Home
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FEF 012 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
|||
Conceitos do desenvolvimento humano. Fatores determinantes dos processos de desenvolvimento. Principais Teorias. O desenvolvimento da criança e do adolescente no contexto sócio-cultural (físico, cognitivo e sócio-emocional). Tarefas de desenvolvimento na infância e adolescência. Tarefas de desenvolvimento e interesses da vida adulta |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Compreender o conceito e o objeto da Psicologia. - Compreender os fenômenos psíquicos e os principais aspectos das escolas psicológicas. - Analisar os métodos de psicologia e as bases fisiológicas do comportamento. - Analisar a estruturação dos fenômenos psíquicos. - Motivação, evolução e comportamento. - Conceituar personalidades e identificação de fatores biológicos e sociais do desenvolvimento da personalidade. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA ANDRADE, M.ª Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1994. ASTIVERA, Armando. Metodologia da Pesquisa Científica.Tradução de Maria Helena G. Crespo e Beatriz Marques Magalhães. 8 ed. São Paulo, Globo, 1980. LAKATOS, Eva M.ª, MARCONI, M.ª de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1993. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1992. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 12 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
COMPLEMENTAR
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas, 1993. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. 4 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1979. __. Professora Sim. Tia Não. São Paulo: Olho D’Água, 1993. GORKI, Maximo. Como Aprendi a Escrever. Trad. De Charles Kiefer. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999. PROUST, Marcel. Sobre a Leitura. Tradução de Carlos Vogt. 2 ed. Campinas (SP), 1991. |