Projetos EPE no CCN

 Ensino – Pesquisa – Extensão são as três faces que compreendem uma pirâmide que é o alicerce e a tríplice missão das universidades sendo que no âmbito das universidades públicas brasileiras representa uma de suas maiores virtudes. Para atender a tal atribuição é requerido um ensino superior de excelência, fundamentalmente voltado para a formação profissional à luz da apropriação, produção do conhecimento científico e expressão de compromisso social, vinculada à formação das elites “pensantes” aptas para produção científica e tecnológica. Dentro da UFAM o compromisso de unir as faces desta pirâmide ocorre através de projetos e atividades vinculadas às suas pró-reitorias.

Buscando um ensino de qualidade a universidade dispõe de um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores que buscam excelência e inovação no ensino superior/aprendizagem e amparados pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários são incentivadas a constante capacitação, atualização profissional/pedagógica e sua produção dentro da universidade é recompensada por diversos programas de incentivo à publicação e participação em eventos. Ao discente, é incentivado à participação em programas de monitoria, educação tutorial (PET) e o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecidos pela pró-reitoria de graduação (PROEG, e à pesquisa em programas de Iniciação cientifica (PIBIC).

Ao que diz respeito da pesquisa dento da universidade, a iniciação científica é incentivada e desenvolvida desde o ensino fundamental e tem como objetivo convergir para a produção de conhecimento científico publicado em veículos especializados e/ou apresentados em eventos, feiras e exposições. Destaca-se o comprometimento das atividades relacionadas à pesquisa com o ensino de forma que o acadêmico egresso é constantemente estimulado a desenvolver uma concepção investigativa. A universidade conta com diversos grupos de pesquisa (número) possibilitando ao acadêmico discente construir os pilares de sua carreira acadêmica, tanto no desenvolvimento/aprimoramento científico/tecnológico quanto em questões voltadas para as peculiaridades regionais. Neste âmbito, destaca-se o programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBIC) e O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI), oferecidos pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação (PROPESP) sendo os alunos convidados a apresentar seus trabalhos em evento local da comunidade universitária.

A última vertente desta tríplice missão da universidade é contemplada por diversos programas oferecidos pela pró-reitoria de extensão e interiorização (PROEXTI) como o programa de ações de extensão (PACE) e o programa interinstitucional de bolsas de extensão (PIBEX), além de editais pontuais como MEC/Sesu. Estes programas buscam articular os processos educativos culturais e científicos ao ensino e pesquisa de forma a estabelecer uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

No âmbito específico, dentro do campo das ciências, destacam-se o programa de educação tutorial em biologia que permite ao discente participar de experiências não presentes na estrutura curricular convencional, o PIBID, que estimula a criação e testagem de novas estratégias de ensino para a área das ciências naturais, além de projetos de extensão específicos como

  • Casa da Física (ICE)
  • Clube de Ciências (ICB)
  • Pé-de-Pincha (FCA - PETROBRAS)
  • Programa Ciência no Cotidiano - PROCIC (ICB)
  • Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID 
  • Programa Residência Pedagógica
  • Programa de Iniciação Científica - PIBIC
  • Sauim Castanheira (ICB) 

Além disso, há o engajamento dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e extensão em diversas unidades da UFAM como o ICB, ICE, ICHL, FT, FCA e FACED.