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FUNDAMENTOS DE ANATOMIA
FUNDAMENTOS DE ANATOMIA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 034 |
3.2.1 |
60 |
IBM 622 |
EMENTA |
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Anatomia geral do corpo humano. Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Noções gerais sobre os sistemas: Locomotor, Nervoso, Digestório, Urogenital, Circulatório e Respiratório. |
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OBJETIVOS |
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- Identificar sistemas, órgãos e estruturas do corpo humano. - Conhecer e aplicar a Terminologia Anatômica; - Relacionar os diversos órgãos e estruturas com suas funções gerais; - Pesquisar sobre as relações entre a Anatomia Humana e outras disciplinas do curso permitindo uma abordagem multidisciplinar. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA CARNEIRO, A.L.B. Fundamentos de Anatomia Humana. In: Coleção Educação Física EaD: curso de licenciatura. Manaus, 2009. Módulo I: Caderno 3.p.59-121. DRAKE, R.L.; VOGL, W.; MITCHELL, A.W. Gray’s Anatomia para Estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. MACHADO, B.M.A; Neuroanatomia Funcional. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2000. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia Anatômica Internacional. Manole. 157p. TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 10ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 1056p. SCHÜNKE, M.; SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U.; VOLL, M.; WESKER, K. Prometheus, Atlas de Anatomia: Anatomia Geral e Aparelho Locomotor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006 COMPLEMENTAR NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 2ª T. Porto Alegre: Artmed, 2000. NETTER, F. H. Atlas Interativo de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artmed, 1998. Cd-Rom. TANK, P. W. Atlas de Anatomia Humana – Porto Alegre; Artmed, 2009. |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FEF 022 |
4.4.0 |
60 |
FEF 012 |
EMENTA |
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Psicologia da Aprendizagem. Conceituação. Teorias. Formas ou tipos de transferência. Retenção e esquecimento. Motivação: Natureza, fontes e importância. |
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OBJETIVOS |
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- Conhecer os processos básicos do comportamento humano tendo como aporte os conhecimentos da psicologia para a compreensão dos problemas psicológicos que possam interferir no processo de ensino-aprendizagem. - Conhecer as diferentes orientações teóricas a cerca da psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, ampliando sua compreensão sobre o desenvolvimento psicológico das diferentes etapas do crescimento e sua interseção com a prática pedagógica. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA AJURIAGUERRA, J. Manual de Psiquiatria Infantil. Masson/Atheneu. Rio de Janeiro, 1988. AIRES, P. História Social da Criança e da Família. Zahar. Rio de Janeiro, 1981. BEE, H. A Criança em Desenvolvimento. Harbra. São Paulo, 1983. ERIKSON, Erik H. Identidade, Juventude e Crise. Zahar. Rio de Janeiro, 1972. ERIKSON, Erik H. Infância e Sociedade. Zahar. Rio de Janeiro, 1976.
COMPLEMENTAR BALDWIN. Teorias do Desenvolvimento da Criança. Pioneira. São Paulo, 1973. GARRISON, Karl., C. KINGSTON, Albert J. BERNARD, Harold W. Psicologia da Criança. São Paulo. Ibrasa, 1979. PIKUNAS, Justin. Desenvolvimento Humano: Uma Ciência Emergente. McGraw Hill. São Paulo, 1979. RAPPAPPORT, C. R.; FIORI, WR. E DAVIS, C. Psicologia do Desenvolvimento. Vol. 1 a 4. São Paulo. EPU, 1981. |
QUÍMICA ORGÂNICA
QUÍMICA ORGÂNICA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEQ 151 |
3.2.1 |
60 |
IEQ 024 |
EMENTA |
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Teórica: Importância do Estudo da Química Orgânica. Fundamentos de Química aplicados aos Compostos Orgânicos. Teorias da Ligação de Valência e do Orbital Molecular em Química Orgânica. Interações intermoleculares envolvendo compostos orgânicos. Principais classes funcionais orgânicas: Nomenclatura e Propriedades: hidrocarbonetos saturados, insaturados e aromáticos, TMLló, haletos de alquila, compostos organometálicos, éteres, epóxidos, sulfetos, compostos carbonílicos e nitrogenados. Estereoquímica. Reações Ácido-Base envolvendo compostos orgânicos. Reações SN1, SN2, E1, E2, SEAr e SNAr. Reações de adição à carbonila, de substituição alfa à carbonila, de adição seguida de eliminação e de condensação envolvendo compostos carbonílicos.
