CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

FET 153

4.4.0

EMENTA

Educação, cultura, conhecimento e currículo. Perspectivas de formação humana, da criança e do adolescente. Parâmetros e Programas Oficiais Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Metodologia e fases do Planejamento. Operações e  Dinâmica de Desenvolvimento, Acompanhamento e Avaliação de currículo.Exercício metodológico em Currículo.

OBJETIVOS

Desenvolver uma compreensão sobre as principais teorias curriculares e suas implicações na organização do trabalho escolar.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1º. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo. Brasiliense, 1982.

BRASIL. MEC Secretaira de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia, 1997.

COLL. Cesar. Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998.

MOREIRA, A.F.B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas, SP, Papirus, 1990.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar. São Paulo, Global, 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000.

ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Brasília: Autores Associados, 2004.

VEIGA, Ilma P. A e CARDOSI, Maria Helena. Escola fundamental, currículo e ensino. Campinas, São Paulo; Papirus, 1995.

COLL, Cesar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo; Ática. 2002.

LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo Cortez, 2002.

COMPLEMENTAR

SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.