Matriz Curricular

PER

SIGLA

DISCIPLINA

PR

CR

C.H.

IBM622

BIOLOGIA CELULAR

-

3.2.1

60

IBB043

ENSINO DE CIÊNCIAS E SOCIEDADE

-

2.2.0

30

IHP184

LÍNGUA PORTUGUESA (Optativa)

-

4.4.0

60

IEM722

MATEMÁTICA BÁSICA

-

4.4.0

60

IBB046

METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL

-

2.2.0

30

IEF040

UNIVERSO

-

4.4.0

60

 

 

SUBTOTAL

 

 

300

 

 

 

 

 

 

IBB057

ECOLOGIA

-

4.4.0

60

IEM110

MATEMÁTICA ELEMENTAR

IEM722

4.4.0

60

IBB055

PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I

-

3.2.1

60

FEF012

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

-

4.4.0

60

IEQ024

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

-

5.4.1

90

 

 

SUBTOTAL

 

 

330

 

 

 

 

 

 

IEF101

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL A

IEM722

5.4.1

90

IBM034

FUNDAMENTOS DE ANATOMIA

-

3.2.1

60

FEF022

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

FEF012

4.4.0

60

IEQ151

QUÍMICA ORGÂNICA

IEQ024

3.2.1

60

IBB059

PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS II

IBB055

3.2.1

60

 

 

SUBTOTAL

 

 

330

 

 

 

 

 

 

IBF040

BIOQUÍMICA FUNDAMENTAL

IEQ151

3.2.1

60

IEF102

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL B

IEF101

5.4.1

90

IBM600

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA BÁSICA

IBM622

3.2.1

60

IBB060

PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS III

IBB059

3.2.1

60

IBB065

ZOOLOGIA GERAL

IBM622

3.2.1

60

 

 

SUBTOTAL

 

 

330

 

 

 

 

 

 

IEE006

BIOESTATÍSTICA

---

4.4.0

60

IBB056

BOTÂNICA

IBM622

3.2.1

60

FET168

DIDÁTICA

FEF022

4.4.0

60

IBB017

GENÉTICA E EVOLUÇÃO

IBB622

3.2.1

60

IBF600

FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

IBM034

IBM622

3.2.1

60

IEQ610

TÓPICO DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

IEQ151

3.2.1

60

 

 

SUBTOTAL

 

 

360

 

 

 

 

 

 

IBP009

BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS

IBM622

3.2.1

60

IBB320

EDUCAÇÃO AMBIENTAL I

 

3.2.1

60

IEG060

GEOLOGIA GERAL

-------

3.2.1

60

IBB410

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

IBB060 FET168

4.2.2

90

IEF610

TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

IEF102

3.2.1

60

 

 

SUBTOTAL

 

 

330

FET153

CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

----------

4.4.0

60

IBB319

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

IBB320

4.2.2

90

IBB272

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

IBB410

4.2.2

90

IBB045

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

--------

4.4.0

60

 

 

SUBTOTAL

 

 

300

 

 

IBB287

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  de Ensino II

IBB272

8.5.3

165

IHP123

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS B

 

4.4.0

60

IEC111

INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

 

3.2.1

60

 

 

SUBTOTAL

 

 

285

 

 

 

 

 

 

IBB300

ESTÁGIO SUPERVISIONADO de Ensino III

IBB287

5.0.5

150

 

 

SUBTOTAL

 

 

150

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividades ACCs - Acadêmico Científico-Culturais

 

 

200

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL 2.915

 

 

 

 EMENTÁRIO COMPLETO - Ementas, Objetivos e Referências (2)

Caracterização do Curso

A formação do professor de ciências voltado para o ensino básico tem como objetivo educar para cidadania, melhorar a compreensão da ciência e do conhecimento científico dentro da sociedade e inserir uma visão multidisciplinar no ensino de Ciências. No Parecer Nº 9, de 2001, p.27 (CNE/CP-MEC) é recomendado a formação diferenciada para áreas do Ensino Fundamental, como Ciências Naturais, “que pressupõe uma abordagem equilibrada e articulada de diferentes disciplinas (Biologia, Física, Química, Astronomia, Geologia, etc...)”. 

