PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS II
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS II |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 059 |
3.2.1 |
60 |
IBB 055 |
EMENTA |
|||
Elaboração, testagem e análise crítica de propostas (métodos e recursos) de Ensino de Ciências ao nível fundamental, considerando os eixos temáticos Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade (evolução biológica das formas de vida, das suas interações, da biodiversidade e dos ecossistemas; evolução do homem, da tecnologia e da sociedade; aspectos econômicos, políticos, sociais e históricos sobre a questão ambiental). Desenvolvimento de trabalhos de campo em parques urbanos e na cidade como método para desenvolver estes eixos temáticos de forma integrada. A análise de dados e a comunicação científica no Ensino Fundamental. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Planejar, estruturar, avaliar propostas educativas (métodos e recursos) pautadas no Eixo temático Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade para o Ensino Fundamental, como alternativa de inserção na formação de professores, buscando a construção de práticas inovadoras para o ensino de ciências nos currículos. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2001. DOLL, J. Metodologia de Ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS. FISHER, L. A Ciência no Cotidiano – Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. São Paulo: Jorge Zahar. PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4ª Edição, São Paulo, SP, Edições Loyola, 256p. 2002.
COMPLEMENTAR
HENGEMUHLE, A. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Vozes |