HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

IBB 045

4.4.0

EMENTA

Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. Perspectiva histórica da História e Filosofia das Ciências (Química, Física, Biologia e Geologia). Os principais nomes da História e Filosofia da Ciência. O nascimento da Ciência Moderna, o método científico e contexto histórico. Noções de paradigma e de paradigma da Ciência; Análise e elaboração de recursos didáticos sobre a História e Filosofia da Ciência voltado para o Ensino de Ciências (6º ao 9º ano).

OBJETIVOS

- Contribuir com a aquisição de conhecimentos dos alunos em formação quanto aos temas pertinentes a História e Filosofia da Ciência, bem como mostrar a importância deste conhecimento para entender os fatos e mudanças ocorridos ao longo dos séculos e seus reflexos no Ensino de Ciências.

- Avaliar e elaborar recursos didáticos considerando temas de História e Filosofia da Ciência a serem utilizados no Ensino Fundamental na disciplina de Ciências Naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 10ª T. São Paulo: Loyola, 2005.

BRAGA, M; GUERRA, A; REIS, J. C. B. História da Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Volumes 1 a 5.

BURGUETE, Maria da Conceição. História e Filosofia das Ciências. Lisboa. Instituto PIAGET, 2004.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática S.A, 1994.

ESTEVES, M.J. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2ª T. Campinas:Papirus, 2003.

COMPLEMENTAR

KUHN, T. Estrutura das revoluções científicas. 5ª T. São Paulo: Perspectiva, 2000.

LAKATOS, I.M.R.E. História da ciência e suas reconstruções racionais. Portugal: Edições 70, 1998.

MORIN, E. Ciência com Consciência. 7ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

REIS, J. C. A História entre a Filosofia e a Ciência. 3ª edição.  Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

SILVA, M. R. F. Ciência, natureza e sociedade: diálogo entre saberes. São Paulo: Livraria da Física, 2010.