ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 287 |
8.5.3 |
165 |
IBB 272 |
EMENTA |
|||
Investigação de situação problema no ambiente escolar e elaboração de projeto de ensino junto com o professor orientador e o professor regente. Consolidação de um projeto de ensino voltado à realidade da escola. |
|||
OBJETIVOS |
|||
Identificar a problemática do ensino de Ciências Naturais, a partir das informações levantadas na observação do contexto escolar.
Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: Reflexões Sobre Educação e Matemática. Campinas. Summus. 1986. DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis. Vozes. 1993 FREIRE, P. Educação e Mudança. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1986. LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. MORAES, R.; RAMOS, M.G. Construindo o Conhecimento: Uma Abordagem para o Ensino de Ciências. Porto Alegre. Sagra. 1988.
COMPLEMENTAR ALVARENGA, M ; BIANCHI, A.C. M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Thompson Pioneira, 2005. BARREIRO, I. M. de F; GEBRAN, R. A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. São Paulo: Avercamp, 2006 BUSATO, Z. S. Avaliação nas práticas de ensino e estágio. Rio de Janeiro: Mediação, 2005. GALIAZZI, M. C. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. São Paulo, escrituras, 2008. POTIGUARA, Acácio Pereira. O que é pesquisa em educação. São Paulo: Paulus, 2005. |