PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FEF 022

4.4.0

60

FEF 012

EMENTA

Psicologia da Aprendizagem. Conceituação. Teorias. Formas ou tipos de transferência. Retenção e esquecimento. Motivação: Natureza, fontes e importância.

OBJETIVOS

- Conhecer os processos básicos do comportamento humano tendo como aporte os conhecimentos da psicologia para a compreensão dos problemas psicológicos que possam interferir no processo de ensino-aprendizagem.

- Conhecer as diferentes orientações teóricas a cerca da psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, ampliando sua compreensão sobre o desenvolvimento psicológico das diferentes etapas do crescimento e sua interseção com a prática pedagógica.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

AJURIAGUERRA, J. Manual de Psiquiatria Infantil. Masson/Atheneu. Rio de Janeiro, 1988.

AIRES, P. História Social da Criança e da Família. Zahar. Rio de Janeiro, 1981.

BEE, H. A Criança em Desenvolvimento. Harbra. São Paulo, 1983.

ERIKSON, Erik H. Identidade, Juventude e Crise. Zahar. Rio de Janeiro, 1972.

ERIKSON, Erik H. Infância e Sociedade.  Zahar. Rio de Janeiro, 1976.

 

COMPLEMENTAR

BALDWIN. Teorias do Desenvolvimento da Criança. Pioneira. São Paulo, 1973.

GARRISON, Karl., C. KINGSTON, Albert J. BERNARD, Harold W.  Psicologia da Criança. São Paulo. Ibrasa, 1979.

PIKUNAS, Justin. Desenvolvimento Humano: Uma Ciência Emergente. McGraw Hill. São Paulo, 1979.

RAPPAPPORT, C. R.; FIORI, WR. E DAVIS, C. Psicologia do Desenvolvimento.  Vol. 1 a 4. São Paulo. EPU, 1981.