GEOLOGIA GERAL
GEOLOGIA GERAL |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEG 060 |
3.2.1 |
60 |
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EMENTA |
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O universo e o sistema solar, origem, evolução, estrutura interna e composição da Terra. Origem e evolução da vida na Terra e tempo geológico. Minerais: classificação e propriedades. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; Introdução à deriva continental e tectônica de placas; terremotos, intemperismo, ação dos rios, ventos, mares e geleiras. Prática de Laboratório. |
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OBJETIVOS |
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- Identificar as noções de Geologia. - Identificar os princípios geológicos envoltos na terra em conjunto. - Reconhecer a importância do relacionamento entre a Geologia e as demais disciplinas. - Familiarizar-se com os minerais, rochas e solos. - Compreender a dinâmica externa e interna da terra. - Reconhecer a importância da Geologia para a humanidade. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA LEINZ, V. e AMARAL, S. E. Geologia Geral. 11ª T. Nacional, 1971. MASON, B. H. Princípios de Geoquímica. Polígono S/A, 1971. PEARL, R. M. Geologia. Série Compêndios Científicos. 7ª T.,1977. POPP, J. H. Geologia Geral. 4ª T. Livros Técnicos e Científicos. Editora LTDA,1988.
COMPLEMENTAR BETEJTIN, A. Curso de Mineralogia. Editorial Paz, Moscou, 1971.
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL I
EDUCAÇÃO AMBIENTAL I |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 320 |
3.2.1 |
60 |
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EMENTA |
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A questão ambiental no contexto contemporâneo. Concepção de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Relações Históricas entre Sociedade/ Ambiente e Educação. Educação Ambiental: Evolução, marcos referenciais nacionais e internacionais. Função, objetivos e princípios norteadores. Legislação e Educação Ambiental. Educação Ambiental Não Formal: Gestão Ambiental Participativa. Estudo de Caso. |
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OBJETIVOS |
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- Reconhecer a dimensão e a complexidade da questão ambiental. Discutir os paradigmas Emergentes – Desenvolvimento Sustentável. - Avaliar o processo das relações históricas entre Sociedade/ Meio Ambiente/ Cultura. - Compreender a necessidade da incorporação da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino. Projetar ações de Educação Ambiental no âmbito Não Formal. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA CAMARGO, L.O. de L. Perspectivas e Resultados de Pesquisa em Educação Ambiental. São Paulo: Arte e Ciência, 1999. DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípio e Prática. São Paulo: Gaia, 2001. RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artemed, 2002. SANTOS, E. Educação Ambiental e Festas Populares: Um estudo de caso na Amazônia utilizando o Festival Folclórico de Parintins. Tese de Doutorado. Mato Grosso: Universidade Federal de Mato Grosso, 2001. SANTOS, E.; JESUS, C. P.; JESUS, E. L.; FERREIRA, R. G. S. Educação Ambiental. Manaus: UEA Edições, 2007. COMPLEMENTAR CARVALHO, I.C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011. DIAZ, A.P. Educação Ambiental como Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002. LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. MACHADO, C.B.; SANCHEZ, C.; ANASTÁCIO FILHO, S; et all. Educação Ambiental consciente. São Paulo: Wak, 2003. SOUZA, N.M. Educação Ambiental: Dilemas da Prática Contemporânea. São Paulo: Thex, 2000. |
BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS
BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBP 009 |
3.2.1 |
60 |
IBM |
EMENTA |
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Estudo das características gerais das bactérias, fungos, vírus e parasitas. Métodos de controle de microrganismos. Noções gerais das principais espécies patogênicas de bactérias, fungos, vírus, protozoários e helmintos que acometem o homem.
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OBJETIVOS |
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- Realizar uma abordagem holística sobre a Bacteriologia, Micologia, Virologia e Parasitologia propiciando noções gerais sobre a importância destes seres microscópicos no dia-a-dia das pessoas. - Estimular os acadêmicos a aprofundarem o conhecimento sobre a morfologia, citologia, fisiologia, genética, métodos de controle das bactérias, fungos e vírus; - Abordar as principais bactérias, fungos e vírus patogênicos ao homem; - Incentivar o estudo sobre a biologia dos principais protozoários e helmintos que acometem o homem. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M. & PARKER, J. Microbiologia de Brock. 12. Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2010. PELCZAR Jr., M. J.; CHAN, E. C. S. & KRIEG, N. R. Microbiologia. 2. T. V. 1 e 2. São Paulo: McGraw-Hill, 1997. TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R. & CASE, C. L. Microbiologia. 6. T. Porto Alegre: Artmed, 2000. CIMMERMAN, B. & CIMMERMAN, S. Parasitologia humana e seus fundamentos gerais. Rio de Janeiro: Atheneu, 1999. NEVES, D.P. Parasitologia humana. 11.T. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.
COMPLEMENTAR TRABULSI, L. R. & ALTHERTHUM. Microbiologia. 4. T. São Paulo: Atheneu, 2004. VALLADA, E. P. Manual de Exame de Fezes. São Paulo: Atheneu, 1995.
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TÓPICO DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
TÓPICOS DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEQ 610 |
3.2.1 |
60 |
IEQ 151 |
EMENTA |
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Elaboração de material didático de Química para o Ensino Fundamental, através de experimentos práticos em: Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Química Biológica. |
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OBJETIVOS |
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- Refletir sobre a aplicabilidade prática dos conhecimentos em: Química Inorgânica, Química Orgânica e Bioquímica. - Preparar material didático de Química para o Ensino Fundamental. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICAS BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais para o Ensino Médio: PCN+ Ensino médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf> , acesso em 6 de dezembro de 2011
COMPLEMENTARES KOTZ, J.C., TREICHEL, P.M., WEAVER, G.C., Química Geral e Reações Químicas, trad., 6. T., Cengage Learning, São Paulo, 2010; Artigos selecionados da revista Química Nova na Escola, links disponíveis em <http://www.sbq.org.br>, acesso em 6 de dezembro de 2011.
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FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBF 600 |
3.2.1 |
60 |
IBM 034 |
EMENTA |
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Princípios do funcionamento celular e homeostase, estruturação e integração das vias sensoriais e motoras do sistema nervoso, regulação endócrina, sistema cardiovascular e respiratório, funções gastrointestinal, função renal e equilíbrio ácido-base. |
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OBJETIVOS |
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- Proporcionar aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais condições de identificar, caracterizar e estabelecer os padrões funcionais envolvidos na Fisiologia Humana. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA AIRES, M.M. Fisiologia. 3ª Ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. CURI, R.; PROCOPIO, J. FERNANDES, L. C. Praticando Fisiologia. São Paulo: Manole, 2005. GUYTON, A. C.; HALL, J. E.Tratado de Fisiologia Médica. 11ª T. Rio e Janeiro: Elsevier , 2006.
COMPLEMENTAR ANGELIS, R. &TIRAPEGUI C. J. Fisiologia da Nutrição Humana: Aspectos Básicos, Aplicados e Funcionais. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. WIDMAIER, E.P; RAFF, H.; FOX, S. I. Fisiologia Humana. 7ª T. São Paulo: Manole, 2007. POCOCK, G.& RICHARD, C. D. Fisiologia Humana – A Base da medicina. 2ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. SINGI, G.Fisiologia Dinâmica. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. STRANG, K. T. Fisiologia Humana – Os Mecanismos das Funções Corporais. 9ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. |