O Curso de Ciências Naturais – Licenciatura propicia uma formação generalista, fundamentada numa concepção histórico-social de ser humano e assegurando ainda a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Sendo responsável pela formação de professores, este curso deve investir na formação de uma visão crítica dos processos sociais. Deve ainda promover a formação ética, científica e técnica adequada à atuação nas diferentes áreas onde o profissional de Ciências Naturais possa contribuir. Este profissional poderá intervir propondo ações preventivas e/ou cooperando para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade do ensino público e privado.

 

Campos de Atuação Profissional

O profissional titulado como Licenciado em Ciências Naturais poderá exercer a docência no Ensino Fundamental e no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades presencial e Ensino a Distância (EAD), gerir cursos nas áreas das Ciências, ser pesquisador ou técnico de nível superior junto a entidades públicas e privadas de planejamento e desenvolvimento socioambiental. Seus locais de trabalho serão instituições de ensino, secretarias de planejamento e agências de desenvolvimento social e instituições privadas.

 

Regulamento e Registro da Profissão

Atualmente, o profissional licenciado, no que diz respeito à legislação específica, ainda não tem sua profissão regulamentada. No entanto, a sua regulamentação e registro da profissão estão sendo pleiteadas junto aos Conselhos Regionais e Federais pelas diversas instituições onde os cursos dessa área já foram implantados.

 

Perfil do Profissional a ser Formado

O profissional formado em Ciências Naturais será apto a ministrar disciplinas relacionadas às áreas de Ciências no Ensino Fundamental, na ausência do professor do Ensino Médio poderá possivelmente assumir, intervir no contexto escolar e propor soluções às problemáticas encontradas na escola e no ensino de Ciências. Neste entendimento, o eixo condutor é o desenvolvimento de competências docentes centradas no paradigma aluno-sujeito (aprendizagens significativas).

Profissional de educação não formal, como em Educação Ambiental.

Desenvolver pesquisa científica nas áreas das Ciências, em especial em Biologia-Física-Química e derivadas ou interdisciplinares as mesmas.

 

Competências Gerais / Habilidades/ Atitudes / Valores

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de formação docente, propõe-se que o profissional oriundo do Curso de Ciências Naturais tenha notório saber quanto aos fundamentos gerais da educação, a indissociabilidade teoria-prática no ensino das Ciências Naturais, o trabalho docente centrado na arte do ensinar e aprender, a criação e implementação de estratégias didático-pedagógicas inovadoras adequadas às Ciências Naturais.

A aquisição destes saberes irá se traduzir em competência profissional quanto à capacidade para analisar criticamente os conteúdos específicos que integram as diferentes ciências do currículo da Educação Fundamental. 

Por outro prisma, a formação do licenciado em Ciências Naturais permitirá que o profissional desenvolva atitudes como trabalhar o processo de ludicidade criativa e iniciação científica em aula unindo teoria e prática. Deve facilitar o processo de aprendizagem coletiva, através do diálogo, da troca de idéias e do trabalho investigatório, prático, experimental ou colaborativo no âmbito do Ensino Fundamental.

Nesse entendimento, consideram-se como elementos essenciais da formação do professor de Ciências Naturais: 

  • o domínio dos conteúdos básicos das ciências, atitudes e habilidades intelectuais necessárias à compreensão das Ciências da Natureza;
  • ação interdisciplinar entre conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento humano;
  • integração entre atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Planejamento;
  • domínio de habilidades básicas necessárias ao planejamento de ações relacionadas à educação e desenvolvimento social sustentável e,
  • a atuação Pedagógica adequada à modernização do ensinar e aprender ciências.

Formulários

Formulários disponíveis são da Proeg.

Podem ser impressos e entregue direto na Pro-Reitoria de Ensino de Graduação.

Objetivo e Projeto de Curso

Objetivos do curso

 Geral

 Oportunizar a formação docente de nível superior em Ciências Naturais, especificamente, para profissionais da Educação Fundamental.

 Específicos

Formar profissionais com habilitação em Licenciatura em Ciências Naturais, para exercerem com a devida competência, a docência e pesquisa do ensino das Ciências, assim como o planejamento educacional , em face de realidade local e suas múltiplas relações econômicas, políticas, sociais e culturais.

Possibilitar a regulamentação funcional dos não graduados que atuam n o ensino de Ciências.