Experimental: Métodos de purificação e separação: recristalização, destilação, extração, partição e cromatografia. Sínteses de compostos orgânicos: reações de formação de ligações carbono-carbono, reação de esterificação de condensação envolvendo compostos carbonílicos, reações de SN1, SN2, E1, E2 envolvendo haletos de alquila e reações de SEAr e SNAr envolvendo derivados de arila. |
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OBJETIVOS |
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- Estudar a nomenclatura, estrutura química, propriedades físicas e reações químicas envolvendo hidrocarbonetos saturados, insaturados e aromáticos, TMLló, haletos de alquila, compostos organometálicos, éteres, epóxidos, sulfetos, compostos carbonílicos e nitrogenados. - Orientar estudos em Estereoquímica. - Estudar os modelos de ácidos de Brønsted-Lowry e Lewis aplicado a compostos orgânicos. - Abordar os mecanismos de reações para a SN1, SN2, E1 e E2. - Orientar os mecanismos de substituições nucleofílicas e eletrofílicas aromáticas. - Abordar os mecanismos de adição nucleofílica, substituição alfa e condensação aldólica envolvendo aldeídos e cetonas. - Abordar os mecanismos de substituição em grupamento acila de ácidos carboxílicos e seus derivados, bem como substituição alfa e condensação de Claisen. - Ensinar técnicas modernas para sintetizar, separar e purificar compostos orgânicos. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA McMURRY, J. Química Orgânica, vol. 01 e 02, 6a T., São Paulo, editora Pioneira Thomson Learning, 2006. SOLOMONS, G. & FRYHLE, C. Química Orgânica, vol. 01 e 02, 9a T., Rio de Janeiro, editora LTC, 2007. PAVIA, D. L. et al., Química Orgânica Experimental, 2a T., Porto Alegre, editora Bookman, 2009. ALLINGER, N. L., et al., Química Orgânica, Rio de Janeiro, 1978. MORRISON, R. T. & BOYD, R. N. Química Orgânica, Lisboa, editora Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.
COMPLEMENTAR BRUICE, P. Y. Química Orgânica, vol. 01 e 02, 4a T., São Paulo, editora Pearson Prentice Hall, 2003. |
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS II
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS II |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 059 |
3.2.1 |
60 |
IBB 055 |
EMENTA |
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Elaboração, testagem e análise crítica de propostas (métodos e recursos) de Ensino de Ciências ao nível fundamental, considerando os eixos temáticos Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade (evolução biológica das formas de vida, das suas interações, da biodiversidade e dos ecossistemas; evolução do homem, da tecnologia e da sociedade; aspectos econômicos, políticos, sociais e históricos sobre a questão ambiental). Desenvolvimento de trabalhos de campo em parques urbanos e na cidade como método para desenvolver estes eixos temáticos de forma integrada. A análise de dados e a comunicação científica no Ensino Fundamental. |
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OBJETIVOS |
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- Planejar, estruturar, avaliar propostas educativas (métodos e recursos) pautadas no Eixo temático Vida e Ambiente e Tecnologia e Sociedade para o Ensino Fundamental, como alternativa de inserção na formação de professores, buscando a construção de práticas inovadoras para o ensino de ciências nos currículos. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2001. DOLL, J. Metodologia de Ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS. FISHER, L. A Ciência no Cotidiano – Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. São Paulo: Jorge Zahar. PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4ª Edição, São Paulo, SP, Edições Loyola, 256p. 2002.
COMPLEMENTAR
HENGEMUHLE, A. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Vozes |