NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE DOCENTE E AS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Prezados discentes,

Por meio desta, as coordenações dos cursos diurno (IB05) e noturno (IB14) vem a público prestar orientações ao segmento discente quanto aos procedimentos a serem adotados relativos ao movimento grevista.

A assembleia geral dos docentes da UFAM deliberou pela deflagração de greve a partir do dia 15/06/2015, data a partir da qual as atividades devem ser paralisadas. O que se observa, no entanto, é que desde a semana que antecedeu a data de deflagração da greve a circulação de discentes pelo campus reduziu drasticamente, caracterizando evasão atipicamente acentuada.

Ao que parece, os discentes teriam entendido que a deliberação da assembleia docente os outorgava, imediatamente, o direito de abandonar as atividades. Reiteramos que esta conduta não é o procedimento adequado à situação. Há um período letivo em curso, e este é o momento no qual docentes e discentes devem decidir conjuntamente como se dará o andamento dos trabalhos. A greve por tempo indeterminado poderá durar meses ou só alguns dias, e é necessário que os discentes participem do planejamento das atividades e estejam a par de como proceder, quer tenhamos uma greve longa, quer tenhamos uma greve curta.

Seguindo orientação da direção do Instituto de Ciências Biológicas, informamos que a suspensão do calendário acadêmico é uma atribuição exclusiva do Conselho Universitário (CONSUNI), instância máxima deliberativa desta Universidade. A reunião do CONSUNI será realizada no dia 10/07/2015, e somente a partir da deliberação deste Conselho o calendário acadêmico será ou não suspenso. Nestes termos, até que se defina a suspensão do calendário acadêmico, a adesão a greve é facultada ao docente.

Ainda que haja a completa paralisação das atividades docentes, recomendamos que não haja esvaziamento da Universidade pelos discentes. O movimento grevista reivindica bem mais que salários para docentes. Outras pautas são reclamadas pelo movimento, entre as quais o contingenciamento de recursos para fomento a pesquisa, bolsas de estudos, programas educacionais e planos de carreira que tornem o exercício da docência atrativo, o que assegura ensino de qualidade não só imediatamente, mas a longo prazo.

Apelamos para que os discentes contatem os professores e encontrem, junto com estes, atividades alternativas a serem realizadas no período em que as aulas estejam suspensas. A formação em nível de graduação tem por objetivo expandir os horizontes, e não estreitá-los.

Devemos dialogar e compreender o momento, as pessoas e respeitar os posicionamento político e livre tão prezado num estado democrático de direito.

Uma formação plena se dá através da vivência da Universidade, não sendo este, portanto, uma oportunidade de férias extemporâneas.

Decisão em Reunião a ADUA

Reivindicações do ANDES