Integrar a infra estrutura acadêmico tecnológica (biblioteca, labor atórios e outros) às ações de ensino, pesquisa e extensão

Viabilizar o acesso ao conhecimento historicamente acumulado, assim como a produção de conhecimentos a partir dos recursos que as modernas tecnologias possibilitam.

 

Reconhecimento

O Curso foi reconhecido através do Decreto No 77.138/76, da Presidência da República, que concedeu reconhecimento aos cursos de Ciências, Matemática, Física, Química, Biblioteconomia e Letras da Universidade do Amazonas.

De acordo com a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no seu Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação. 

No ano de 2000, o Curso de Licenciatura Plena em Ciências foi avaliado pela Comissão de Avaliação das Condições de oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sendo conceituado entre Muito Bom e Bom. 

No intuito de atender às exigências da Resolução CNE/CP, de 19 de fevereiro de 2002, constituída pela Portaria Nº 033/2002, do Gabinete do Diretor do Instituto de Ciências Biológicas, uma Comissão para revisar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências – Licenciatura. 

 

O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais.

Anexos:
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Apresentação do Curso

 APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UFAM


 Objetivo e Projeto de Curso

O Curso de Ciências foi criado junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Amazonas, pela Resolução No 30/66, de 14 de novembro de 1966, do Conselho Universitário, considerando a falta de professores de Ciências, Física e Biologia, para atender aos estabelecimentos de ensino básico do Estado.

O currículo pleno de Ciências – Licenciatura de 1º Grau foi fixado pela Resolução No 08/74, de 14 de janeiro de 1974, do Conselho Universitário. O Decreto No 77.138/76, da Presidência da República, concede reconhecimento aos cursos de Ciências, Matemática, Física, Química, Biblioteconomia e Letras da Universidade do Amazonas.

Considerando a obrigatoriedade de implantação, a partir de 1978, da Resolução No 30/74 do Conselho Federal de Educação – CFE, o Conselho Universitário da Universidade do Amazonas, através da Resolução No 025/77, em 11 de julho de 1977, criou o Curso de Ciências, com habilitações em Biologia, Física, Matemática e Química.

Considerando a suspensão da obrigatoriedade de implantação dos Cursos de Ciências, por habilitações, pelo CFE, a Universidade do Amazonas por meio da Resolução No 35/79, do Conselho Universitário, em 14 de novembro de 1979, suspendeu a vigência da Resolução No 025/77.

Os cursos de licenciaturas em Biologia, Física, Matemática e Química foram desmembrados e a Resolução No 040/79, do Conselho Universitário, que voltou a fixar o currículo pleno de Ciências – Licenciatura de 1º Grau atualizou a Resolução No 08/74, de 14 de janeiro de 1974.

A partir de fevereiro de 1981 o Curso de Ciências – Licenciatura de 1o Grau, que anteriormente pertencia ao Instituto de Ciências Exatas, ficou vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas por força da Portaria No 129/81, do Gabinete do Reitor.

Ao longo de sua existência o currículo do Curso foi reformulado em busca de adequações à legislação e melhoria da formação dos profissionais para o ensino.

A Resolução No 025/98, de 13 de outubro de 1998, do Conselho de Ensino e Pesquisa, fixou o currículo pleno do Curso de Ciências, considerando a Lei No 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional – LDB. A Resolução No 38/99, do Conselho de Ensino e Pesquisa, de 20 de maio de 1999, reformulou o Currículo Pleno do Curso de Licenciatura Plena em Ciências, fixado pela Resolução No 025/98, corrigindo lacunas da elaboração e tramitação anterior, adaptando o oferecimento de disciplinas e suas respectivas ementas para o atendimento a nova LDB, baseando-se nos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para o Ensino Fundamental e Médio.

A Resolução No 42/99, de 17 de agosto de 1999, do Conselho de Ensino e Pesquisa, aprovou a plenificação do Curso de Licenciatura em Ciências que foi homologada pela Resolução No 013/99, de 16 de dezembro de 1999, do Conselho Universitário.

O Curso de Licenciatura Plena em Ciências foi avaliado pela Comissão de Avaliação das Condições de oferta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no período de 30 de outubro a 02 de novembro de 2000.

