Matriz Curricular
PER |
SIGLA |
DISCIPLINA |
PR |
CR |
C.H. |
1º |
IBM622 |
- |
3.2.1 |
60 |
|
IBB043 |
- |
2.2.0 |
30 |
||
IHP184 |
LÍNGUA PORTUGUESA (Optativa) |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IEM722 |
- |
4.4.0 |
60 |
||
IBB046 |
- |
2.2.0 |
30 |
||
IEF040 |
- |
4.4.0 |
60 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
300 |
|
|
|
|
|
|
2º |
IBB057 |
- |
4.4.0 |
60 |
|
IEM110 |
IEM722 |
4.4.0 |
60 |
||
IBB055 |
- |
3.2.1 |
60 |
||
FEF012 |
- |
4.4.0 |
60 |
||
IEQ024 |
- |
5.4.1 |
90 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
330 |
|
|
|
|
|
|
3º |
IEF101 |
IEM722 |
5.4.1 |
90 |
|
IBM034 |
- |
3.2.1 |
60 |
||
FEF022 |
FEF012 |
4.4.0 |
60 |
||
IEQ151 |
QUÍMICA ORGÂNICA |
IEQ024 |
3.2.1 |
60 |
|
IBB059 |
IBB055 |
3.2.1 |
60 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
330 |
|
|
|
|
|
|
4º |
IBF040 |
IEQ151 |
3.2.1 |
60 |
|
IEF102 |
IEF101 |
5.4.1 |
90 |
||
IBM600 |
IBM622 |
3.2.1 |
60 |
||
IBB060 |
IBB059 |
3.2.1 |
60 |
||
IBB065 |
IBM622 |
3.2.1 |
60 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
330 |
|
|
|
|
|
|
5º |
IEE006 |
--- |
4.4.0 |
60 |
|
IBB056 |
IBM622 |
3.2.1 |
60 |
||
FET168 |
FEF022 |
4.4.0 |
60 |
||
IBB017 |
IBB622 |
3.2.1 |
60 |
||
IBF600 |
IBM034 IBM622 |
3.2.1 |
60 |
||
IEQ610 |
IEQ151 |
3.2.1 |
60 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
360 |
|
|
|
|
|
|
6º |
IBP009 |
IBM622 |
3.2.1 |
60 |
|
IBB320 |
|
3.2.1 |
60 |
||
IEG060 |
------- |
3.2.1 |
60 |
||
IBB410 |
IBB060 FET168 |
4.2.2 |
90 |
||
IEF610 |
IEF102 |
3.2.1 |
60 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
330 |
7º
|
FET153 |
---------- |
4.4.0 |
60 |
|
IBB319 |
IBB320 |
4.2.2 |
90 |
||
IBB272 |
IBB410 |
4.2.2 |
90 |
||
IBB045 |
-------- |
4.4.0 |
60 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
300
|
8º
|
IBB287 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO de Ensino II |
IBB272 |
8.5.3 |
165 |
IHP123 |
|
4.4.0 |
60 |
||
IEC111 |
|
3.2.1 |
60 |
||
|
|
SUBTOTAL |
|
|
285 |
|
|
|
|
|
|
9º |
IBB300 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO de Ensino III |
IBB287 |
5.0.5 |
150 |
|
|
SUBTOTAL |
|
|
150 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividades ACCs - Acadêmico Científico-Culturais |
|
|
200 |
|
|
|
|
|
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|
|
TOTAL 2.915 |
|
|
|
EMENTÁRIO COMPLETO - Ementas, Objetivos e Referências (2)
Caracterização do Curso
A formação do professor de ciências voltado para o ensino básico tem como objetivo educar para cidadania, melhorar a compreensão da ciência e do conhecimento científico dentro da sociedade e inserir uma visão multidisciplinar no ensino de Ciências. No Parecer Nº 9, de 2001, p.27 (CNE/CP-MEC) é recomendado a formação diferenciada para áreas do Ensino Fundamental, como Ciências Naturais, “que pressupõe uma abordagem equilibrada e articulada de diferentes disciplinas (Biologia, Física, Química, Astronomia, Geologia, etc...)”.
