Caracterização do Curso

A formação do professor de ciências voltado para o ensino básico tem como objetivo educar para cidadania, melhorar a compreensão da ciência e do conhecimento científico dentro da sociedade e inserir uma visão multidisciplinar no ensino de Ciências. No Parecer Nº 9, de 2001, p.27 (CNE/CP-MEC) é recomendado a formação diferenciada para áreas do Ensino Fundamental, como Ciências Naturais, “que pressupõe uma abordagem equilibrada e articulada de diferentes disciplinas (Biologia, Física, Química, Astronomia, Geologia, etc...)”. 

O Curso de Ciências Naturais – Licenciatura propicia uma formação generalista, fundamentada numa concepção histórico-social de ser humano e assegurando ainda a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Sendo responsável pela formação de professores, este curso deve investir na formação de uma visão crítica dos processos sociais. Deve ainda promover a formação ética, científica e técnica adequada à atuação nas diferentes áreas onde o profissional de Ciências Naturais possa contribuir. Este profissional poderá intervir propondo ações preventivas e/ou cooperando para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade do ensino público e privado.

 

Campos de Atuação Profissional

O profissional titulado como Licenciado em Ciências Naturais poderá exercer a docência no Ensino Fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EAD), gerir cursos nas áreas das Ciências, ser pesquisador ou técnico de nível superior junto a entidades públicas e privadas de planejamento e desenvolvimento socioambiental. Seus locais de trabalho serão instituições de ensino, secretarias de planejamento e agências de desenvolvimento social e instituições privadas.

 

Regulamento e Registro da Profissão

Atualmente, o profissional licenciado, no que diz respeito à legislação específica, ainda não tem sua profissão regulamentada. No entanto, a sua regulamentação e registro da profissão estão sendo pleiteadas junto aos Conselhos Regionais e Federais pelas diversas instituições onde os cursos dessa área já foram implantados.

 

Perfil do Profissional a ser Formado

O profissional formado em Ciências Naturais será apto a ministrar disciplinas relacionadas às áreas de Ciências no Ensino Fundamental, na ausência do professor do Ensino Médio poderá possivelmente assumir, intervir no contexto escolar e propor soluções às problemáticas encontradas na escola e no ensino de Ciências. Neste entendimento, o eixo condutor é o desenvolvimento de competências docentes centradas no paradigma aluno-sujeito (aprendizagens significativas).

Profissional de educação não formal, como em Educação Ambiental.

Desenvolver pesquisa científica nas áreas das Ciências, em especial em Biologia-Física-Química e derivadas ou interdisciplinares as mesmas.

 

Competências Gerais / Habilidades/ Atitudes / Valores

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de formação docente, propõe-se que o profissional oriundo do Curso de Ciências Naturais tenha notório saber quanto aos fundamentos gerais da educação, a indissociabilidade teoria-prática no ensino das Ciências Naturais, o trabalho docente centrado na arte do ensinar e aprender, a criação e implementação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras adequadas às Ciências Naturais.

A aquisição destes saberes irá se traduzir em competência profissional quanto à capacidade para analisar criticamente os conteúdos específicos que integram as diferentes ciências do currículo da Educação Fundamental. 

Por outro prisma, a formação do licenciado em Ciências Naturais permitirá que o profissional desenvolva atitudes como trabalhar o processo de ludicidade criativa e iniciação científica em aula unindo teoria e prática. Deve facilitar o processo de aprendizagem coletiva, através do diálogo, da troca de idéias e do trabalho investigatório, prático, experimental ou colaborativo no âmbito do Ensino Fundamental.

Nesse entendimento, consideram-se como elementos essenciais da formação do professor de Ciências Naturais: 

  • o domínio dos conteúdos básicos das ciências, atitudes e habilidades intelectuais necessárias à compreensão das Ciências da Natureza;
  • ação interdisciplinar entre conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento humano;
  • integração entre atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Planejamento;
  • domínio de habilidades básicas necessárias ao planejamento de ações relacionadas à educação e desenvolvimento social sustentável e,
  • a atuação Pedagógica adequada à modernização do ensinar e aprender ciências.