QUÍMICA ORGÂNICA

QUÍMICA ORGÂNICA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEQ 151

3.2.1

60

IEQ 024

EMENTA

Teórica:

Importância do Estudo da Química Orgânica. Fundamentos de Química aplicados aos Compostos Orgânicos. Teorias da Ligação de Valência e do Orbital Molecular em Química Orgânica. Interações intermoleculares envolvendo compostos orgânicos. Principais classes funcionais orgânicas: Nomenclatura e Propriedades: hidrocarbonetos saturados, insaturados e aromáticos, TMLló, haletos de alquila, compostos organometálicos, éteres, epóxidos, sulfetos, compostos carbonílicos e nitrogenados. Estereoquímica. Reações Ácido-Base envolvendo compostos orgânicos. Reações SN1, SN2, E1, E2, SEAr e SNAr. Reações de adição à carbonila, de substituição alfa à carbonila, de adição seguida de eliminação e de condensação envolvendo compostos carbonílicos.

 

Experimental:

Métodos de purificação e separação: recristalização, destilação, extração, partição e cromatografia. Sínteses de compostos orgânicos: reações de formação de ligações carbono-carbono, reação de esterificação de condensação envolvendo compostos carbonílicos, reações de SN1, SN2, E1, E2 envolvendo haletos de alquila e reações de SEAr e SNAr envolvendo derivados de arila.

OBJETIVOS

- Estudar a nomenclatura, estrutura química, propriedades físicas e reações químicas envolvendo hidrocarbonetos saturados, insaturados e aromáticos, TMLló, haletos de alquila, compostos organometálicos, éteres, epóxidos, sulfetos, compostos carbonílicos e nitrogenados.

- Orientar estudos em Estereoquímica.

- Estudar os modelos de ácidos de Brønsted-Lowry e Lewis aplicado a compostos orgânicos.

- Abordar os mecanismos de reações para a SN1, SN2, E1 e E2.

- Orientar os mecanismos de substituições nucleofílicas e eletrofílicas aromáticas.

- Abordar os mecanismos de adição nucleofílica, substituição alfa e condensação aldólica envolvendo aldeídos e cetonas.

- Abordar os mecanismos de substituição em grupamento acila de ácidos carboxílicos e seus derivados, bem como substituição alfa e condensação de Claisen.

- Ensinar técnicas modernas para sintetizar, separar e purificar compostos orgânicos.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

McMURRY, J. Química Orgânica, vol. 01 e 02, 6a T., São Paulo, editora Pioneira Thomson Learning, 2006.

SOLOMONS, G. & FRYHLE, C. Química Orgânica, vol. 01 e 02, 9a T., Rio de Janeiro, editora LTC, 2007.

PAVIA, D. L. et al., Química Orgânica Experimental, 2a T., Porto Alegre, editora Bookman, 2009.

ALLINGER, N. L., et al., Química Orgânica, Rio de Janeiro, 1978.

MORRISON, R. T. &  BOYD, R. N. Química Orgânica, Lisboa, editora Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.

 

COMPLEMENTAR

BRUICE, P. Y. Química Orgânica, vol. 01 e 02, 4a T., São Paulo, editora Pearson Prentice Hall, 2003.

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FEF 022

4.4.0

60

FEF 012

EMENTA

Psicologia da Aprendizagem. Conceituação. Teorias. Formas ou tipos de transferência. Retenção e esquecimento. Motivação: Natureza, fontes e importância.

OBJETIVOS

- Conhecer os processos básicos do comportamento humano tendo como aporte os conhecimentos da psicologia para a compreensão dos problemas psicológicos que possam interferir no processo de ensino-aprendizagem.

- Conhecer as diferentes orientações teóricas a cerca da psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, ampliando sua compreensão sobre o desenvolvimento psicológico das diferentes etapas do crescimento e sua interseção com a prática pedagógica.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

AJURIAGUERRA, J. Manual de Psiquiatria Infantil. Masson/Atheneu. Rio de Janeiro, 1988.

AIRES, P. História Social da Criança e da Família. Zahar. Rio de Janeiro, 1981.

BEE, H. A Criança em Desenvolvimento. Harbra. São Paulo, 1983.

ERIKSON, Erik H. Identidade, Juventude e Crise. Zahar. Rio de Janeiro, 1972.

ERIKSON, Erik H. Infância e Sociedade.  Zahar. Rio de Janeiro, 1976.

 

COMPLEMENTAR

BALDWIN. Teorias do Desenvolvimento da Criança. Pioneira. São Paulo, 1973.

GARRISON, Karl., C. KINGSTON, Albert J. BERNARD, Harold W.  Psicologia da Criança. São Paulo. Ibrasa, 1979.

PIKUNAS, Justin. Desenvolvimento Humano: Uma Ciência Emergente. McGraw Hill. São Paulo, 1979.

RAPPAPPORT, C. R.; FIORI, WR. E DAVIS, C. Psicologia do Desenvolvimento.  Vol. 1 a 4. São Paulo. EPU, 1981.

FUNDAMENTOS DE ANATOMIA

FUNDAMENTOS DE ANATOMIA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 034

3.2.1

60

IBM 622

EMENTA

Anatomia geral do corpo humano. Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Noções gerais sobre os sistemas: Locomotor, Nervoso, Digestório, Urogenital, Circulatório e Respiratório.

