Home

METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL

METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 046

2.2.0

30

-

EMENTA

O planejamento da pesquisa. Abordagens à pesquisa educacional. Classificação da pesquisa. Coleta e Análise de dados quantitativos e qualitativos da pesquisa; Escrevendo os resultados da pesquisa. Elaboração apresentação do Relatório de Pesquisa. Como elaborar artigos para publicação.

OBJETIVOS

- Contribuir para o conhecimento do planejamento e execução de pesquisa em educação, considerando os aportes teóricos necessários para a formação do professor pesquisador em Ensino de Ciências.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia Científica ao alcance de todos. 4ed. Manaus: Editora Valer, 2010.

HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia Científica. Caderno de Textos e Técnicas. Rio de Janeiro: Agir, 2002, 7 ed.

LÜCK, Heloisa. Metodologia de projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. São Paulo: Vozes, 2003.

MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

SILVA, Edna Lúcia . Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. Edição. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC,2001.

 

COMPLEMENTAR

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ed. São Paulo: Atlas, 2002.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.

UNIVERSO

UNIVERSO

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEF 040

4.4.0

60

-

EMENTA

As primeiras tentativas de compreender o universo. A cosmologia e o desenvolvimento da gravitação. Movimentos da Terra e suas TMLlógicos. Estações do ano. Os eclipses. O sistema solar. Estrelas e evolução estelar.

OBJETIVOS

Familiarizar os alunos com os fundamentos da astronomia e com os diversos modelos explicativos do universo, tornando-os capazes de desenvolver materiais e/ou propostas para o ensino de temas relacionados à astronomia.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

 

KEPLER, O.; SARAIVA, M.F. Astronomia e Astrofísica. 2ª T. Editora Livraria da Física, 2004.

MORAIS, A.M.A. Gravitação e cosmologia – uma introdução. 1ª T. Editora Livraria da Física, 2010.

OBSERVATÓRIO NACIONAL. Material de apoio do Curso de Cosmologia, modalidade Ensino a Distância, 2008. Disponível em: TML://www.on.br/site_edu_dist_2008/site/TML.html. Acesso: 01.03.2010.

OBSERVATÓRIO NACIONAL. Material de apoio do Curso de Evolução Estelar, modalidade Ensino a Distância, 2011. Disponível em: TM.on.br/site_edu_dist_2011/site/TML_ee.html. Acesso: 07.05.2011.

ROSA, R. Astronomia Elementar. Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1989.

SILK, J. O Big Bang: A Origem do Universo. Editora Universidade de Brasília, 1985.

 

COMPLEMENTAR

CHERMANN, A. e VIEIRA, F. O tempo que o Tempo Tem. Jorge Zahar Editor, 2008.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (IEF040 UNIVERSO.pdf)IEF040 UNIVERSO.pdf[ ]110 kB

ECOLOGIA

ECOLOGIA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 057

4.4.0

60

-

EMENTA

Conceitos Básicos em Ecologia. História da Terra e Biogeografia. Fundamentos da Ecologia de Populações, de Comunidades e de Ecossistemas. Conservação da Biodiversidade, Homem e Meio Ambiente.

OBJETIVOS

- Garantir aos alunos a compreensão dos principais conceitos da ecologia. Garantir o entendimento dos processos ecológicos associados aos diferentes níveis de organização desde organismo, a unidade fundamental da ecologia, até as comunidades e ecossistemas.

- Ao mesmo tempo, tornar o aluno consciente de que os processos ecológicos devem ser entendidos em um contexto evolutivo.

- Estimular o pensamento crítico dos estudantes sobre a construção do conhecimento científico e propiciar ferramentas para o ensino da ecologia no ensino fundamental e médio.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

Ricklefs, R.E. 2011. A Economia da Natureza. 6ª edição. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

Begon, M.; Townsend C.R.; Harper, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4a edição.

 

COMPLEMENTAR

Arango, N.; Chaves, M.E.; Feinsinger, P. 2002. Guía metodológica para T enseñanza de TMLlóg são T TML de T escuela. Audubon, Programa para América Latina e Caribe.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (IBB057 ECOLOGIA.pdf)IBB057 ECOLOGIA.pdf[ ]108 kB

MATEMÁTICA ELEMENTAR

MATEMÁTICA ELEMENTAR I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEM 110

4.4.0

60

IEM 722

EMENTA

Arcos e Ângulos. Ângulos Côngruos. Funções Trigonométricas. Leis do Seno e do Cosseno. Relações Trigonométricas. Identidades Trigonométricas. Equações Trigonométricas. Números Complexos. Representação de Números Complexos. Módulo. Fórmula de Moivre. Potências e Raízes de Números Complexos.

OBJETIVOS

- Conhecer os conceitos relativos a Arcos e Ângulos, Funções Trigonométricas e Números Complexos utilizá-los em aplicações matemáticas envolvendo os mesmos.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

IEZZI, Gelson. 1993. Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 3 e 6 – 7. São Paulo: Atual.

 

COMPLEMENTAR

CARMO, M. P.; MORGADO, A.; WAGNER, E.. 2001. Trigonometria e Números Complexos. Publicação SBM.