Home
ZOOLOGIA GERAL
ZOOLOGIA GERAL |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 065 |
3.2.1 |
60 |
IBM 622 |
EMENTA |
|||
Diversidade e evolução animal. Código de Nomenclatura Zoológica. Caracteres gerais, morfologia, biologia, ecologia, filogenia e diversidade dos acelomados, pseudocelomados, moluscos, anelídeos, artrópodes, hemicordados e cordados. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Criar uma cultura Zoológica básica preparando o aluno para as disciplinas curriculares que envolvam aspectos de Zoologia aplicada. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA HICKMAN, C.P.Jr.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. (2004). Princípios Integrados de Zoologia. 11ª T., Editora Guanabara-Koogan S.A., Rio de Janeiro. HILDEBRAND, M.; GOSLOW, G. (2006). Análise da estrutura dos vertebrados. 2ª edição. Atheneu Editora, SP. POUGH, H.; JANIS, C.M.; HEISER, J.B. (2008). A Vida dos Vertebrados. 4ª edição. Atheneu Editora, SP. RIBEIRO-COSTA, C.S.; ROCHA, R.M. (2006) Invertebrados: manual de aulas práticas. 2ª edição. Holos Editora, Ribeirão Preto. RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNERS, R.D. (2005). Zoologia dos Invertebrados. 7ª edição. Ed. Roca. São Paulo. 1145 p.
COMPLEMENTAR LIMA, A.P.; MAGNUSSON, W.E.; MENIN, M.; ERDTMANN, L.K.; RODRIGUES, D.J.; KELLER, C.; HÖDL, W. (2006). Guia de sapos da Reserva Adolpho Ducke – Amazônia Central / Guide to the frogs of Reserva Ducke – Central Amazonia. Áttema, Manaus. ORR, R.T. (1986). Biologia dos Vertebrados. 5ª edição. Livr.Roca ,SP. SANTOS, G.; FERREIRA, E.; ZUANON, J. (2006). Peixes Comerciais de Manaus. IBAMA, Pró-Várzea. SZPILMAN, M. (2000). Peixes marinhos do Brasil: guia prático de identificação. Aqualittera e Mauad Editora, RJ. SZPILMAN, M. (2004). Tubarões no Brasil: guia prático de identificação. Aqualittera e Mauad Editora, RJ.
|
BIOESTATÍSTICA
BIOESTATÍSTICA |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEE 006 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
|||
Método científico e método estatístico. População e amostra. Coleta de dados. Apuração e apresentação de dados. Medidas de tendência central e de dispersão. Correlação. Regressão. Estimação. Testes de hipóteses. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Adquirir noção dos conceitos básicos de estatística. - Apresentar técnicas de coleta, organização e descrição de informações. - Resumir e analisar informação coletada através de medidas de posição e variabilidade. - Relacionar numericamente duas variáveis. - Introduzir o conceito de previsão estatística. - Estimar parâmetros e testar hipóteses. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA HOEL, Paul G. Estatística Elementar. São Paulo/BR: Ed. Atlas, 1981. VIEIRA, Sônia. Introdução a Bioestatística. 2ª T. Rio de Janeiro/BR: Ed. Campus, 1991.
COMPLEMENTAR LARSON, R., FARBER, B., Estatística Aplicada. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 1998.
|
BOTÂNICA
BOTÂNICA |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 056 |
3.2.1 |
60 |
IBM 622 |
EMENTA |
|||
Classificação, evolução, biologia, formas de vida, estrutura e função dos diferentes grupos vegetais. Adaptações das angiospermas aos diferentes ambientes, baseando-se na morfoanatomia e na fisiologia vegetal. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Proporcionar o conhecimento básico da organização dos organismos que compõem as briófitas, plantas vasculares sem sementes, gimnospermas e angiospermas, relacionando a estrutura à função e adaptação. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA ESAU, K. Anatomia das Plantas com Sementes, tradução: Berta Lange de Morretes. São Paulo: Edgard Blucherd. 1974. 293p. FERRI, M.G. Fisiologia Vegetal, Vol. I e II. São Paulo, EPU/EDUSP, 1986. RAVEN, P. H. Biologia Vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 906p. RIBEIRO, J. E. L. S.; HOPKINS, M. J. G.; VICENTINI, A.; SOTHERS, C.; COSTA, M. A.; MARTINS, L. H. P.; LOHMANN, L. G.; ASSUNÇÃO, P. A. C. L.; PEREIRA, E.; SILVA, C. F.; MESQUITA, M. R., PROCÓPIO, L. C. Flora da Reserva Ducke. Guia de identificação das plantas de uma floresta de terra-firme na Amazônia Central. Manaus: INPA, 1999. 816p.
COMPLEMENTAR APEZZATO-DA-GLÓRIA, B.; CARMELLO-GUERREIRO, S. M. Anatomia Vegetal, 2ª T. Viçosa: Editora UFV. 2006. 438p. GONÇALVES G. E.; LORENZI, H. Morfologia Vegetal: Organonografia e Dicionário Ilustrado de Morfologia das Plantas Vasculares, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2011. KERBAUY, G. B. Fisiologia vegetal. São Paulo: Guanabara Koogan. 2004.472p. LARCHER,W. Ecofisiologia vegetal. Tradução de Carlos Henrique B. A. Prado.São Carlos: RiMa, 2000, 531p. SOUZA, V. C.; LORENZI, H. Botânica Sistemática: Guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas nativas e exóticas no Brasil, baseado em APG II, 2 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008. |
DIDÁTICA
DIDÁTICA |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FET 168 |
4.4.0 |
60 |
FEF 022 |
EMENTA |
|||
Conceituações e concepções de organização do ensino e aprendizagem. Bases Psicológicas, Epistemológicas e Culturais da Aprendizagem. O processo didático, a interdisciplinaridade e a prática pedagógica. A relação forma e conteúdo. A transposição e os elementos da organização didática: objetivos, conteúdos/habilidades/atitudes, metodologias, mediações e recursos, Avaliação. Organização das experiências de ensino e aprendizagem. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Conhecer as concepções e renovações pedagógicas, as compreensões de ensino/ aprendizagem, os paradigmas curriculares existentes e suas relações com o trabalho escolar, bem como as diferentes formas que podem ser utilizadas peloprofessor em suas atividades de ensino, pesquisa e inovação tecnológica. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. Petrópolis, Vozes, 1986. FREIRE, Paulo. Ensinar-aprender. Leitura do mundo-leitura da palavra. In. Professor sim, tia neitura do mundo-leitura da palavra983.eto de aned. So MORAES, Rsim, tia neitu ). A sala de aula: que espaa do mund. 5. T. Campinas. SP. Papirus. 1991 OLIVEIRA, Maria Rita N.S. (ORG.). A sala de aula como objeto de são. –leitura da didavra9. In. Did aula como objeto de são. –leitura da didCampinas.SP. Papirus. 1993. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. SP. Cortez. 1983.
COMPLEMENTAR FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. SP. Moraes, 1980 GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. SP. Ática S/A. 1987 GHIRALDELLI Jr., Paulo. O que é pedagogia (Coleção Primeiros Passos). SP. Brasiliense. 1987 NLDELCOFF, Maria 1. Uma didática que surja de nós mesmos. In. Ciências sociais na escola. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Um Passo da prática pedagógica do professor de didática. SP.Papirus. 1989. |