ENSINO DE CIÊNCIAS E SOCIEDADE

IBB043

2.2.0

O professor de Ciências Naturais e a Sociedade: importância, formação e mercado de trabalho. A prática docente em Ciências Naturais. Ensino de Ciências e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O Livro didático para o Ensino de Ciências: sua adequação aos PCN e ao contexto local; Dificuldades e perspectivas no Ensino de Ciências Naturais. Estratégias didáticas para o Ensino de Ciências Naturais: análise e propostas.

- Sensibilizar os alunos em formação quanto à importância do professor de Ciências Naturais no contexto da popularização da Ciência, considerando que o mesmo está capacitado a estimular o pensamento científico nas novas gerações, tendo como base um método dinâmico e crítico que lhe é peculiar e direcionado ao objeto principal do seu oficio, o Ensino de Ciências.

- Conhecer as estratégias didáticas e analisar a contribuição para o ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências Naturais.

BASTOS, Roberto Nardi, Fernando, Renato Eugênio da Silva Diniz. Pesquisando em Ensino de Ciências- Contribuições para a Formação de Professores. 5 ed.  – São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental: MEC/ SEF, 1998, 174p.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FOUREZ, Gérard. A construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

HENING, Georg, J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª edição, Porto Alegre, Mercado Alberto, 1994

CARRIJO, Inês Luci Machado. Do professor “ideal(?) de ciências ao professor possível. Araraquara: Araraquara JM Editora, 1999.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org). Currículo de Ciências em debate. Campinas, SP: Papirus, 2004.

NARDI, Roberto. Pesquisas em Ensino de Ciências. 5ª T. São Paulo: Escritura editora, 2004.

PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise (Org.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos: EDUFSCar, 2008.

WARD, Helen; RODEN, Judith; HEWLETT, Claire; FOREMAN, Julie. Ensino de Ciências. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2010.