PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FEF 012

4.4.0

60

-

EMENTA

Conceitos do desenvolvimento humano. Fatores determinantes dos processos de desenvolvimento. Principais Teorias. O desenvolvimento da criança e do adolescente no contexto sócio-cultural (físico, cognitivo e sócio-emocional). Tarefas de desenvolvimento na infância e adolescência. Tarefas de desenvolvimento e interesses da vida adulta

OBJETIVOS

- Compreender o conceito e o objeto da Psicologia.

- Compreender os fenômenos psíquicos e os principais aspectos das escolas psicológicas.

- Analisar os métodos de psicologia e as bases fisiológicas do comportamento.

- Analisar a estruturação dos fenômenos psíquicos.

- Motivação, evolução e comportamento.

- Conceituar personalidades e identificação de fatores biológicos e sociais do desenvolvimento da personalidade.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ANDRADE, M.ª Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1994.

ASTIVERA, Armando. Metodologia da Pesquisa Científica.Tradução de Maria Helena G. Crespo e Beatriz Marques Magalhães. 8 ed. São Paulo, Globo, 1980.

LAKATOS, Eva M.ª, MARCONI, M.ª de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1993.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1992.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 12 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

 

COMPLEMENTAR

 

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas, 1993.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. 4 ed. Rio de janeiro: Paz  e Terra, 1979.

__. Professora Sim. Tia Não. São Paulo: Olho D’Água, 1993.

GORKI, Maximo. Como Aprendi a Escrever. Trad. De Charles Kiefer. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999.

PROUST, Marcel. Sobre a Leitura. Tradução de Carlos Vogt. 2 ed. Campinas (SP), 1991.