O Curso de Ciências Naturais – Licenciatura propicia uma formação generalista, fundamentada numa concepção histórico-social de ser humano e assegurando ainda a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Sendo responsável pela formação de professores, este curso deve investir na formação de uma visão crítica dos processos sociais. Deve ainda promover a formação ética, científica e técnica adequada à atuação nas diferentes áreas onde o profissional de Ciências Naturais possa contribuir. Este profissional poderá intervir propondo ações preventivas e/ou cooperando para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade do ensino público e privado.
Campos de Atuação Profissional
O profissional titulado como Licenciado em Ciências Naturais poderá exercer a docência no Ensino Fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EAD), gerir cursos nas áreas das Ciências, ser pesquisador ou técnico de nível superior junto a entidades públicas e privadas de planejamento e desenvolvimento socioambiental. Seus locais de trabalho serão instituições de ensino, secretarias de planejamento e agências de desenvolvimento social e instituições privadas.
Regulamento e Registro da Profissão
Atualmente, o profissional licenciado, no que diz respeito à legislação específica, ainda não tem sua profissão regulamentada. No entanto, a sua regulamentação e registro da profissão estão sendo pleiteadas junto aos Conselhos Regionais e Federais pelas diversas instituições onde os cursos dessa área já foram implantados.
Perfil do Profissional a ser Formado
O profissional formado em Ciências Naturais será apto a ministrar disciplinas relacionadas às áreas de Ciências no Ensino Fundamental, na ausência do professor do Ensino Médio poderá possivelmente assumir, intervir no contexto escolar e propor soluções às problemáticas encontradas na escola e no ensino de Ciências. Neste entendimento, o eixo condutor é o desenvolvimento de competências docentes centradas no paradigma aluno-sujeito (aprendizagens significativas).
Profissional de educação não formal, como em Educação Ambiental.
Desenvolver pesquisa científica nas áreas das Ciências, em especial em Biologia-Física-Química e derivadas ou interdisciplinares as mesmas.
Competências Gerais / Habilidades/ Atitudes / Valores
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de formação docente, propõe-se que o profissional oriundo do Curso de Ciências Naturais tenha notório saber quanto aos fundamentos gerais da educação, a indissociabilidade teoria-prática no ensino das Ciências Naturais, o trabalho docente centrado na arte do ensinar e aprender, a criação e implementação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras adequadas às Ciências Naturais.
A aquisição destes saberes irá se traduzir em competência profissional quanto à capacidade para analisar criticamente os conteúdos específicos que integram as diferentes ciências do currículo da Educação Fundamental.
Por outro prisma, a formação do licenciado em Ciências Naturais permitirá que o profissional desenvolva atitudes como trabalhar o processo de ludicidade criativa e iniciação científica em aula unindo teoria e prática. Deve facilitar o processo de aprendizagem coletiva, através do diálogo, da troca de idéias e do trabalho investigatório, prático, experimental ou colaborativo no âmbito do Ensino Fundamental.
Nesse entendimento, consideram-se como elementos essenciais da formação do professor de Ciências Naturais:
- o domínio dos conteúdos básicos das ciências, atitudes e habilidades intelectuais necessárias à compreensão das Ciências da Natureza;
- ação interdisciplinar entre conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento humano;
- integração entre atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Planejamento;
- domínio de habilidades básicas necessárias ao planejamento de ações relacionadas à educação e desenvolvimento social sustentável e,
- a atuação Pedagógica adequada à modernização do ensinar e aprender ciências.
Formulários
Formulários disponíveis são da Proeg.
Podem ser impressos e entregue direto na Pro-Reitoria de Ensino de Graduação.
Objetivo e Projeto de Curso
Objetivos do curso
Geral
Oportunizar a formação docente de nível superior em Ciências Naturais, especificamente, para profissionais da Educação Fundamental.
Específicos
Formar profissionais com habilitação em Licenciatura em Ciências Naturais, para exercerem com a devida competência, a docência e pesquisa do ensino das Ciências, assim como o planejamento educacional , em face de realidade local e suas múltiplas relações econômicas, políticas, sociais e culturais.
