ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

8.5.3

IBB 272

EMENTA

Investigação de situação problema no ambiente escolar e elaboração de projeto de ensino junto com o professor orientador e o professor regente. Consolidação de um projeto de ensino voltado à realidade da escola.

OBJETIVOS

Identificar a problemática do ensino de Ciências Naturais, a partir das informações levantadas na observação do contexto escolar.

Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: Reflexões Sobre Educação e Matemática. Campinas. Summus. 1986.

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis. Vozes. 1993

FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1986.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.

MORAES, R.; RAMOS, M.G. Construindo o Conhecimento: Uma Abordagem para o Ensino de Ciências. Porto Alegre. Sagra. 1988.

COMPLEMENTAR

ALVARENGA, M ; BIANCHI, A.C. M.; BIANCHI, R. Orientação para  estágio em licenciatura. São Paulo: Thompson Pioneira, 2005.

BARREIRO, I. M. de F; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. São Paulo: Avercamp, 2006

BUSATO, Z. S. Avaliação nas práticas de ensino e estágio. Rio de Janeiro:

Mediação, 2005.

GALIAZZI, M. C. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma

aposta de pesquisa na sala de aula. São Paulo, escrituras, 2008.

POTIGUARA, Acácio Pereira. O que é pesquisa em educação.  São Paulo: Paulus, 2005.