Home
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 410 |
4.2.2 |
90 |
IBB 055, FEF 168 |
EMENTA |
|||
A Ciência Moderna e o Método Experimental. Reflexões epistemológicas. O método científico: absorção, adoção e rejeição de modelos. Limitações e poderes da ciência. A renovação da Ciência Contemporânea. O ensino de ciências: contextualização histórica. Princípios básicos de metodologia de ensino de ciências: técnica da redescoberta e técnica do problema. Ciências Naturais no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade. Planejamento, implantação e avaliação das atividades de ensino nas séries: 6º ao 9º do Ensino Fundamental. |
|||
OBJETIVOS |
|||
Propiciar a vivência de situações concretas do trabalho docente que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teórico-prático, por meio de processo permanente de interação-reflexão-ação; Propiciar o desenvolvimento da prática como componente curricular visando à transposição didática; Aprofundar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, indagar a relevância e pertinência para compreender, planejar, executar e avaliar situações no processo de ensino-aprendizagem. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA ASTOLFI, J-Pierre ; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. 12ª T. São Paulo: Papirus, 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomsom Learning, 2004. GERALDO. A .C. H. Didática de Ciências Naturais. São Paulo: Autores Associados, 2009. COMPLEMENTAR KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: TML, 1987. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005. OLIVEIRA, R. J. a escola e o ensino de ciências. Rio Grande do Sul: UNISINOS, 2000. TEIXEIRA, P. M. M; RAZERA, J. C. C. Ensino de Ciências: pesquisa e pontos de discussão. São Paulo: Komedi, 2009. |