Home

EDUCAÇÃO AMBIENTAL I

EDUCAÇÃO AMBIENTAL I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 320

3.2.1

60

 

EMENTA

A questão ambiental no contexto contemporâneo. Concepção de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Relações Históricas entre Sociedade/ Ambiente e Educação. Educação Ambiental: Evolução, marcos referenciais nacionais e internacionais. Função, objetivos e princípios norteadores. Legislação e Educação Ambiental. Educação Ambiental Não Formal: Gestão Ambiental Participativa. Estudo de Caso.

OBJETIVOS

- Reconhecer a dimensão e a complexidade da questão ambiental. Discutir os paradigmas Emergentes – Desenvolvimento Sustentável.

- Avaliar o processo das relações históricas entre Sociedade/ Meio Ambiente/ Cultura.

- Compreender a necessidade da incorporação da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino. Projetar ações de Educação Ambiental no âmbito Não Formal.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

CAMARGO, L.O. de L. Perspectivas e Resultados de Pesquisa em Educação Ambiental. São Paulo: Arte e Ciência, 1999.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípio e Prática. São Paulo: Gaia, 2001.

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artemed, 2002.

SANTOS, E. Educação Ambiental e Festas Populares: Um estudo de caso na Amazônia utilizando o Festival Folclórico de Parintins. Tese de Doutorado. Mato Grosso: Universidade Federal de Mato Grosso, 2001.

SANTOS, E.; JESUS, C. P.; JESUS, E. L.; FERREIRA, R. G. S. Educação Ambiental. Manaus: UEA Edições, 2007.

COMPLEMENTAR

CARVALHO, I.C. M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DIAZ, A.P. Educação Ambiental como Projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LOUREIRO, C.F.B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MACHADO, C.B.; SANCHEZ, C.; ANASTÁCIO FILHO, S; et all. Educação Ambiental consciente. São Paulo: Wak, 2003.

SOUZA, N.M. Educação Ambiental: Dilemas da Prática Contemporânea. São Paulo: Thex, 2000.

GEOLOGIA GERAL

GEOLOGIA GERAL

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEG 060

3.2.1

60

 

EMENTA

O universo e o sistema solar, origem, evolução, estrutura interna e composição da Terra. Origem e evolução da vida na Terra e tempo geológico. Minerais: classificação e propriedades. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; Introdução à deriva continental e tectônica de placas; terremotos, intemperismo, ação dos rios, ventos, mares e geleiras. Prática de Laboratório.

OBJETIVOS

- Identificar as noções de Geologia.

- Identificar os princípios geológicos envoltos na terra em conjunto.

- Reconhecer a importância do relacionamento entre a Geologia e as demais disciplinas.

- Familiarizar-se com os minerais, rochas e solos.

- Compreender a dinâmica externa e interna da terra.

- Reconhecer a importância da Geologia para a humanidade.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

LEINZ, V. e AMARAL, S. E. Geologia Geral. 11ª T. Nacional, 1971.

MASON, B. H. Princípios de Geoquímica. Polígono S/A, 1971.

PEARL, R. M. Geologia. Série Compêndios Científicos. 7ª T.,1977.

POPP, J. H. Geologia Geral. 4ª T. Livros Técnicos e Científicos. Editora LTDA,1988.

 

COMPLEMENTAR

BETEJTIN, A. Curso de Mineralogia. Editorial Paz, Moscou, 1971.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (IEG060 GEOLOGIA GERAL.pdf)IEG060 GEOLOGIA GERAL.pdf[ ]52 kB

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 410

4.2.2

90

IBB 055, FEF 168

EMENTA

A Ciência Moderna e o Método Experimental. Reflexões epistemológicas. O método científico: absorção, adoção e rejeição de modelos. Limitações e poderes da ciência. A renovação da Ciência Contemporânea. O ensino de ciências: contextualização histórica. Princípios básicos de metodologia de ensino de ciências: técnica da redescoberta e técnica do problema. Ciências Naturais no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Terra e Universo, Vida e Ambiente, Ser Humano e Saúde, Tecnologia e Sociedade. Planejamento, implantação e avaliação das atividades de ensino nas séries: 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

Propiciar a vivência de situações concretas do trabalho docente que lhe possibilitem a integração dos conhecimentos teórico-prático, por meio de processo permanente de interação-reflexão-ação;

Propiciar o desenvolvimento da prática como componente curricular visando à transposição didática;

Aprofundar os conhecimentos e, ao mesmo tempo, indagar a relevância e pertinência para compreender, planejar, executar e avaliar situações no processo de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ASTOLFI, J-Pierre ; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. 12ª T. São Paulo: Papirus, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMPOS, M. C. da C.; NIGRO, R. G. Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomsom Learning, 2004.

GERALDO. A .C. H. Didática de Ciências Naturais. São Paulo: Autores Associados, 2009.

COMPLEMENTAR

KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: TML, 1987.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. São Paulo: Armazém do Ipê, 2005.

OLIVEIRA, R. J. a escola e o ensino de ciências. Rio Grande do Sul: UNISINOS, 2000.

TEIXEIRA, P. M. M; RAZERA, J. C. C. Ensino de Ciências: pesquisa e pontos de discussão. São Paulo: Komedi, 2009.

TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

TÓPICOS DE FÍSICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEF 610

3.2.1

60

IEF 102

EMENTA

Elaboração de material didático para o ensino fundamental, através do desenvolvimento de experimentos básicos em mecânica, termologia, acústica, óptica, eletricidade e magnetismo.

OBJETIVOS

- Proporcionar aos futuros professores do Ensino Fundamental uma coleção de experimentos básicos, elaborados com materiais de fácil acesso, em mecânica, termologia, acústica, eletricidade, magnetismo e óptica, para serem aplicados em sala de aula.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

COPELLI, A.M. et al. Física 1, Mecânica. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 1996.

COPELLI, A.M. et al. Física 2, Física Térmica, Óptica Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF, 5ª T. Editora EDUSP, 2005.

COPELLI, A.M.. et al. Física 3 – Eletromagnetismo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF. Editora EDUSP, 2005.

GASPAR, A. Experiências de Ciências para o Ensino Fundamental, 1ª T. Editora Ática, 2003.

HEWITT, P.G. Física Conceitual, 9ª T. Editora Bookman, 2002.

TREFIL, J.; HAZEN, R.M. Física Viva: uma introdução à física conceitual. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.

 

COMPLEMENTAR

 

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.1 a 4, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008.

LAVARDA, F.C. et al. Experimentos de Física para o Ensino Médio e Fundamental com Materiais do Dia-a-Dia. UNESP/Bauru. Disponível em: TML://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/.