Home
EDUCAÇÃO AMBIENTAL I
EDUCAÇÃO AMBIENTAL I |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 320 |
3.2.1 |
60 |
|
EMENTA |
|||
A questão ambiental no contexto contemporâneo. Concepção de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Relações Históricas entre Sociedade/ Ambiente e Educação. Educação Ambiental: Evolução, marcos referenciais nacionais e internacionais. Função, objetivos e princípios norteadores. Legislação e Educação Ambiental. Educação Ambiental Não Formal: Gestão Ambiental Participativa. Estudo de Caso. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Reconhecer a dimensão e a complexidade da questão ambiental. Discutir os paradigmas Emergentes – Desenvolvimento Sustentável. - Avaliar o processo das relações históricas entre Sociedade/ Meio Ambiente/ Cultura. - Compreender a necessidade da incorporação da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino. Projetar ações de Educação Ambiental no âmbito Não Formal. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA CAMARGO, L.O. de L. Perspectivas e Resultados de Pesquisa em Educação Ambiental. São Paulo: Arte e Ciência, 1999. DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípio e Prática. São Paulo: Gaia, 2001. RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artemed, 2002. SANTOS, E. Educação Ambiental e Festas Populares: Um estudo de caso na Amazônia utilizando o Festival Folclórico de Parintins. Tese de Doutorado. Mato Grosso: Universidade Federal de Mato Grosso, 2001. SANTOS, E.; JESUS, C. P.; JESUS, E. L.; FERREIRA, R. G. S. Educação Ambiental. Manaus: UEA Edições, 2007. COMPLEMENTAR CARVALHO, I.C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011. DIAZ, A.P. Educação Ambiental como Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002. LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004. MACHADO, C.B.; SANCHEZ, C.; ANASTÁCIO FILHO, S; et all. Educação Ambiental consciente. São Paulo: Wak, 2003. SOUZA, N.M. Educação Ambiental: Dilemas da Prática Contemporânea. São Paulo: Thex, 2000. |
GEOLOGIA GERAL
GEOLOGIA GERAL |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEG 060 |
3.2.1 |
60 |
|
EMENTA |
|||
O universo e o sistema solar, origem, evolução, estrutura interna e composição da Terra. Origem e evolução da vida na Terra e tempo geológico. Minerais: classificação e propriedades. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; Introdução à deriva continental e tectônica de placas; terremotos, intemperismo, ação dos rios, ventos, mares e geleiras. Prática de Laboratório. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Identificar as noções de Geologia. - Identificar os princípios geológicos envoltos na terra em conjunto. - Reconhecer a importância do relacionamento entre a Geologia e as demais disciplinas. - Familiarizar-se com os minerais, rochas e solos. - Compreender a dinâmica externa e interna da terra. - Reconhecer a importância da Geologia para a humanidade. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA LEINZ, V. e AMARAL, S. E. Geologia Geral. 11ª T. Nacional, 1971. MASON, B. H. Princípios de Geoquímica. Polígono S/A, 1971. PEARL, R. M. Geologia. Série Compêndios Científicos. 7ª T.,1977. POPP, J. H. Geologia Geral. 4ª T. Livros Técnicos e Científicos. Editora LTDA,1988.
COMPLEMENTAR BETEJTIN, A. Curso de Mineralogia. Editorial Paz, Moscou, 1971.
|
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 410 |
4.2.2 |
90 |
IBB 055, FEF 168 |
EMENTA |
|||
A Ciência Moderna e o Método Experimental. Reflexões epistemológicas. O método científico: absorção, adoção e rejeição de modelos. Limitações e poderes da ciência. A renovação da Ciência Contemporânea. O ensino de ciências: contextualização histórica. Princípios básicos de metodologia de ensino de ciências: técnica da redescoberta e técnica do problema. Ciências Naturais no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade. Planejamento, implantação e avaliação das atividades de ensino nas séries: 6º ao 9º do Ensino Fundamental. |
|||
OBJETIVOS |
|||
Propiciar a vivência de situações concretas do trabalho docente que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teórico-prático, por meio de processo permanente de interação-reflexão-ação; Propiciar o desenvolvimento da prática como componente curricular visando à transposição didática; Aprofundar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, indagar a relevância e pertinência para compreender, planejar, executar e avaliar situações no processo de ensino-aprendizagem. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA ASTOLFI, J-Pierre ; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. 12ª T. São Paulo: Papirus, 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomsom Learning, 2004. GERALDO. A .C. H. Didática de Ciências Naturais. São Paulo: Autores Associados, 2009. COMPLEMENTAR KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: TML, 1987. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005. OLIVEIRA, R. J. a escola e o ensino de ciências. Rio Grande do Sul: UNISINOS, 2000. TEIXEIRA, P. M. M; RAZERA, J. C. C. Ensino de Ciências: pesquisa e pontos de discussão. São Paulo: Komedi, 2009. |
TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEF 610 |
3.2.1 |
60 |
IEF 102 |
EMENTA |
|||
Elaboração de material didático para o ensino fundamental, através do desenvolvimento de experimentos básicos em mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e magnetismo. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Proporcionar aos futuros professores do Ensino Fundamental uma coleção de experimentos básicos, elaborados com materiais de fácil acesso, em mecânica, termologia, acústica, eletricidade, magnetismo e óptica, para serem aplicados em sala de aula. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA COPELLI, A.M. et al. Física 1, Mecânica. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 1996. COPELLI, A.M. et al. Física 2, Física Térmica, Óptica Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF, 5ª T. Editora EDUSP, 2005. COPELLI, A.M.. et al. Física 3 – Eletromagnetismo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 2005. GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental, 1ª T. Editora Ática, 2003. HEWITT, P.G. Física Conceitual, 9ª T. Editora Bookman, 2002. TREFIL, J.; HAZEN, R.M. Física Viva: uma introdução à física conceitual. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.
COMPLEMENTAR
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.1 a 4, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008. LAVARDA, F.C. et al. Experimentos de Física para o Ensino Médio e Fundamental com Materiais do Dia-a-Dia. UNESP/Bauru. Disponível em: TML://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/.
|