PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I


PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 055

3.2.1

60

-

EMENTA

Elaboração, testagem e análise crítica de propostas (métodos e recursos) de Ensino de Ciências ao nível fundamental, considerando o eixo temático Terra e Universo (o Sistema Solar em escala, Movimentos da Terra, Astronomia básica com materiais simples) e Tecnologia e Sociedade considerando as tecnologias voltadas para a educação e temas atuais.

OBJETIVOS

- Planejar, estruturar, avaliar propostas educativas (métodos e recursos) pautadas no Eixo temático Terra e Universo e Tecnologia e Sociedade para o Ensino Fundamental, como alternativa de inserção na formação de professores, buscando a construção de práticas inovadoras para o ensino de Ciências Naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2001. 

CANALLE, J.B.G. e OLIVEIRA, I.A.G. Comparação entre os tamanhos dos planetas e do sol. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.11, n.2, p.141-144, 1994.

CANALLE, J.B.G. Explicando astronomia básica com bola de isopor. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.11, n.3, p.314-331, 1999.

DOLL, J. Metodologia de Ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS.

FISHER, L. A Ciência no Cotidiano – Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. São Paulo: Jorge Zahar.

 

COMPLEMENTAR

HENGEMUHLE, A. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Vozes

PINTO, S.P. e VIANNA, D.M. Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de astronomia nas séries iniciais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p.71-86, 2007.

PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4ª Edição, São Paulo, SP, Edições Loyola, 256p. 2002.

SANTOS, E. C. 2008. Interdisciplinaridade: Necessidade das ciências modernas. In: Santos, E. C. Transversalidade e áreas convencionais. Editora Valer, Amazonas, Manaus. 87-107p.