Apesar dos resultados da avaliação terem oscilado entre Conceito Muito Bom e Conceito Bom, estudos realizados pela Comissão constituída pela Portaria Nº 033/2002, do Gabinete do Diretor do Instituto de Ciências Biológicas, para revisar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso de Ciências – Licenciatura, convergiram para a adequação da Matriz Curricular às exigências da Resolução CNE/CP, de 19 de fevereiro de 2002.

Este curso, portanto, está baseado no Currículo Pleno reformulado pela Resolução Nº 38/99, do Conselho de Ensino e Pesquisa e procura descrever, minuciosamente, o funcionamento do Curso de Ciências – Licenciatura Plena da Universidade Federal do Amazonas.

Atualmente, o referido curso está sob a responsabilidade do Instituto de Ciências Biológicas, que funciona em prédio próprio, na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Setor Sul, Coroado, Manaus/AM, onde são ministradas as aulas teóricas e práticas, contando com um corpo docente formado por professores efetivos e não efetivos responsáveis pelas disciplinas obrigatórias e optativas, constituído de doutores, mestres e especialistas.

A ausência de profissionais com competência para atuar no Ensino de Ciências para a região amazônica vem sendo preenchida de forma deficiente, frente à demanda e capacidade de atendimento pela instituição. Desta forma a criação de um Departamento de Ensino de Ciências Naturais, convergindo os docentes que hoje desenvolvem ensino, pesquisa e extensão, nas diferentes unidades acadêmicas, promoveria um espaço importante para a formação de recursos humanos ao nível de graduação e pós-graduação, como a constituição e formalização de grupos de pesquisa para o preenchimento desta grande lacuna na região. A carência de profissionais na área de Ensino de Ciências Naturais com formação em nível de Pós-graduação para desenvolver ensino, pesquisa e extensão, nos diferentes departamentos e unidades acadêmicas dificulta o avanço de programas de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão nesta área de conhecimento.

No período de 14 a 16 de outubro de 2009, foi realizada a Avaliação do Curso de Ciências Naturais, com o Tema: “O ensino de Ciências e suas Interfaces no Estado do Amazonas” o qual teve como objetivos avaliar o curso para atender a estas reformas e garantir a qualidade no processo de formação de professores.

Apesar de o curso ter sido avaliado pelo MEC em 2000 e o seu projeto pedagógico reformulado em 2003, algumas mudanças serão necessárias para adequação à legislação vigente. No final deste evento foi elaborado um relatório com propostas dos discentes e dos docentes para a reformulação do curso de Ciências Naturais.

A proposta da reformulação curricular tem como principais metas a inclusão de novas disciplinas, a adequação da carga horária às exigências legais e a concentração das disciplinas em um único turno (vespertino) e o início do curso noturno em Ciências Naturais.

As dimensões dos componentes comuns estão desta forma distribuídos em 7 (sete) Blocos, sendo:

Bloco I – Conhecimentos Disciplinares: Física (270 horas); Química (180 horas), Geologia (60 horas) e Biologia (600 horas), totalizando 1.110 horas.

Bloco II – Conhecimentos Básicos: Matemática (120 horas), Estatística (60 horas), Língua Portuguesa (60 horas), Informática (60 horas), Metodologia da Pesquisa (30 horas) totalizando 330 horas.

Bloco III – Conhecimentos Pedagógicos Gerais: Psicologia da Educação (120 horas), Currículos e Programas da Educação Básica (60 horas), História e Filosofia da Ciência (60 horas), Língua Brasileira de Sinais (60 horas), totalizando 300 horas.

Bloco IV – Conhecimentos Pedagógicos Específicos: Ensino de Ciências e Sociedade (30 horas), Educação Ambiental (60 horas), totalizando 90 horas.

Bloco V – Prática como Componente Curricular: Prática de Ensino de Ciências (180 horas), Instrumentação para o Ensino de Ciências (90 horas), Educação Ambiental (90 horas), Tópicos de Química (30 horas) e Tópicos de Física (30 horas), totalizando 420 horas.

Bloco VI – Estágios Curricular Supervisionado – Estágio Supervisionado (405 horas).

Bloco VII – Atividades Complementares: Atividades Acadêmico Científico- Culturais (200 horas).

 

 

 

Sub-categorias