Home
METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL
METODOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 046 |
2.2.0 |
30 |
- |
EMENTA |
|||
O planejamento da pesquisa. Abordagens à pesquisa educacional. Classificação da pesquisa. Coleta e Análise de dados quantitativos e qualitativos da pesquisa; Escrevendo os resultados da pesquisa. Elaboração apresentação do Relatório de Pesquisa. Como elaborar artigos para publicação. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Contribuir para o conhecimento do planejamento e execução de pesquisa em educação, considerando os aportes teóricos necessários para a formação do professor pesquisador em Ensino de Ciências. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia Científica ao alcance de todos. 4ed. Manaus: Editora Valer, 2010. HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia Científica. Caderno de Textos e Técnicas. Rio de Janeiro: Agir, 2002, 7 ed. LÜCK, Heloisa. Metodologia de projetos: Uma ferramenta de planejamento e gestão. São Paulo: Vozes, 2003. MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. SILVA, Edna Lúcia . Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. Edição. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC,2001.
COMPLEMENTAR MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5ed. São Paulo: Atlas, 2002. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985. |
UNIVERSO
UNIVERSO |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEF 040 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
|||
As primeiras tentativas de compreender o universo. A cosmologia e o desenvolvimento da gravitação. Movimentos da Terra e suas TMLlógicos. Estações do ano. Os eclipses. O sistema solar. Estrelas e evolução estelar. |
|||
OBJETIVOS |
|||
Familiarizar os alunos com os fundamentos da astronomia e com os diversos modelos explicativos do universo, tornando-os capazes de desenvolver materiais e/ou propostas para o ensino de temas relacionados à astronomia. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA
KEPLER, O.; SARAIVA, M.F. Astronomia e Astrofísica. 2ª T. Editora Livraria da Física, 2004. MORAIS, A.M.A. Gravitação e cosmologia – uma introdução. 1ª T. Editora Livraria da Física, 2010. OBSERVATÓRIO NACIONAL. Material de apoio do Curso de Cosmologia, modalidade Ensino a Distância, 2008. Disponível em: TML://www.on.br/site_edu_dist_2008/site/TML.html. Acesso: 01.03.2010. OBSERVATÓRIO NACIONAL. Material de apoio do Curso de Evolução Estelar, modalidade Ensino a Distância, 2011. Disponível em: TM.on.br/site_edu_dist_2011/site/TML_ee.html. Acesso: 07.05.2011. ROSA, R. Astronomia Elementar. Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1989. SILK, J. O Big Bang: A Origem do Universo. Editora Universidade de Brasília, 1985.
COMPLEMENTAR CHERMANN, A. e VIEIRA, F. O tempo que o Tempo Tem. Jorge Zahar Editor, 2008.
|
ECOLOGIA
ECOLOGIA |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 057 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
|||
Conceitos Básicos em Ecologia. História da Terra e Biogeografia. Fundamentos da Ecologia de Populações, de Comunidades e de Ecossistemas. Conservação da Biodiversidade, Homem e Meio Ambiente. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Garantir aos alunos a compreensão dos principais conceitos da ecologia. Garantir o entendimento dos processos ecológicos associados aos diferentes níveis de organização desde organismo, a unidade fundamental da ecologia, até as comunidades e ecossistemas. - Ao mesmo tempo, tornar o aluno consciente de que os processos ecológicos devem ser entendidos em um contexto evolutivo. - Estimular o pensamento crítico dos estudantes sobre a construção do conhecimento científico e propiciar ferramentas para o ensino da ecologia no ensino fundamental e médio. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA Ricklefs, R.E. 2011. A Economia da Natureza. 6ª edição. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Begon, M.; Townsend C.R.; Harper, J.L. 2007. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4a edição.
COMPLEMENTAR Arango, N.; Chaves, M.E.; Feinsinger, P. 2002. Guía metodológica para T enseñanza de TMLlóg são T TML de T escuela. Audubon, Programa para América Latina e Caribe. |
MATEMÁTICA ELEMENTAR
MATEMÁTICA ELEMENTAR I |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEM 110 |
4.4.0 |
60 |
IEM 722 |
EMENTA |
|||
Arcos e Ângulos. Ângulos Côngruos. Funções Trigonométricas. Leis do Seno e do Cosseno. Relações Trigonométricas. Identidades Trigonométricas. Equações Trigonométricas. Números Complexos. Representação de Números Complexos. Módulo. Fórmula de Moivre. Potências e Raízes de Números Complexos. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Conhecer os conceitos relativos a Arcos e Ângulos, Funções Trigonométricas e Números Complexos utilizá-los em aplicações matemáticas envolvendo os mesmos. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA IEZZI, Gelson. 1993. Fundamentos de Matemática Elementar. Vol. 3 e 6 – 7. São Paulo: Atual.
COMPLEMENTAR CARMO, M. P.; MORGADO, A.; WAGNER, E.. 2001. Trigonometria e Números Complexos. Publicação SBM.
|