EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

IBB 319

4.2.2

IBB 320

Educação Ambiental Formal. Currículo e Educação Ambiental. Abordagens Pedagógicas e Educação Ambiental. Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no Ensino de Ciências Naturais- Tema Transversal Meio Ambiente: planejamento, implementação e avaliação de propostas para o Ensino Fundamental. Projetos Ambientais Escolares – PRAEs.

- Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência).

- Possibilitar que os licenciandos a vivência com alunos e professore do ensino fundamental, bem como se familiarizem com ambiente escolar.

- Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico.

- Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, E; MEDINA, N. Amazônia: Uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. Documentos Metodológicos. Brasília: IBAMA, 1994.

SANTOS, E.; MEDINA, N. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 2ª T.

UNESCO. Conferencia Intergubernamental sobre Educación Ambiental. Tbilisi, 14 – 26 de octubre de 1977. Informe Final. Paris: 1977.

LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios.  Campinas, SP: Papirus, 2011.

LUCINI, F.G. Temas Transversales. Madrid, Espanha: Alauda, 1995.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental: curso básico a distância: educação ambiental II. Brasília: MMA, 2001. 2ªed. Ampliada.

SANTOS, E. C. Transversalidade e Áreas convencionais. 2ed. Manaus: UEA edições, 2008.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE/SP. Educação Ambiental na Escola Pública. São Paulo: Secretaria de Meio Ambiente, 1994.