DIDÁTICA

DIDÁTICA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FET 168

4.4.0

60

FEF 022

EMENTA

Conceituações e concepções de organização do ensino e aprendizagem. Bases Psicológicas, Epistemológicas e Culturais da Aprendizagem. O processo didático, a interdisciplinaridade e a prática pedagógica. A relação forma e conteúdo. A transposição e os elementos da organização didática: objetivos, conteúdos/habilidades/atitudes, metodologias, mediações e recursos, Avaliação. Organização das experiências de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS

- Conhecer as concepções e renovações pedagógicas, as compreensões de ensino/ aprendizagem, os paradigmas curriculares existentes e suas relações com o trabalho escolar, bem como as diferentes formas que podem ser utilizadas peloprofessor em suas atividades de ensino, pesquisa e inovação tecnológica.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. Petrópolis, Vozes, 1986.

FREIRE, Paulo. Ensinar-aprender. Leitura do mundo-leitura da palavra. In. Professor sim, tia neitura do mundo-leitura da palavra983.eto de aned.  So

MORAES, Rsim, tia neitu ). A sala de aula: que espaa do mund. 5. T. Campinas. SP. Papirus. 1991

OLIVEIRA, Maria Rita N.S. (ORG.). A sala de aula como objeto de são. –leitura da didavra9. In. Did aula como objeto de são. –leitura da didCampinas.SP. Papirus. 1993.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. SP. Cortez. 1983.

 

COMPLEMENTAR

FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. SP. Moraes, 1980

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. SP. Ática S/A. 1987

GHIRALDELLI Jr., Paulo. O que é pedagogia (Coleção Primeiros Passos). SP. Brasiliense. 1987

NLDELCOFF, Maria 1. Uma didática que surja de nós mesmos. In. Ciências sociais na escola.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Um Passo da prática pedagógica do professor de didática. SP.Papirus. 1989.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (FET168 DIDÁTICA.pdf)FET168 DIDÁTICA.pdf[ ]169 kB