ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 272 |
4.2.2 |
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IBB 410 |
EMENTA |
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O estágio na formação de professores: unindo teoria e prática. Reflexão sobre o cotidiano da escola de educação básica. Aspectos teórico-práticos do planejamento de ensino de Ciências. Avaliação e caracterização da escola e do projeto político pedagógico da escola. Vivência de situações concretas no processo ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental, incluindo observação, participação e regência. |
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OBJETIVOS |
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Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência). Possibilitar aos licenciandos a vivência e familiarização com alunos e professores do ensino fundamental e com ambiente escolar. Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico; Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA GIL-PEREZ Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. Ed. Da Universidade de São Paulo, 4ª Ed. Revi e Amp., São Paulo, 2008. NUNEZ, Isauro, Beltran. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais. Ed. Sony, 2004. PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 7. T. São Paulo: Cortez, 2006. TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª edição. Porto Alegre, PUC/EMMA. 1986.
COMPLEMENTAR BRASIL. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. São Paulo: MEC/SEE. 1998. HENING, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª T. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 416p. BIANCHI, Anna Cecília Moraes; BIANCHI; ALVARENGA, Mariana; BIANCHI, Roberto. Estágio Supervisionado. 4ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. Ed. Porto Alegre, 2009. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL II
EDUCAÇÃO AMBIENTAL II |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 319 |
4.2.2 |
90 |
IBB 320 |
EMENTA |
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Educação Ambiental Formal. Currículo e Educação Ambiental. Abordagens Pedagógicas e Educação Ambiental. Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no Ensino de Ciências Naturais- Tema Transversal Meio Ambiente: planejamento, implementação e avaliação de propostas para o Ensino Fundamental. Projetos Ambientais Escolares – PRAEs. |
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OBJETIVOS |
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- Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência). - Possibilitar que os licenciandos a vivência com alunos e professore do ensino fundamental, bem como se familiarizem com ambiente escolar. - Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico. - Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, E; MEDINA, N. Amazônia: Uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. Documentos Metodológicos. Brasília: IBAMA, 1994. SANTOS, E.; MEDINA, N. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 2ª T. UNESCO. Conferencia Intergubernamental sobre Educación Ambiental. Tbilisi, 14 – 26 de octubre de 1977. Informe Final. Paris: 1977.
COMPLEMENTAR LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios. Campinas, SP: Papirus, 2011. LUCINI, F.G. Temas Transversales. Madrid, Espanha: Alauda, 1995. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental: curso básico a distância: educação ambiental II. Brasília: MMA, 2001. 2ªed. Ampliada. SANTOS, E. C. Transversalidade e Áreas convencionais. 2ed. Manaus: UEA edições, 2008. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE/SP. Educação Ambiental na Escola Pública. São Paulo: Secretaria de Meio Ambiente, 1994. |
CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FET 153 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
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Educação, cultura, conhecimento e currículo. Perspectivas de formação humana, da criança e do adolescente. Parâmetros e Programas Oficiais Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Metodologia e fases do Planejamento. Operações e Dinâmica de Desenvolvimento, Acompanhamento e Avaliação de currículo.Exercício metodológico em Currículo. |
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OBJETIVOS |
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Desenvolver uma compreensão sobre as principais teorias curriculares e suas implicações na organização do trabalho escolar. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1º. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994. APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo. Brasiliense, 1982. BRASIL. MEC – Secretaira de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia, 1997. COLL. Cesar. Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998.
MOREIRA, A.F.B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas, SP, Papirus, 1990. OLIVEIRA, João Batista Araújo e Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar. São Paulo, Global, 2001. SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000. ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Brasília: Autores Associados, 2004. VEIGA, Ilma P. A e CARDOSI, Maria Helena. Escola fundamental, currículo e ensino. Campinas, São Paulo; Papirus, 1995. COLL, Cesar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo; Ática. 2002. LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo Cortez, 2002.
COMPLEMENTAR SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.
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TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEF 610 |
3.2.1 |
60 |
IEF 102 |
EMENTA |
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Elaboração de material didático para o ensino fundamental, através do desenvolvimento de experimentos básicos em mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e magnetismo. |
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OBJETIVOS |
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- Proporcionar aos futuros professores do Ensino Fundamental uma coleção de experimentos básicos, elaborados com materiais de fácil acesso, em mecânica, termologia, acústica, eletricidade, magnetismo e óptica, para serem aplicados em sala de aula. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA COPELLI, A.M. et al. Física 1, Mecânica. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 1996. COPELLI, A.M. et al. Física 2, Física Térmica, Óptica Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF, 5ª T. Editora EDUSP, 2005. COPELLI, A.M.. et al. Física 3 – Eletromagnetismo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 2005. GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental, 1ª T. Editora Ática, 2003. HEWITT, P.G. Física Conceitual, 9ª T. Editora Bookman, 2002. TREFIL, J.; HAZEN, R.M. Física Viva: uma introdução à física conceitual. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.
COMPLEMENTAR
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.1 a 4, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008. LAVARDA, F.C. et al. Experimentos de Física para o Ensino Médio e Fundamental com Materiais do Dia-a-Dia. UNESP/Bauru. Disponível em: TML://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/.
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INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 410 |
4.2.2 |
90 |
IBB 055, FEF 168 |
EMENTA |
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A Ciência Moderna e o Método Experimental. Reflexões epistemológicas. O método científico: absorção, adoção e rejeição de modelos. Limitações e poderes da ciência. A renovação da Ciência Contemporânea. O ensino de ciências: contextualização histórica. Princípios básicos de metodologia de ensino de ciências: técnica da redescoberta e técnica do problema. Ciências Naturais no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade. Planejamento, implantação e avaliação das atividades de ensino nas séries: 6º ao 9º do Ensino Fundamental. |
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OBJETIVOS |
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Propiciar a vivência de situações concretas do trabalho docente que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teórico-prático, por meio de processo permanente de interação-reflexão-ação; Propiciar o desenvolvimento da prática como componente curricular visando à transposição didática; Aprofundar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, indagar a relevância e pertinência para compreender, planejar, executar e avaliar situações no processo de ensino-aprendizagem. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA ASTOLFI, J-Pierre ; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. 12ª T. São Paulo: Papirus, 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomsom Learning, 2004. GERALDO. A .C. H. Didática de Ciências Naturais. São Paulo: Autores Associados, 2009. COMPLEMENTAR KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: TML, 1987. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005. OLIVEIRA, R. J. a escola e o ensino de ciências. Rio Grande do Sul: UNISINOS, 2000. TEIXEIRA, P. M. M; RAZERA, J. C. C. Ensino de Ciências: pesquisa e pontos de discussão. São Paulo: Komedi, 2009. |