer disciplina em período especial.

 A aprovação do Curso de Férias e os procedimentos a serem adotados para a sua realização deverão respeitar os limites fixados na Resolução que o regulamenta.

 O aluno poderá:

 Cursar, no máximo, 02 (duas) disciplinas em período especial de forma consecutiva, respeitados os pré-requisitos. Estas não poderão ter mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária cursada concomitantemente e não poderá haver dependência de pré-requisitos entre elas.

 O aluno não poderá:

 Trancar ou cancelar a sua matrícula em disciplinas do Curso de Férias.

 A matrícula será realizada pelo Coordenador de Curso por meio do Sistema Acadêmico vigente. Não haverá ajuste de matrícula.

 Atenção! Não poderão ser oferecidas nos períodos especiais as disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, Estágio e disciplinas que requeiram prática de campo.

 Quando?

 No prazo estabelecido no Calendário Acadêmico da UFAM.

 

PLANO DE ENSINO (atenção)

 O que é?

 O docente, ao ministrar uma disciplina, apresenta o planejamento desta onde deverá constar, no mínimo, objetivos, ementa, avaliações, referências bibliográficas, o qual é denominado Plano de Ensino.

 O Plano de Ensino deve ser obrigatoriamente apresentado no primeiro dia de aula pelo docente.

 Base legal:

 Resolução nº 21/1985 – CONSEPE.

 Como proceder?

 Cada aluno deve providenciar uma cópia do Plano de Ensino para acompanhamento das atividades da disciplina e para fins de transferência ou aproveitamento de disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior.

 Os Planos de Ensino, depois de aprovados, ficam arquivados nos Departamentos/Coordenação Acadêmica para fins de consulta, reprodução e auditoria.

 Quando?

 A consulta ao Plano de Ensino poderá ser realizada a qualquer tempo.

 Documentos necessários:

 Para requerer o Plano de Ensino é necessário que o aluno apresente o Histórico Escolar e R.G.

 

PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL E INTERCAMPI DE MOBILIDADE ESTUDANTIL (PRIIMES)

 O que é?

 O Programa Interinstitucional e Intercampi de Mobilidade Estudantil (PRIIMES) tem por objetivo operacionalizar a mobilidade de estudantes de graduação da UFAM e de outras Instituições de Ensino Superior - IES (exceto Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras - IFES, que possuem resolução própria) e a mobilidade de estudantes de graduação da UFAM entre seus campi.

 O PRIIMES visa beneficiar três categorias de alunos:

 a) Aluno Visitante Interinstitucional (AVI) – é aquele matriculado em IES pública, considerada para este fim como Instituição de Origem ou Remetente, que pretende realizar mobilidade com esta Universidade;

 b) Aluno UFAM Interinstitucional (AUFI) – é aquele que tem vínculo institucional com a UFAM, que está regularmente matriculado, e que pretende realizar mobilidade com IES pública.

 c) Aluno de Mobilidade Interna (AMI) – é aquele matriculado na UFAM que pretende realizar Mobilidade entre os campi da UFAM.

 Base legal:

 Resolução nº 064/2011 – Câmara de Ensino de Graduação (CEG).

 Procedimentos:

 Poderão candidatar-se ao PRIIMES, a categoria de alunos AVI e AUFI que:

 I – Tenha integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano letivo no seu curso de origem;

 II – Não apresente mais de 1 (uma) reprovação por período letivo;

 III – Apresente coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 5 (cinco);

 IV – Esteja regularmente matriculado no semestre da solicitação de ingresso no PRIIMES;

 V – Não tenha participado anteriormente de Mobilidade Acadêmica;

 VI – Seja maior de dezoito anos, salvo quando portar a anuência do responsável legal.

 Atenção! Para a mobilidade de alunos de cursos fora da sede para a sede a UFAM disponibilizará bolsas de mobilidade.

 Quando?

 Por Edital específico.

 Documentos necessários:

 Para Aluno Visitante Interinstitucional (AVI):

 Carta de Apresentação, expedida pelo Setor Competente da IES de Origem;

 Plano de Mobilidade, previamente aprovado pelo coordenador do curso da IES de Origem;

 Histórico Escolar comprovando matrícula em disciplina no semestre de solicitação do PRIIMES;

 Cópia autenticada do RG e CPF.

 Para Aluno UFAM Interinstitucional (AUFI) e para o Aluno de Mobilidade Interna (AMI):

 Requerimento endereçado à Coordenação do próprio Curso, com cópia para o DPA/PROEG, indicando as disciplinas a serem cursadas na Instituição ou Unidade Acadêmica Receptora;

 Ementas e Conteúdos Programáticos das disciplinas pretendidas;

 Comprovante de Matrícula do semestre correspondente à solicitação de ingresso no PRIIMES;

 Histórico Escolar comprovando matrícula em disciplina no semestre de solicitação do PRIIMES;

 Cópia autenticada do RG e CPF;

 Termo de compromisso instituído pelo DPA.

 

 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC)

 O que é?

 O PPC norteia cada curso de graduação, estabelecendo seus referenciais teóricos/metodológicos, metas, objetivos e estratégias. As Diretrizes Curriculares de cada curso regulamentam e norteiam os PPC.

 Os projetos pedagógicos dos cursos da UFAM são elaborados pelo Colegiado de cada curso, revisados pelo Departamento de Apoio ao Ensino (DAE/PROEG) e aprovados pela Câmara de Ensino de Graduação (CEG). O PPC deve estar disponível para consulta na Coordenação do seu curso.

Objetivo e Projeto de Curso

 Base legal:

 As Diretrizes Curriculares Nacionais.

 

 PROVA DE SEGUNDA CHAMADA (atenção)

 O que é?

 É a possibilidade concedida ao aluno que não compareceu a quaisquer dos exercícios escolares ou ao exame final nas datas fixadas pelos professores, de solicitar a realização de prova em data posterior.

 Atenção! Os trabalhos práticos e os trabalhos de campo não estão sujeitos à avaliação de segunda chamada.

 Base legal:

 Resolução nº 048/2009 – CONSEPE.

 Procedimento:

 O aluno, ou o seu representante legal, deverá encaminhar à coordenação do curso, o requerimento acompanhado de documento comprobatório do justo motivo para o não comparecimento ao exercício escolar ou ao exame final.

 São considerados justos motivos de acordo com a Resolução nº 048/2009 – CONSEPE:

 I – doença de caráter infecto-contagiosa, traumatismos, distúrbios agudos e outras condições de saúde, comprovados mediante apresentação de atestado fornecido por profissional de saúde, regularmente habilitado na forma da lei;

 II - participação em manobras ou exercícios militares comprovados por documento da respectiva unidade militar;

 III – convocação, coincidente em horário, para depoimento judicial ou policial;

 participação em júri, devidamente comprovadas por declaração da autoridade competente e;

 IV – luto, por parentes em linha reta (pais, avós, filhos e netos) colaterais até o 2º grau (irmãos e tios), cônjuge ou companheiro, comprovado pela apresentação de atestado de óbito.

 Quando?

 No prazo de 03 (três) dias úteis contados da realização de cada avaliação.

 Documentos necessários:

 Requerimento devidamente preenchido, assinado e fundamentado.

 

]]>
ICB-CCCN Thu, 10 Apr 2014 16:37:52 +0000
Clube de Ciências http://icbcccn.ufam.edu.br/clube-de-ciencias http://icbcccn.ufam.edu.br/clube-de-ciencias

Em construção.

]]>
ICB-CCCN Thu, 10 Apr 2014 16:06:10 +0000