Possibilitar a regulamentação funcional dos não graduados que atuam n o ensino de Ciências.
Integrar a infra estrutura acadêmico tecnológica (biblioteca, labor atórios e outros) às ações de ensino, pesquisa e extensão
Viabilizar o acesso ao conhecimento historicamente acumulado, assim como a produção de conhecimentos a partir dos recursos que as modernas tecnologias possibilitam.
Reconhecimento
O Curso foi reconhecido através do Decreto No 77.138/76, da Presidência da República, que concedeu reconhecimento aos cursos de Ciências, Matemática, Física, Química, Biblioteconomia e Letras da Universidade do Amazonas.
De acordo com a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no seu Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.
No ano de 2000, o Curso de Licenciatura Plena em Ciências foi avaliado pela Comissão de Avaliação das Condições de oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sendo conceituado entre Muito Bom e Bom.
No intuito de atender às exigências da Resolução CNE/CP, de 19 de fevereiro de 2002, constituída pela Portaria Nº 033/2002, do Gabinete do Diretor do Instituto de Ciências Biológicas, uma Comissão para revisar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências – Licenciatura.
O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais.
Apresentação do Curso
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UFAM
O Curso de Ciências foi criado junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Amazonas, pela Resolução No 30/66, de 14 de novembro de 1966, do Conselho Universitário, considerando a falta de professores de Ciências, Física e Biologia, para atender aos estabelecimentos de ensino básico do Estado.
O currículo pleno de Ciências – Licenciatura de 1º Grau foi fixado pela Resolução No 08/74, de 14 de janeiro de 1974, do Conselho Universitário. O Decreto No 77.138/76, da Presidência da República, concede reconhecimento aos cursos de Ciências, Matemática, Física, Química, Biblioteconomia e Letras da Universidade do Amazonas.
Considerando a obrigatoriedade de implantação, a partir de 1978, da Resolução No 30/74 do Conselho Federal de Educação – CFE, o Conselho Universitário da Universidade do Amazonas, através da Resolução No 025/77, em 11 de julho de 1977, criou o Curso de Ciências, com habilitações em Biologia, Física, Matemática e Química.
Considerando a suspensão da obrigatoriedade de implantação dos Cursos de Ciências, por habilitações, pelo CFE, a Universidade do Amazonas por meio da Resolução No 35/79, do Conselho Universitário, em 14 de novembro de 1979, suspendeu a vigência da Resolução No 025/77.
Os cursos de licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química foram desmembrados e a Resolução No 040/79, do Conselho Universitário, que voltou a fixar o currículo pleno de Ciências – Licenciatura de 1º Grau atualizou a Resolução No 08/74, de 14 de janeiro de 1974.
A partir de fevereiro de 1981 o Curso de Ciências – Licenciatura de 1o Grau, que anteriormente pertencia ao Instituto de Ciências Exatas, ficou vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas por força da Portaria No 129/81, do Gabinete do Reitor.
Ao longo de sua existência o currículo do Curso foi reformulado em busca de adequações à legislação e melhoria da formação dos profissionais para o ensino.
A Resolução No 025/98, de 13 de outubro de 1998, do Conselho de Ensino e Pesquisa, fixou o currículo pleno do Curso de Ciências, considerando a Lei No 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional – LDB. A Resolução No 38/99, do Conselho de Ensino e Pesquisa, de 20 de maio de 1999, reformulou o Currículo Pleno do Curso de Licenciatura Plena em Ciências, fixado pela Resolução No 025/98, corrigindo lacunas da elaboração e tramitação anterior, adaptando o oferecimento de disciplinas e suas respectivas ementas para o atendimento a nova LDB, baseando-se nos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para o Ensino Fundamental e Médio.
A Resolução No 42/99, de 17 de agosto de 1999, do Conselho de Ensino e Pesquisa, aprovou a plenificação do Curso de Licenciatura em Ciências que foi homologada pela Resolução No 013/99, de 16 de dezembro de 1999, do Conselho Universitário.
O Curso de Licenciatura Plena em Ciências foi avaliado pela Comissão de Avaliação das Condições de oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2000.
