Home
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 272 |
4.2.2 |
|
IBB 410 |
EMENTA |
|||
O estágio na formação de professores: unindo teoria e prática. Reflexão sobre o cotidiano da escola de educação básica. Aspectos teórico-práticos do planejamento de ensino de Ciências. Avaliação e caracterização da escola e do projeto político pedagógico da escola. Vivência de situações concretas no processo ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental, incluindo observação, participação e regência. |
|||
OBJETIVOS |
|||
Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência). Possibilitar aos licenciandos a vivência e familiarização com alunos e professores do ensino fundamental e com ambiente escolar. Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico; Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA GIL-PEREZ Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. Ed. Da Universidade de São Paulo, 4ª Ed. Revi e Amp., São Paulo, 2008. NUNEZ, Isauro, Beltran. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais. Ed. Sony, 2004. PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 7. T. São Paulo: Cortez, 2006. TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª edição. Porto Alegre, PUC/EMMA. 1986.
COMPLEMENTAR BRASIL. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. São Paulo: MEC/SEE. 1998. HENING, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª T. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 416p. BIANCHI, Anna Cecília Moraes; BIANCHI; ALVARENGA, Mariana; BIANCHI, Roberto. Estágio Supervisionado. 4ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. Ed. Porto Alegre, 2009. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. |