METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL
METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 046 |
2.2.0 |
30 |
- |
EMENTA |
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O planejamento da pesquisa. Abordagens à pesquisa educacional. Classificação da pesquisa. Coleta e Análise de dados quantitativos e qualitativos da pesquisa; Escrevendo os resultados da pesquisa. Elaboração apresentação do Relatório de Pesquisa. Como elaborar artigos para publicação. |
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OBJETIVOS |
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- Contribuir para o conhecimento do planejamento e execução de pesquisa em educação, considerando os aportes teóricos necessários para a formação do professor pesquisador em Ensino de Ciências. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia Científica ao alcance de todos. 4ed. Manaus: Editora Valer, 2010. HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia Científica. Caderno de Textos e Técnicas. Rio de Janeiro: Agir, 2002, 7 ed. LÜCK, Heloisa. Metodologia de projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. São Paulo: Vozes, 2003. MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. SILVA, Edna Lúcia . Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. Edição. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC,2001.
COMPLEMENTAR MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ed. São Paulo: Atlas, 2002. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985. |
MATEMÁTICA BÁSICA
MATEMÁTICA BÁSICA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEM 722 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
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Produtos Notáveis e Fatoração de Polinômios. Estudo dos sinais das Funções de 1º e 2º Graus e Modulares com gráficos. Funções Trigonométricas. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Álgebra Matricial e Sistemas de Equações Lineares. Sequências de Números Reais. |
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OBJETIVOS |
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- Revisar os principais tópicos de matemática básica do ensino médio visando a docência; |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA IEZZI, G. 1993. Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 3 e 6 – 7. São Paulo: Atual, 1993. CARMO, M. P.; MORGADO, A.; WAGNER, E.. 2001. Trigonometria e Números Complexos. Publicação SBM. LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P. A Matemática do Ensino Médio, volumes 1, 2 e 3. COMPLEMENTAR DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar, volumes 1, 2 e 3.
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LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IHP 184 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
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Fonética e fonologia. Conceitos fundamentais. Fonéticos. O aparelho fonador. O sistema de vogais e consoantes do português do Brasil. Características fonológicas do português do Brasil. |
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OBJETIVOS |
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Conceituar fonética e fonologia e delimitar seu campo de estudo; Conhecer o papel da fonética como ciência subsidiária da fonologia na descrição da língua; Identificar, descrever e classificar os fonemas da Língua Portuguesa; Distinguir fonemas de alofone; Analisar dos padrões silábicos dos Português; Reconhecer construções fonológicas maiores do que a sílaba e proceder à distribuição de acentos; Identificar fenômenos de juntura; Realizar transcrição fonético-fonológia |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA BECHARA, E. (1999). Moderna Gramática Portuguesa. Edição revistas e ampliada. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. CUNHA, C & L. CINTRA (1985). Breve Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João de Sá da Costa. MATEUS, M. H., A. M. BRITO, I. DUARTE & I. H. FARIA (1989). Gramática da Língua Portuguesa. 2ª edição revistas e aumentada. Lisboa. Caminho. (3ª edição, 1992).
COMPLEMENTAR
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2006. CARVALHO, Sérgio Waldeck de; SOUZA, Luiz Marques. Compreensão e produção de textos. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. São Paulo: Ática, 2006. JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1974. PERROTTI, Edna M. Barian. Superdicas para escrever bem diferentes tipos de texto. Rio de Janeiro; Saraiva,2009. TREVISAN, Zizi. As malhas do texto. São Paulo: Clíper, 1998. |
ENSINO DE CIÊNCIAS E SOCIEDADE
ENSINO DE CIÊNCIAS E SOCIEDADE |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB043 |
2.2.0 |
30 |
- |
EMENTA |
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O professor de Ciências Naturais e a Sociedade: importância, formação e mercado de trabalho. A prática docente em Ciências Naturais. Ensino de Ciências e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O Livro didático para o Ensino de Ciências: sua adequação aos PCN e ao contexto local; Dificuldades e perspectivas no Ensino de Ciências Naturais. Estratégias didáticas para o Ensino de Ciências Naturais: análise e propostas. |
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OBJETIVOS |
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- Sensibilizar os alunos em formação quanto à importância do professor de Ciências Naturais no contexto da popularização da Ciência, considerando que o mesmo está capacitado a estimular o pensamento científico nas novas gerações, tendo como base um método dinâmico e crítico que lhe é peculiar e direcionado ao objeto principal do seu oficio, o Ensino de Ciências. - Conhecer as estratégias didáticas e analisar a contribuição para o ensino-aprendizagem na disciplina de Ciências Naturais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA BASTOS, Roberto Nardi, Fernando, Renato Eugênio da Silva Diniz. Pesquisando em Ensino de Ciências- Contribuições para a Formação de Professores. 5 ed. – São Paulo: Escrituras Editora, 2004. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental: MEC/ SEF, 1998, 174p. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. FOUREZ, Gérard. A construção das Ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. HENING, Georg, J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª edição, Porto Alegre, Mercado Alberto, 1994 COMPLEMENTAR CARRIJO, Inês Luci Machado. Do professor “ideal(?) de ciências ao professor possível. Araraquara: Araraquara JM Editora, 1999. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org). Currículo de Ciências em debate. Campinas, SP: Papirus, 2004. NARDI, Roberto. Pesquisas em Ensino de Ciências. 5ª T. São Paulo: Escritura editora, 2004. PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise (Org.). Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos: EDUFSCar, 2008. WARD, Helen; RODEN, Judith; HEWLETT, Claire; FOREMAN, Julie. Ensino de Ciências. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2010. |
BIOLOGIA CELULAR
BIOLOGIA CELULAR |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBM 622 |
3.2.1 |
60 |
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EMENTA |
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Histórico da Biologia Celular. Origem da vida: de moléculas a organismos multicelulares. Organização de componentes (estruturas e função). Núcleo e transmissão de informação genética. Destino de proteínas. Sinalização Celular. Matriz extracelular. Células germinativas e fertilização. Microscopia e métodos de estudo em Biologia Celular. |
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OBJETIVOS |
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- Estudar a estrutura, a função e a localização dos componentes celulares. - Analisar a inter-relação entre os diversos sistemas e componentes celulares. - Treinar os alunos na pratica citológica, envolvendo-os em atividades práticas relacionadas ao campo das ciências |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. 2004. Biologia Molecular da Célula, 5ª edição, Artmedica. CROSS, P.C. & MERCER, K.L. 1993. Cell and Tissue Ultrastructure – A Functional Perspective, 1ª edição, Freeman. JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J. 2008. Histologia Básica – Texto/ Atlas 11ª edição Guanabara Koogan. KIERSZENBAUM, A.L. 2008. Histologia e Biologia Celular, 2ª edição, Elsevier.
COMPLEMENTAR COOPER, G.M.; HUASMAN, R.E. 2007. A célula. Uma abordagem molecular. 4th ed. ASM Press. Sunderland. NELSON, D.; COX, M. LEHNINGER. 2011. Princípios de Bioquímica. 5a edição. Editora Elsevier. LODISH, H.; BERK, A.; ZIPURSKY, S.L.; MATSUDAIRA, P.; BALTIMORE, D. & DARNELL, J. 2004. Biologia Celular, 5ª edição, Artmedica. |