Home

CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURRÍCULOS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

FET 153

4.4.0

60

-

EMENTA

Educação, cultura, conhecimento e currículo. Perspectivas de formação humana, da criança e do adolescente. Parâmetros e Programas Oficiais Planejamento e Desenvolvimento Curricular. Metodologia e fases do Planejamento. Operações e  Dinâmica de Desenvolvimento, Acompanhamento e Avaliação de currículo.Exercício metodológico em Currículo.

OBJETIVOS

Desenvolver uma compreensão sobre as principais teorias curriculares e suas implicações na organização do trabalho escolar.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALONSO, Luisa G. e outros. Projeto Curricular, Formação de Professores e Mudança Educativa. In A Construção do Currículo na Escola: Uma Proposta de Desenvolvimento Curricular para o 1º. Ciclo Básico. Porto, Porto Editora, 1994.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo. Brasiliense, 1982.

BRASIL. MEC Secretaira de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia, 1997.

COLL. Cesar. Os fundamentos do currículo. Psicologia e Currículo. São Paulo, Editora Ática, 1998.

 

MOREIRA, A.F.B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas, SP, Papirus, 1990.

OLIVEIRA, João Batista Araújo e Chadwick, Clifton. Aprender e Ensinar. São Paulo, Global, 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreeender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000.

ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Brasília: Autores Associados, 2004.

VEIGA, Ilma P. A e CARDOSI, Maria Helena. Escola fundamental, currículo e ensino. Campinas, São Paulo; Papirus, 1995.

COLL, Cesar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo; Ática. 2002.

LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo Cortez, 2002.

 

COMPLEMENTAR

SILVA, Tomaz Tadeu da. Quem escondeu o currículo oculto. In Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 319

4.2.2

90

IBB 320

EMENTA

Educação Ambiental Formal. Currículo e Educação Ambiental. Abordagens Pedagógicas e Educação Ambiental. Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Transversalidade no Ensino de Ciências Naturais- Tema Transversal Meio Ambiente: planejamento, implementação e avaliação de propostas para o Ensino Fundamental. Projetos Ambientais Escolares – PRAEs.

OBJETIVOS

- Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência).

- Possibilitar que os licenciandos a vivência com alunos e professore do ensino fundamental, bem como se familiarizem com ambiente escolar.

- Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico.

- Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, E; MEDINA, N. Amazônia: Uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. Documentos Metodológicos. Brasília: IBAMA, 1994.

SANTOS, E.; MEDINA, N. Educação Ambiental: uma metodologia participativa de formação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. 2ª T.

UNESCO. Conferencia Intergubernamental sobre Educación Ambiental. Tbilisi, 14 – 26 de octubre de 1977. Informe Final. Paris: 1977.

 

COMPLEMENTAR

LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios.  Campinas, SP: Papirus, 2011.

LUCINI, F.G. Temas Transversales. Madrid, Espanha: Alauda, 1995.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Educação Ambiental: curso básico a distância: educação ambiental II. Brasília: MMA, 2001. 2ªed. Ampliada.

SANTOS, E. C. Transversalidade e Áreas convencionais. 2ed. Manaus: UEA edições, 2008.

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE/SP. Educação Ambiental na Escola Pública. São Paulo: Secretaria de Meio Ambiente, 1994.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 272

4.2.2

 

IBB 410

EMENTA

O estágio na formação de professores: unindo teoria e prática. Reflexão sobre o cotidiano da escola de educação básica. Aspectos teórico-práticos do planejamento de ensino de Ciências. Avaliação e caracterização da escola e do projeto político pedagógico da escola. Vivência de situações concretas no processo ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental, incluindo observação, participação e regência.

OBJETIVOS

Reconhecer a importância do planejamento de ensino para execução das atividades de docência (observação, participação e regência).

Possibilitar aos licenciandos a vivência e familiarização com alunos e professores do ensino fundamental e com ambiente escolar.

Estabelecer parâmetros para avaliação e caracterização do ambiente escolar, bem como do projeto político pedagógico;

Proporcionar a aquisição de conhecimento dos métodos e procedimentos modernos do ensino de ciências naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

GIL-PEREZ Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. Ed. Da Universidade de São Paulo, 4ª Ed. Revi e Amp., São Paulo, 2008.

NUNEZ, Isauro, Beltran. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais. Ed. Sony, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? 7. T. São Paulo: Cortez, 2006.

TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª edição. Porto Alegre, PUC/EMMA. 1986.

 

COMPLEMENTAR

BRASIL. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. São Paulo: MEC/SEE. 1998.

HENING, G.J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2ª T. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 416p.

BIANCHI, Anna Cecília Moraes; BIANCHI; ALVARENGA, Mariana; BIANCHI, Roberto. Estágio Supervisionado.  4ª. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. Ed. Porto Alegre, 2009.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 045

4.4.0

60

-

EMENTA

Importância da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. Perspectiva histórica da História e Filosofia das Ciências (Química, Física, Biologia e Geologia). Os principais nomes da História e Filosofia da Ciência. O nascimento da Ciência Moderna, o método científico e contexto histórico. Noções de paradigma e de paradigma da Ciência; Análise e elaboração de recursos didáticos sobre a História e Filosofia da Ciência voltado para o Ensino de Ciências (6º ao 9º ano).

OBJETIVOS

- Contribuir com a aquisição de conhecimentos dos alunos em formação quanto aos temas pertinentes a História e Filosofia da Ciência, bem como mostrar a importância deste conhecimento para entender os fatos e mudanças ocorridos ao longo dos séculos e seus reflexos no Ensino de Ciências.

- Avaliar e elaborar recursos didáticos considerando temas de História e Filosofia da Ciência a serem utilizados no Ensino Fundamental na disciplina de Ciências Naturais.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 10ª T. São Paulo: Loyola, 2005.

BRAGA, M; GUERRA, A; REIS, J. C. B. História da Ciência Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. Volumes 1 a 5.

BURGUETE, Maria da Conceição. História e Filosofia das Ciências. Lisboa. Instituto PIAGET, 2004.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática S.A, 1994.

ESTEVES, M.J. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. 2ª T. Campinas:Papirus, 2003.

 

COMPLEMENTAR

KUHN, T. Estrutura das revoluções científicas. 5ª T. São Paulo: Perspectiva, 2000.

LAKATOS, I.M.R.E. História da ciência e suas reconstruções racionais. Portugal: Edições 70, 1998.

MORIN, E. Ciência com Consciência. 7ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

REIS, J. C. A História entre a Filosofia e a Ciência. 3ª edição.  Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

SILVA, M. R. F. Ciência, natureza e sociedade: diálogo entre saberes. São Paulo: Livraria da Física, 2010.