PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS III

PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS III

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 060

3.2.1

60

IBB 059

EMENTA

Elaboração, implementação e análise crítica de métodos, técnicas e recursos para o Ensino de Ciências ao nível fundamental, considerando os eixos temáticos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ser Humano e Saúde e Tecnologia e Sociedade.

OBJETIVOS

- Propor métodos, técnicas e recursos pautados nos eixos temáticos: Ser Humano e Saúde e Tecnologia e Sociedade para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

- Contribuir para a transposição didática ao longo da formação de professores, estimulando a construção de práticas inovadoras para o ensino de Ciências Naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2001. 

DOLL, J. Metodologia de Ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS.

FISHER, L. A Ciência no Cotidiano – Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. São Paulo: Jorge Zahar.

 COMPLEMENTAR
DRAKE, R. L. ; VOGL. W.; MITCHELL, A. W. Gray´s Anatomia para Estudantes . Rio de Janeiro.: ELsevier, 2005.
TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10 ed. Guanabara Koogan, 2007. 1056p.