NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A GREVE DOCENTE E AS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Prezados discentes,
Por meio desta, as coordenações dos cursos diurno (IB05) e noturno (IB14) vem a público prestar orientações ao segmento discente quanto aos procedimentos a serem adotados relativos ao movimento grevista.
A assembleia geral dos docentes da UFAM deliberou pela deflagração de greve a partir do dia 15/06/2015, data a partir da qual as atividades devem ser paralisadas. O que se observa, no entanto, é que desde a semana que antecedeu a data de deflagração da greve a circulação de discentes pelo campus reduziu drasticamente, caracterizando evasão atipicamente acentuada.
Ao que parece, os discentes teriam entendido que a deliberação da assembleia docente os outorgava, imediatamente, o direito de abandonar as atividades. Reiteramos que esta conduta não é o procedimento adequado à situação. Há um período letivo em curso, e este é o momento no qual docentes e discentes devem decidir conjuntamente como se dará o andamento dos trabalhos. A greve por tempo indeterminado poderá durar meses ou só alguns dias, e é necessário que os discentes participem do planejamento das atividades e estejam a par de como proceder, quer tenhamos uma greve longa, quer tenhamos uma greve curta.
Seguindo orientação da direção do Instituto de Ciências Biológicas, informamos que a suspensão do calendário acadêmico é uma atribuição exclusiva do Conselho Universitário (CONSUNI), instância máxima deliberativa desta Universidade. A reunião do CONSUNI será realizada no dia 10/07/2015, e somente a partir da deliberação deste Conselho o calendário acadêmico será ou não suspenso. Nestes termos, até que se defina a suspensão do calendário acadêmico, a adesão a greve é facultada ao docente.
Ainda que haja a completa paralisação das atividades docentes, recomendamos que não haja esvaziamento da Universidade pelos discentes. O movimento grevista reivindica bem mais que salários para docentes. Outras pautas são reclamadas pelo movimento, entre as quais o contingenciamento de recursos para fomento a pesquisa, bolsas de estudos, programas educacionais e planos de carreira que tornem o exercício da docência atrativo, o que assegura ensino de qualidade não só imediatamente, mas a longo prazo.
Apelamos para que os discentes contatem os professores e encontrem, junto com estes, atividades alternativas a serem realizadas no período em que as aulas estejam suspensas. A formação em nível de graduação tem por objetivo expandir os horizontes, e não estreitá-los.
Devemos dialogar e compreender o momento, as pessoas e respeitar os posicionamento político e livre tão prezado num estado democrático de direito.
Uma formação plena se dá através da vivência da Universidade, não sendo este, portanto, uma oportunidade de férias extemporâneas.
Coordenação do Curso de Ciências Natuaris