GEOLOGIA GERAL

GEOLOGIA GERAL

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEG 060

3.2.1

60

 

EMENTA

O universo e o sistema solar, origem, evolução, estrutura interna e composição da Terra. Origem e evolução da vida na Terra e tempo geológico. Minerais: classificação e propriedades. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; Introdução à deriva continental e tectônica de placas; terremotos, intemperismo, ação dos rios, ventos, mares e geleiras. Prática de Laboratório.

OBJETIVOS

- Identificar as noções de Geologia.

- Identificar os princípios geológicos envoltos na terra em conjunto.

- Reconhecer a importância do relacionamento entre a Geologia e as demais disciplinas.

- Familiarizar-se com os minerais, rochas e solos.

- Compreender a dinâmica externa e interna da terra.

- Reconhecer a importância da Geologia para a humanidade.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

LEINZ, V. e AMARAL, S. E. Geologia Geral. 11ª T. Nacional, 1971.

MASON, B. H. Princípios de Geoquímica. Polígono S/A, 1971.

PEARL, R. M. Geologia. Série Compêndios Científicos. 7ª T.,1977.

POPP, J. H. Geologia Geral. 4ª T. Livros Técnicos e Científicos. Editora LTDA,1988.

 

COMPLEMENTAR

BETEJTIN, A. Curso de Mineralogia. Editorial Paz, Moscou, 1971.

 

Anexos:
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL I

EDUCAÇÃO AMBIENTAL I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 320

3.2.1

60

 

EMENTA

A questão ambiental no contexto contemporâneo. Concepção de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Relações Históricas entre Sociedade/ Ambiente e Educação. Educação Ambiental: Evolução, marcos referenciais nacionais e internacionais. Função, objetivos e princípios norteadores. Legislação e Educação Ambiental. Educação Ambiental Não Formal: Gestão Ambiental Participativa. Estudo de Caso.

OBJETIVOS

- Reconhecer a dimensão e a complexidade da questão ambiental. Discutir os paradigmas Emergentes – Desenvolvimento Sustentável.

- Avaliar o processo das relações históricas entre Sociedade/ Meio Ambiente/ Cultura.

- Compreender a necessidade da incorporação da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino. Projetar ações de Educação Ambiental no âmbito Não Formal.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

CAMARGO, L.O. de L. Perspectivas e Resultados de Pesquisa em Educação Ambiental. São Paulo: Arte e Ciência, 1999.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípio e Prática. São Paulo: Gaia, 2001.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artemed, 2002.

SANTOS, E. Educação Ambiental e Festas Populares: Um estudo de caso na Amazônia utilizando o Festival Folclórico de Parintins. Tese de Doutorado. Mato Grosso: Universidade Federal de Mato Grosso, 2001.

SANTOS, E.; JESUS, C. P.; JESUS, E. L.; FERREIRA, R. G. S. Educação Ambiental. Manaus: UEA Edições, 2007.

COMPLEMENTAR

CARVALHO, I.C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DIAZ, A.P. Educação Ambiental como Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MACHADO, C.B.; SANCHEZ, C.; ANASTÁCIO FILHO, S; et all. Educação Ambiental consciente. São Paulo: Wak, 2003.

SOUZA, N.M. Educação Ambiental: Dilemas da Prática Contemporânea. São Paulo: Thex, 2000.

BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS

BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBP 009

3.2.1

60

IBM

EMENTA

Estudo das características gerais das bactérias, fungos, vírus e parasitas. Métodos de controle de microrganismos. Noções gerais das principais espécies patogênicas de bactérias, fungos, vírus, protozoários e helmintos que acometem o homem.

 

OBJETIVOS

- Realizar uma abordagem holística sobre a Bacteriologia, Micologia, Virologia e Parasitologia propiciando noções gerais sobre a importância destes seres microscópicos no dia-a-dia das pessoas.

- Estimular os acadêmicos a aprofundarem o conhecimento sobre a morfologia, citologia, fisiologia, genética, métodos de controle das bactérias, fungos e vírus;

- Abordar as principais bactérias, fungos e vírus patogênicos ao homem;

- Incentivar o estudo sobre a biologia dos principais protozoários e helmintos que acometem o homem.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M. & PARKER, J. Microbiologia de Brock. 12. Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2010.

PELCZAR Jr., M. J.; CHAN, E. C. S. & KRIEG, N. R. Microbiologia. 2. T. V. 1 e 2. São Paulo: McGraw-Hill, 1997.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R. & CASE, C. L. Microbiologia. 6. T. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CIMMERMAN, B. & CIMMERMAN, S. Parasitologia humana e seus fundamentos gerais. Rio de Janeiro: Atheneu, 1999.

NEVES, D.P. Parasitologia humana. 11.T. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.

 

COMPLEMENTAR

TRABULSI, L. R. & ALTHERTHUM. Microbiologia. 4. T. São Paulo: Atheneu, 2004.

VALLADA, E. P. Manual de Exame de Fezes. São Paulo: Atheneu, 1995.

 

TÓPICO DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

TÓPICOS DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEQ 610

3.2.1

60

IEQ 151

EMENTA

Elaboração de material didático de Química para o Ensino Fundamental, através de experimentos práticos em: Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Química Biológica.

OBJETIVOS

- Refletir sobre a aplicabilidade prática dos conhecimentos em: Química Inorgânica, Química Orgânica e Bioquímica.

- Preparar material didático de Química para o Ensino Fundamental.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais para o Ensino Médio: PCN+ Ensino médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf> , acesso em 6 de dezembro de 2011

 

COMPLEMENTARES

KOTZ, J.C., TREICHEL, P.M., WEAVER, G.C., Química Geral e Reações Químicas, trad., 6. T., Cengage Learning, São Paulo, 2010;

Artigos selecionados da revista Química Nova na Escola, links disponíveis em <http://www.sbq.org.br>, acesso em 6 de dezembro de 2011.

 

FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBF 600

3.2.1

60

IBM 034

EMENTA

Princípios do funcionamento celular e homeostase, estruturação e integração das vias sensoriais e motoras do sistema nervoso, regulação endócrina, sistema cardiovascular e respiratório, funções gastrointestinal, função renal e equilíbrio ácido-base.

OBJETIVOS

- Proporcionar aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais condições de identificar, caracterizar e estabelecer os padrões funcionais envolvidos na Fisiologia Humana.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

AIRES, M.M. Fisiologia. 3ª Ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

CURI, R.; PROCOPIO, J. FERNANDES, L. C. Praticando Fisiologia. São Paulo: Manole, 2005.

GUYTON, A. C.; HALL, J. E.Tratado de Fisiologia Médica. 11ª T. Rio e Janeiro: Elsevier , 2006.

 

COMPLEMENTAR

ANGELIS, R. &TIRAPEGUI C. J. Fisiologia da Nutrição Humana: Aspectos Básicos, Aplicados e Funcionais. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007.

WIDMAIER, E.P; RAFF, H.; FOX, S. I. Fisiologia Humana. 7ª T. São Paulo: Manole, 2007.

POCOCK, G.& RICHARD, C. D. Fisiologia Humana – A Base da medicina. 2ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

SINGI, G.Fisiologia Dinâmica. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007.

STRANG, K. T. Fisiologia Humana – Os Mecanismos das Funções Corporais. 9ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.