ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 272

4.2.2

 

IBB 410

EMENTA

O estágio na formação de professores: unindo teoria e prática. Reflexão sobre o cotidiano da escola de educação básica. Aspectos teórico-práticos do planejamento de ensino de Ciências. Avaliação e caracterização da escola e do projeto político pedagógico da escola. Vivência de situações concretas no processo ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental, incluindo observação, participação e regência.

OBJETIVOS

Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência).

Possibilitar aos licenciandos a vivência e familiarização com alunos e professores do ensino fundamental e com ambiente escolar.

Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico;

Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

GIL-PEREZ Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. Ed. Da Universidade de São Paulo, 4ª Ed. Revi e Amp., São Paulo, 2008.

NUNEZ, Isauro, Beltran. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais. Ed. Sony, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 7. T. São Paulo: Cortez, 2006.

TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª edição. Porto Alegre, PUC/EMMA. 1986.

 

COMPLEMENTAR

BRASIL. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. São Paulo: MEC/SEE. 1998.

HENING, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª T. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 416p.

BIANCHI, Anna Cecília Moraes; BIANCHI; ALVARENGA, Mariana; BIANCHI, Roberto. Estágio Supervisionado.  4ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. Ed. Porto Alegre, 2009.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 319

4.2.2

90

IBB 320

EMENTA

Educação Ambiental Formal. Currículo e Educação Ambiental. Abordagens Pedagógicas e Educação Ambiental. Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no Ensino de Ciências Naturais- Tema Transversal Meio Ambiente: planejamento, implementação e avaliação de propostas para o Ensino Fundamental. Projetos Ambientais Escolares – PRAEs.

OBJETIVOS

- Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência).

- Possibilitar que os licenciandos a vivência com alunos e professore do ensino fundamental, bem como se familiarizem com ambiente escolar.

- Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico.

- Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, E; MEDINA, N. Amazônia: Uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. Documentos Metodológicos. Brasília: IBAMA, 1994.

SANTOS, E.; MEDINA, N. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 2ª T.

UNESCO. Conferencia Intergubernamental sobre Educación Ambiental. Tbilisi, 14 – 26 de octubre de 1977. Informe Final. Paris: 1977.

 

COMPLEMENTAR

LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios.  Campinas, SP: Papirus, 2011.

LUCINI, F.G. Temas Transversales. Madrid, Espanha: Alauda, 1995.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental: curso básico a distância: educação ambiental II. Brasília: MMA, 2001. 2ªed. Ampliada.

SANTOS, E. C. Transversalidade e Áreas convencionais. 2ed. Manaus: UEA edições, 2008.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE/SP. Educação Ambiental na Escola Pública. São Paulo: Secretaria de Meio Ambiente, 1994.

CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FET 153

4.4.0

60

-

EMENTA

Educação, cultura, conhecimento e currículo. Perspectivas de formação humana, da criança e do adolescente. Parâmetros e Programas Oficiais Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Metodologia e fases do Planejamento. Operações e  Dinâmica de Desenvolvimento, Acompanhamento e Avaliação de currículo.Exercício metodológico em Currículo.

OBJETIVOS

Desenvolver uma compreensão sobre as principais teorias curriculares e suas implicações na organização do trabalho escolar.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1º. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo. Brasiliense, 1982.

BRASIL. MEC Secretaira de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia, 1997.

COLL. Cesar. Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998.

 

MOREIRA, A.F.B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas, SP, Papirus, 1990.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar. São Paulo, Global, 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000.

ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Brasília: Autores Associados, 2004.

VEIGA, Ilma P. A e CARDOSI, Maria Helena. Escola fundamental, currículo e ensino. Campinas, São Paulo; Papirus, 1995.

COLL, Cesar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo; Ática. 2002.

LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo Cortez, 2002.

 

COMPLEMENTAR

SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.

 

TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEF 610

3.2.1

60

IEF 102

EMENTA

Elaboração de material didático para o ensino fundamental, através do desenvolvimento de experimentos básicos em mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e magnetismo.

OBJETIVOS

- Proporcionar aos futuros professores do Ensino Fundamental uma coleção de experimentos básicos, elaborados com materiais de fácil acesso, em mecânica, termologia, acústica, eletricidade, magnetismo e óptica, para serem aplicados em sala de aula.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

COPELLI, A.M. et al. Física 1, Mecânica. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 1996.

COPELLI, A.M. et al. Física 2, Física Térmica, Óptica Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF, 5ª T. Editora EDUSP, 2005.

COPELLI, A.M.. et al. Física 3 – Eletromagnetismo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 2005.

GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental, 1ª T. Editora Ática, 2003.

HEWITT, P.G. Física Conceitual, 9ª T. Editora Bookman, 2002.

TREFIL, J.; HAZEN, R.M. Física Viva: uma introdução à física conceitual. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.

 

COMPLEMENTAR

 

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.1 a 4, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008.

LAVARDA, F.C. et al. Experimentos de Física para o Ensino Médio e Fundamental com Materiais do Dia-a-Dia. UNESP/Bauru. Disponível em: TML://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/.

 

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 410

4.2.2

90

IBB 055, FEF 168

EMENTA

A Ciência Moderna e o Método Experimental. Reflexões epistemológicas. O método científico: absorção, adoção e rejeição de modelos. Limitações e poderes da ciência. A renovação da Ciência Contemporânea. O ensino de ciências: contextualização histórica. Princípios básicos de metodologia de ensino de ciências: técnica da redescoberta e técnica do problema. Ciências Naturais no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade. Planejamento, implantação e avaliação das atividades de ensino nas séries: 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

Propiciar a vivência de situações concretas do trabalho docente que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teórico-prático, por meio de processo permanente de interação-reflexão-ação;

Propiciar o desenvolvimento da prática como componente curricular visando à transposição didática;

Aprofundar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, indagar a relevância e pertinência para compreender, planejar, executar e avaliar situações no processo de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ASTOLFI, J-Pierre ; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. 12ª T. São Paulo: Papirus, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomsom Learning, 2004.

GERALDO. A .C. H. Didática de Ciências Naturais. São Paulo: Autores Associados, 2009.

COMPLEMENTAR

KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: TML, 1987.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005.

OLIVEIRA, R. J. a escola e o ensino de ciências. Rio Grande do Sul: UNISINOS, 2000.

TEIXEIRA, P. M. M; RAZERA, J. C. C. Ensino de Ciências: pesquisa e pontos de discussão. São Paulo: Komedi, 2009.