FUNDAMENTOS DE ANATOMIA

3.2.1

IBM 622

EMENTA

Anatomia geral do corpo humano. Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Noções gerais sobre os sistemas: Locomotor, Nervoso, Digestório, Urogenital, Circulatório e Respiratório.

- Identificar sistemas, órgãos e estruturas do corpo humano.

- Conhecer e aplicar a Terminologia Anatômica;

- Relacionar os diversos órgãos e estruturas com suas funções gerais;

- Pesquisar sobre as relações entre a Anatomia Humana e outras disciplinas do curso permitindo uma abordagem multidisciplinar.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

CARNEIRO, A.L.B. Fundamentos de Anatomia Humana. In: Coleção Educação Física EaD: curso de licenciatura. Manaus, 2009. Módulo I: Caderno 3.p.59-121.

DRAKE, R.L.; VOGL, W.; MITCHELL, A.W. Gray’s Anatomia para Estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MACHADO, B.M.A; Neuroanatomia Funcional. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2000.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica Internacional. Manole. 157p.

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 1056p.

SCHÜNKE, M.; SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U.; VOLL, M.; WESKER, K. Prometheus, Atlas de Anatomia: Anatomia Geral e Aparelho Locomotor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006

COMPLEMENTAR

NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 2ª T. Porto Alegre: Artmed, 2000.

NETTER, F. H. Atlas Interativo de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed, 1998. Cd-Rom.

TANK, P. W. Atlas de Anatomia Humana – Porto Alegre; Artmed, 2009.