PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FEF 012 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
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Conceitos do desenvolvimento humano. Fatores determinantes dos processos de desenvolvimento. Principais Teorias. O desenvolvimento da criança e do adolescente no contexto sócio-cultural (físico, cognitivo e sócio-emocional). Tarefas de desenvolvimento na infância e adolescência. Tarefas de desenvolvimento e interesses da vida adulta |
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OBJETIVOS |
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- Compreender o conceito e o objeto da Psicologia. - Compreender os fenômenos psíquicos e os principais aspectos das escolas psicológicas. - Analisar os métodos de psicologia e as bases fisiológicas do comportamento. - Analisar a estruturação dos fenômenos psíquicos. - Motivação, evolução e comportamento. - Conceituar personalidades e identificação de fatores biológicos e sociais do desenvolvimento da personalidade. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA ANDRADE, M.ª Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1994. ASTIVERA, Armando. Metodologia da Pesquisa Científica.Tradução de Maria Helena G. Crespo e Beatriz Marques Magalhães. 8 ed. São Paulo, Globo, 1980. LAKATOS, Eva M.ª, MARCONI, M.ª de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1993. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1992. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 12 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
COMPLEMENTAR
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas, 1993. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. 4 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1979. __. Professora Sim. Tia Não. São Paulo: Olho D’Água, 1993. GORKI, Maximo. Como Aprendi a Escrever. Trad. De Charles Kiefer. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999. PROUST, Marcel. Sobre a Leitura. Tradução de Carlos Vogt. 2 ed. Campinas (SP), 1991. |
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 055 |
3.2.1 |
60 |
- |
EMENTA |
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Elaboração, testagem e análise crítica de propostas (métodos e recursos) de Ensino de Ciências ao nível fundamental, considerando o eixo temático Terra e Universo (o Sistema Solar em escala, Movimentos da Terra, Astronomia básica com materiais simples) e Tecnologia e Sociedade considerando as tecnologias voltadas para a educação e temas atuais. |
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OBJETIVOS |
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- Planejar, estruturar, avaliar propostas educativas (métodos e recursos) pautadas no Eixo temático Terra e Universo e Tecnologia e Sociedade para o Ensino Fundamental, como alternativa de inserção na formação de professores, buscando a construção de práticas inovadoras para o ensino de Ciências Naturais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2001. CANALLE, J.B.G. e OLIVEIRA, I.A.G. Comparação entre os tamanhos dos planetas e do sol. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.11, n.2, p.141-144, 1994. CANALLE, J.B.G. Explicando astronomia básica com bola de isopor. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.11, n.3, p.314-331, 1999. DOLL, J. Metodologia de Ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS. FISHER, L. A Ciência no Cotidiano – Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. São Paulo: Jorge Zahar.
COMPLEMENTAR HENGEMUHLE, A. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Vozes PINTO, S.P. e VIANNA, D.M. Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de astronomia nas séries iniciais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p.71-86, 2007. PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4ª Edição, São Paulo, SP, Edições Loyola, 256p. 2002. SANTOS, E. C. 2008. Interdisciplinaridade: Necessidade das ciências modernas. In: Santos, E. C. Transversalidade e áreas convencionais. Editora Valer, Amazonas, Manaus. 87-107p. |
MATEMÁTICA ELEMENTAR
MATEMÁTICA ELEMENTAR I |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEM 110 |
4.4.0 |
60 |
IEM 722 |
EMENTA |
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Arcos e Ângulos. Ângulos Côngruos. Funções Trigonométricas. Leis do Seno e do Cosseno. Relações Trigonométricas. Identidades Trigonométricas. Equações Trigonométricas. Números Complexos. Representação de Números Complexos. Módulo. Fórmula de Moivre. Potências e Raízes de Números Complexos. |
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OBJETIVOS |
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- Conhecer os conceitos relativos a Arcos e Ângulos, Funções Trigonométricas e Números Complexos utilizá-los em aplicações matemáticas envolvendo os mesmos. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA IEZZI, Gelson. 1993. Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 3 e 6 – 7. São Paulo: Atual.
COMPLEMENTAR CARMO, M. P.; MORGADO, A.; WAGNER, E.. 2001. Trigonometria e Números Complexos. Publicação SBM.
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ECOLOGIA
ECOLOGIA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 057 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
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Conceitos Básicos em Ecologia. História da Terra e Biogeografia. Fundamentos da Ecologia de Populações, de Comunidades e de Ecossistemas. Conservação da Biodiversidade, Homem e Meio Ambiente. |
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OBJETIVOS |
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- Garantir aos alunos a compreensão dos principais conceitos da ecologia. Garantir o entendimento dos processos ecológicos associados aos diferentes níveis de organização desde organismo, a unidade fundamental da ecologia, até as comunidades e ecossistemas. - Ao mesmo tempo, tornar o aluno consciente de que os processos ecológicos devem ser entendidos em um contexto evolutivo. - Estimular o pensamento crítico dos estudantes sobre a construção do conhecimento científico e propiciar ferramentas para o ensino da ecologia no ensino fundamental e médio. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA Ricklefs, R.E. 2011. A Economia da Natureza. 6ª edição. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Begon, M.; Townsend C.R.; Harper, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4a edição.
COMPLEMENTAR Arango, N.; Chaves, M.E.; Feinsinger, P. 2002. Guía metodológica para T enseñanza de TMLlóg são T TML de T escuela. Audubon, Programa para América Latina e Caribe. |
UNIVERSO
UNIVERSO |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEF 040 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
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As primeiras tentativas de compreender o universo. A cosmologia e o desenvolvimento da gravitação. Movimentos da Terra e suas TMLlógicos. Estações do ano. Os eclipses. O sistema solar. Estrelas e evolução estelar. |
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OBJETIVOS |
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Familiarizar os alunos com os fundamentos da astronomia e com os diversos modelos explicativos do universo, tornando-os capazes de desenvolver materiais e/ou propostas para o ensino de temas relacionados à astronomia. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA
KEPLER, O.; SARAIVA, M.F. Astronomia e Astrofísica. 2ª T. Editora Livraria da Física, 2004. MORAIS, A.M.A. Gravitação e cosmologia – uma introdução. 1ª T. Editora Livraria da Física, 2010. OBSERVATÓRIO NACIONAL. Material de apoio do Curso de Cosmologia, modalidade Ensino a Distância, 2008. Disponível em: TML://www.on.br/site_edu_dist_2008/site/TML.html. Acesso: 01.03.2010. OBSERVATÓRIO NACIONAL. Material de apoio do Curso de Evolução Estelar, modalidade Ensino a Distância, 2011. Disponível em: TM.on.br/site_edu_dist_2011/site/TML_ee.html. Acesso: 07.05.2011. ROSA, R. Astronomia Elementar. Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1989. SILK, J. O Big Bang: A Origem do Universo. Editora Universidade de Brasília, 1985.
COMPLEMENTAR CHERMANN, A. e VIEIRA, F. O tempo que o Tempo Tem. Jorge Zahar Editor, 2008.
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