PROGRAMA CIÊNCIA NO COTIDIANO

Programa Ciência no Cotidiano

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Formulários Digitais de Sondagem do Curso

Formulario

Formulários de Sondagem do curso são levantamentos realizado com a comunidade acadêmica sobre o alcance do curso. Faz parte dos instrumentos avaliativo com proposito de melhorar o curso e manter o dialogo com a comunidade acadêmica:

Formulário Sondagem Acadêmica

Este formulário verifica sobre a opinião dos acadêmicos do curso sobre o próprio curso. Ele é importante, pois é levado em consideração nos eventos de avaliação do curso de Ciências Naturais.

Formulário de Cadastro do Professor Universitário

Este formulário está relacionado a função de cadastro do professor que leciona no Curso de Ciências Naturais e coleta informações sobre as disciplinas, projetos realizados com os discentes e atividades. Também possui a função de conhecer a opinião dos professores sobre acertos e dificuldades ocorridas nas disciplinas.

Pesquisa sobre os Egressos do Curso de Ciências Naturais

Este formulário trata da opinião dos egressos sobre o curso de Ciências Naturais e como está respondendo as oportunidades profissionais com a formação profissional recebida.

Questionário Socioeconômico para acadêmicos de Ciências Naturais

Este formulário tem a finalidade de fazer o levantamento socioeconômico dos alunos que iniciam nas disciplinas. É realizado especialmente com os alunos calouros (1º período).

 

Também temos FanPage no FaceBook (visite-nos).

Professores do Curso

LISTA PROVISÓRIA

FACED

LUANA BEATRIZ SILVA SANTA RITA – FEF022

EDNA CRISTINA RODRIGUES CALDAS

FRANCISCO JACOB PAIVA DA SILVA – FET153

TEREZINHA BORGES DE ARAÚJO – FET168

 

ICB

CARLOS HENRIQUE SCHNEIDER – IBB017

ROZANA DE MEDEIROS SOUZA GALVÃO

ITALO THIAGO SILVEIRA ROCHA MATOS

IRLANE DE OLIVEIRA MAIA – IBB043/410

WELTON YUDI ODA – IBB045

IGO LUIS KAEFER

SAULO CEZAR SEIFFERT SANTOS – IBB046

EDUARDO OSSAMU NAGAO – IBB056

WALDEMAR LOUREIRO BELOTA FILHO

YEDA MARIA BOAVENTURA CORREA ARRUDA

ELIZANDRA REGO DE VASCONCELOS – IBB272/287

JULIANA DE SOUZA ARAUJO – IBB309/065

EDINBERGH CALDAS DE OLVEIRA – IBB057

ANA FLAVIA ALVES PARENTE – IBF040

MARIA FRANCISCA SIMAS TEIXEIRA – IBP009

MARIA LINDA FLORA DE NOVAES NENETTON

 

ICE

WALTER ESTEVES DE CASTRO JUNIOR – IEF040

YURI EXPOSITO NICOT

CARLA ZELINE RODRIGUES BANDEIRA – IEE006

JORGE APARRECIO CATIQUE – IEG060

LAORIANAO DE SOUSA E SOUSA – IEM110/772

FRNKLIN MONTEIRO BRASIL – IEQ024

 

ICHL

ANTONIO HERIBERTO CATALAO JUNIOR – IHP184

ROSILENE SILVA MARINHO – IHP123

 

ICOMP

THAIS HELENA CHAVES DE CASTRO – ICC900

 

Projetos EPE no CCN

 Ensino – Pesquisa – Extensão são as três faces que compreendem uma pirâmide que é o alicerce e a tríplice missão das universidades sendo que no âmbito das universidades públicas brasileiras representa uma de suas maiores virtudes. Para atender a tal atribuição é requerido um ensino superior de excelência, fundamentalmente voltado para a formação profissional à luz da apropriação, produção do conhecimento científico e expressão de compromisso social, vinculada à formação das elites “pensantes” aptas para produção científica e tecnológica. Dentro da UFAM o compromisso de unir as faces desta pirâmide ocorre através de projetos e atividades vinculadas às suas pró-reitorias.

Buscando um ensino de qualidade a universidade dispõe de um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores que buscam excelência e inovação no ensino superior/aprendizagem e amparados pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários são incentivadas a constante capacitação, atualização profissional/pedagógica e sua produção dentro da universidade é recompensada por diversos programas de incentivo à publicação e participação em eventos. Ao discente, é incentivado à participação em programas de monitoria, educação tutorial (PET) e o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), oferecidos pela pró-reitoria de graduação (PROEG, e à pesquisa em programas de Iniciação cientifica (PIBIC).

Ao que diz respeito da pesquisa dento da universidade, a iniciação científica é incentivada e desenvolvida desde o ensino fundamental e tem como objetivo convergir para a produção de conhecimento científico publicado em veículos especializados e/ou apresentados em eventos, feiras e exposições. Destaca-se o comprometimento das atividades relacionadas à pesquisa com o ensino de forma que o acadêmico egresso é constantemente estimulado a desenvolver uma concepção investigativa. A universidade conta com diversos grupos de pesquisa (número) possibilitando ao acadêmico discente construir os pilares de sua carreira acadêmica, tanto no desenvolvimento/aprimoramento científico/tecnológico quanto em questões voltadas para as peculiaridades regionais. Neste âmbito, destaca-se o programa Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBIC) e O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI), oferecidos pela pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação (PROPESP) sendo os alunos convidados a apresentar seus trabalhos em evento local da comunidade universitária.

A última vertente desta tríplice missão da universidade é contemplada por diversos programas oferecidos pela pró-reitoria de extensão e interiorização (PROEXTI) como o programa de ações de extensão (PACE) e o programa interinstitucional de bolsas de extensão (PIBEX), além de editais pontuais como MEC/Sesu. Estes programas buscam articular os processos educativos culturais e científicos ao ensino e pesquisa de forma a estabelecer uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

No âmbito específico, dentro do campo das ciências, destacam-se o programa de educação tutorial em biologia que permite ao discente participar de experiências não presentes na estrutura curricular convencional, o PIBID, que estimula a criação e testagem de novas estratégias de ensino para a área das ciências naturais, além de projetos de extensão específicos como

  • Casa da Física (ICE)
  • Clube de Ciências (ICB)
  • Pé-de-Pincha (FCA - PETROBRAS)
  • Programa Ciência no Cotidiano - PROCIC (ICB)
  • Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID 
  • Programa Residência Pedagógica
  • Programa de Iniciação Científica - PIBIC
  • Sauim Castanheira (ICB) 

Além disso, há o engajamento dos docentes e discentes em projetos de pesquisa e extensão em diversas unidades da UFAM como o ICB, ICE, ICHL, FT, FCA e FACED.

 

 

 

 

 

 

 

Ensino-Pesquisa-Extensão

Segundo o FORPROEX o debate sobre a flexibilização curricular no ambito da educação superior destaca-se:

 

Sub-categorias