DIDÁTICA
DIDÁTICA |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FET 168 |
4.4.0 |
60 |
FEF 022 |
EMENTA |
|||
Conceituações e concepções de organização do ensino e aprendizagem. Bases Psicológicas, Epistemológicas e Culturais da Aprendizagem. O processo didático, a interdisciplinaridade e a prática pedagógica. A relação forma e conteúdo. A transposição e os elementos da organização didática: objetivos, conteúdos/habilidades/atitudes, metodologias, mediações e recursos, Avaliação. Organização das experiências de ensino e aprendizagem. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Conhecer as concepções e renovações pedagógicas, as compreensões de ensino/ aprendizagem, os paradigmas curriculares existentes e suas relações com o trabalho escolar, bem como as diferentes formas que podem ser utilizadas peloprofessor em suas atividades de ensino, pesquisa e inovação tecnológica. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. Petrópolis, Vozes, 1986. FREIRE, Paulo. Ensinar-aprender. Leitura do mundo-leitura da palavra. In. Professor sim, tia neitura do mundo-leitura da palavra983.eto de aned. So MORAES, Rsim, tia neitu ). A sala de aula: que espaa do mund. 5. T. Campinas. SP. Papirus. 1991 OLIVEIRA, Maria Rita N.S. (ORG.). A sala de aula como objeto de são. –leitura da didavra9. In. Did aula como objeto de são. –leitura da didCampinas.SP. Papirus. 1993. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. SP. Cortez. 1983.
COMPLEMENTAR FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. SP. Moraes, 1980 GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. SP. Ática S/A. 1987 GHIRALDELLI Jr., Paulo. O que é pedagogia (Coleção Primeiros Passos). SP. Brasiliense. 1987 NLDELCOFF, Maria 1. Uma didática que surja de nós mesmos. In. Ciências sociais na escola. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Um Passo da prática pedagógica do professor de didática. SP.Papirus. 1989. |