Apesar dos resultados da avaliação terem oscilado entre Conceito Muito Bom e Conceito Bom, estudos realizados pela Comissão constituída pela Portaria Nº 033/2002, do Gabinete do Diretor do Instituto de Ciências Biológicas, para revisar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências – Licenciatura, convergiram para a adequação da Matriz Curricular às exigências da Resolução CNE/CP, de 19 de fevereiro de 2002.
Este curso, portanto, está baseado no Currículo Pleno reformulado pela Resolução Nº 38/99, do Conselho de Ensino e Pesquisa e procura descrever, minuciosamente, o funcionamento do Curso de Ciências – Licenciatura Plena da Universidade Federal do Amazonas.
Atualmente, o referido curso está sob a responsabilidade do Instituto de Ciências Biológicas, que funciona em prédio próprio, na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Setor Sul, Coroado, Manaus/AM, onde são ministradas as aulas teóricas e práticas, contando com um corpo docente formado por professores efetivos e não efetivos responsáveis pelas disciplinas obrigatórias e optativas, constituído de doutores, mestres e especialistas.
A ausência de profissionais com competência para atuar no Ensino de Ciências para a região amazônica vem sendo preenchida de forma deficiente, frente à demanda e capacidade de atendimento pela instituição. Desta forma a criação de um Departamento de Ensino de Ciências Naturais, convergindo os docentes que hoje desenvolvem ensino, pesquisa e extensão, nas diferentes unidades acadêmicas, promoveria um espaço importante para a formação de recursos humanos ao nível de graduação e pós-graduação, como a constituição e formalização de grupos de pesquisa para o preenchimento desta grande lacuna na região. A carência de profissionais na área de Ensino de Ciências Naturais com formação em nível de Pós-graduação para desenvolver ensino, pesquisa e extensão, nos diferentes departamentos e unidades acadêmicas dificulta o avanço de programas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão nesta área de conhecimento.
No período de 14 a 16 de outubro de 2009, foi realizada a Avaliação do Curso de Ciências Naturais, com o Tema: “O ensino de Ciências e suas Interfaces no Estado do Amazonas” o qual teve como objetivos avaliar o curso para atender a estas reformas e garantir a qualidade no processo de formação de professores.
Apesar de o curso ter sido avaliado pelo MEC em 2000 e o seu projeto pedagógico reformulado em 2003, algumas mudanças serão necessárias para adequação à legislação vigente. No final deste evento foi elaborado um relatório com propostas dos discentes e dos docentes para a reformulação do curso de Ciências Naturais.
A proposta da reformulação curricular tem como principais metas a inclusão de novas disciplinas, a adequação da carga horária às exigências legais e a concentração das disciplinas em um único turno (vespertino) e o início do curso noturno em Ciências Naturais.
As dimensões dos componentes comuns estão desta forma distribuídos em 7 (sete) Blocos, sendo:
Bloco I – Conhecimentos Disciplinares: Física (270 horas); Química (180 horas), Geologia (60 horas) e Biologia (600 horas), totalizando 1.110 horas.
Bloco II – Conhecimentos Básicos: Matemática (120 horas), Estatística (60 horas), Língua Portuguesa (60 horas), Informática (60 horas), Metodologia da Pesquisa (30 horas) totalizando 330 horas.
Bloco III – Conhecimentos Pedagógicos Gerais: Psicologia da Educação (120 horas), Currículos e Programas da Educação Básica (60 horas), História e Filosofia da Ciência (60 horas), Língua Brasileira de Sinais (60 horas), totalizando 300 horas.
Bloco IV – Conhecimentos Pedagógicos Específicos: Ensino de Ciências e Sociedade (30 horas), Educação Ambiental (60 horas), totalizando 90 horas.
Bloco V – Prática como Componente Curricular: Prática de Ensino de Ciências (180 horas), Instrumentação para o Ensino de Ciências (90 horas), Educação Ambiental (90 horas), Tópicos de Química (30 horas) e Tópicos de Física (30 horas), totalizando 420 horas.
Bloco VI – Estágios Curricular Supervisionado – Estágio Supervisionado (405 horas).
Bloco VII – Atividades Complementares: Atividades Acadêmico Científico- Culturais (200 horas).