OBJETIVOS

- Identificar sistemas, órgãos e estruturas do corpo humano.

- Conhecer e aplicar a Terminologia Anatômica;

- Relacionar os diversos órgãos e estruturas com suas funções gerais;

- Pesquisar sobre as relações entre a Anatomia Humana e outras disciplinas do curso permitindo uma abordagem multidisciplinar.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

CARNEIRO, A.L.B. Fundamentos de Anatomia Humana. In: Coleção Educação Física EaD: curso de licenciatura. Manaus, 2009. Módulo I: Caderno 3.p.59-121.

DRAKE, R.L.; VOGL, W.; MITCHELL, A.W. Gray’s Anatomia para Estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MACHADO, B.M.A; Neuroanatomia Funcional. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2000.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica Internacional. Manole. 157p.

TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 1056p.

SCHÜNKE, M.; SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U.; VOLL, M.; WESKER, K. Prometheus, Atlas de Anatomia: Anatomia Geral e Aparelho Locomotor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006

COMPLEMENTAR

NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 2ª T. Porto Alegre: Artmed, 2000.

NETTER, F. H. Atlas Interativo de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed, 1998. Cd-Rom.

TANK, P. W. Atlas de Anatomia Humana – Porto Alegre; Artmed, 2009.

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL A

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL A

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEF 101

5.4.1

90

IEM 722

EMENTA

Teórica:

 

O que é Física? Cinemática da partícula. Dinâmica da partícula. Trabalho, energia e a conservação da energia. Conservação do momento linear. Rotações e conservação do momento angular. Mecânica dos fluidos. Oscilações e ondas. Temperatura, calor e a primeira lei da termodinâmica. Entropia e a segunda lei da termodinâmica.

 

Experimental:

 

Medidas físicas. Lei de Hooke. Queda livre. Leis de Newton. Colisões. Torque e momento angular. Princípio de Arquimedes. Pêndulo simples. Ressonância e velocidade do som no ar. Dilatação térmica. Calorimetria.

OBJETIVOS

- - Reconhecer a Física como ciência natural, presente no dia-a-dia.

- Relacionar os conceitos físicos com as leis da Física.

- Apresentar noções básicas dos assuntos propostos na ementa e sua utilização em atividades experimentais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.1 e 2, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008.

HEWITT, P.G. Fundamentos de física conceitual, 1ª T. Editora Bookman, 2008.

TIPLER, P.A. e MOSCA, G. Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica, 5ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2006. (Física para Cientistas e Engenheiros, v.1).

 

COMPLEMENTAR

NUSSENZVEIG, H.M. Mecânica, 4ª T. Editora Edgard Blücher Ltda, 2004. (Curso de Física Básica, v.1).

NUSSENZVEIG, H.M. Fluidos, oscilações e ondas: calor, 3ª T. Editora Edgard Blücher Ltda, 2000. (Curso de Física Básica, v.2).

 

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEQ 024

5.4.1

90

-

EMENTA

Teórica:

Estrutura Atômica. Propriedades Periódicas. Ligações Químicas. Fórmulas e Equações Químicas. Sólidos. Líquidos. Metais de Transição

 

Experimental:

Noções elementares de segurança. Introdução ao tratamento de dados experimentais. Técnicas Básicas de Laboratório. Reações Químicas: aspectos qualitativos e quantitativos. Propriedades Macroscópicas diretamente relacionadas com a estrutura eletrônica. Compostos dos grupos I a III. Hidrogênio. Nitrogênio. Oxidação e Redução: Aspectos qualitativos e quantitativos. Compostos de Coordenação

OBJETIVOS

- Proporcionar uma compreensão clara dos conceitos fundamentais da Química.

- Relacionar os conteúdos teóricos e a evolução conceitual das teorias químicas.

- Apresentar noções básicas de estrutura, reatividade, classificação periódica, comportamento da matéria de acordo com os estados físicos.

- Fornecer conhecimentos básicos sobre a utilização de laboratório de Química.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

Teoria

BROWN, T. L; LE MAY Jr., H. E.; BURSTEN, B. E. Química: A Ciência Central. 9ª T. São Paulo, editora Pearson Education do Brasil, 2007.

LEE, J. D. Química Inorgânica Não Tão Concisa, 5ª Edição, editora Edgard Blücher Ltda., 1999.

SANTOS FILHO, P. F. Estrutura Atômica e Ligação Química, São Paulo, editora da UNICAMP, 1999.

SHRIVER, D. F. & ATKINS, P. W. Química Inorgânica. Porto Alegre, 4ª T., editora Bookman, 2005.

Prática

FLACH, S. E. Introdução à Química Inorgânica Experimental. 2ª T. 1980.

 

COMPLEMENTAR

BARROS, H. L. C. Química Inorgânica – Uma Introdução. Belo Horizonte, editora da UFMG, 2001

LEE, J. D. Química Inorgânica Não Tão Concisa, 5ª Edição, editora Edgard Blücher Ltda., 1999.

SILVA, J. C. G. Manual de Química Inorgânica. Niterói, editora da UFF, 1990.

SILVA, R. R.; BOCCHI, N.; ROCHA FILHO, R. C. Introdução à Química Experimental. São Paulo, editora McGraw-Hill, 1990.

TANAKA, A. S. Química Geral Experimental, 1ª edição, São Paulo, editora Freitas Bastos.