PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FEF 022 |
4.4.0 |
60 |
FEF 012 |
EMENTA |
|||
Psicologia da Aprendizagem. Conceituação. Teorias. Formas ou tipos de transferência. Retenção e esquecimento. Motivação: Natureza, fontes e importância. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Conhecer os processos básicos do comportamento humano tendo como aporte os conhecimentos da psicologia para a compreensão dos problemas psicológicos que possam interferir no processo de ensino-aprendizagem. - Conhecer as diferentes orientações teóricas a cerca da psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, ampliando sua compreensão sobre o desenvolvimento psicológico das diferentes etapas do crescimento e sua interseção com a prática pedagógica. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA AJURIAGUERRA, J. Manual de Psiquiatria Infantil. Masson/Atheneu. Rio de Janeiro, 1988. AIRES, P. História Social da Criança e da Família. Zahar. Rio de Janeiro, 1981. BEE, H. A Criança em Desenvolvimento. Harbra. São Paulo, 1983. ERIKSON, Erik H. Identidade, Juventude e Crise. Zahar. Rio de Janeiro, 1972. ERIKSON, Erik H. Infância e Sociedade. Zahar. Rio de Janeiro, 1976.
COMPLEMENTAR BALDWIN. Teorias do Desenvolvimento da Criança. Pioneira. São Paulo, 1973. GARRISON, Karl., C. KINGSTON, Albert J. BERNARD, Harold W. Psicologia da Criança. São Paulo. Ibrasa, 1979. PIKUNAS, Justin. Desenvolvimento Humano: Uma Ciência Emergente. McGraw Hill. São Paulo, 1979. RAPPAPPORT, C. R.; FIORI, WR. E DAVIS, C. Psicologia do Desenvolvimento. Vol. 1 a 4. São Paulo. EPU, 1981. |