ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 300

5.0.5

150

IBB 287

EMENTA

A pesquisa no Ensino de Ciências: aspectos teóricos, epistemológicos e metodológicos. Reflexos da pesquisa de ensino de Ciências em sala de aula.

Aplicação, análise e avaliação do projeto elaborado junto com o professor regente, aplicado na área de ensino de ciências em uma escola do Ensino Fundamental. Elaboração de relatório e/ou artigo do projeto de ensino realizado

OBJETIVOS

Enfocar a metodologia da pesquisa do ensino, a partir de um conjunto de etapas previamente definidos, e da elaboração de documentos com sucessivas aproximação do tema.

Estabelecer a construção e desenvolvimento de projetos coletivos de investigação no Ensino de Ciências, com a formação de subgrupos de acadêmicos e professores.

Elaborar relatório e ou artigo final, a partir dos resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de Ensino, considerando as normas técnicas.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ANDRÉ, Martins (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, Sp: Papirus, 2001.

ALVES, R. Estórias de Quem Gosta de Ensinar. São Paulo. Ars Poética. 1995.

MENEZES, L. C. Formação Continuada de Professores de Ciências. SãoPaulo. Autores Associados. NUPES. 1996.

FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo. Cortez. 1991.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. São Paulo. Cortez. 1991.

 

COMPLEMENTAR

ANTUNES, Celso. Um método para o ensino fundamental: o projeto. Petrópolis, RJ: vozes, 2001.

NARDI, Roberto. Questões atuais no  ensino de Ciências. São Paulo: Escritura editora, 1998.

NARDI, R. BASTOS, F. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras. 2008.

MARTINS, J. S.O trabalho com projetos de pesquisa do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001.

POTIGUARA, Acácio Pereira. O que é pesquisa em educação.  São Paulo: Paulus, 2005.