Home
GENÉTICA E EVOLUÇÃO
GENÉTICA E EVOLUÇÃO |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 017 |
3.2.1 |
60 |
IBM 622 |
EMENTA |
|||
Estrutura e Funcionamento do DNA. Estrutura do Genoma em Procarioto e Eucarioto. Aberrações Cromossômicas. Genética Mendeliana e suas Extensões. Determinação do Sexo e Herança Sexual. Noções de Genética de Populações. História do Pensamento Evolutivo e Evidências da Evolução. Teorias Evolutivas de Darwin-Wallace. Seleção Natural. Consequências do Processo Evolutivo: Adaptação, Extinção e Especiação. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Fornecer subsídios teóricos-práticos para que os alunos compreendam a natureza e a transmissão da herança biológica, bem como as teorias evolutivas, visando o entendimento de como os avanços nestas áreas interferem no cotidiano da população humana e quais as TMLlógicos do processo evolutivo para o ecossistema. - Compreender a influência do componente genético e ambiental sobre a expressão de cada caráter genético ao longo das gerações, relacionando estes dados com as teorias evolutivas quando possível. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA AMORIM, D. S. fundamentos de sistemática filogenética. Holos. 2002. BURNS, G. W. & BOTTINO, P. J. Genética. Guanabara Koogan. 1991. GARDNER, E. J.; SNUSTAD, D. P. Genética. 7ª. Ed. Guanabara Koogan, 1986. GRIFFITHS, A. J. F.; WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C. et al. Introdução à Genética. 8ª. Ed. Guanabara-Koogan, 2006. LEWIN, B. Genes VII. 7ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
COMPLEMENTAR
Futuyama, d. j. Biologia Evolutiva. 2ª. Ed. Ribeirão Preto: Funpec, 2002. GRAUR, D.; LI, W. Fundamentals of Molecular Evolution. 2ª. Ed. Sinauer, 2000. Ridley, Mark . Evolução/ 3ª. Edição. Artmed, Porto Alegre 2006. 752 p. :Il: 25 cm.
|
FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBF 600 |
3.2.1 |
60 |
IBM 034 |
EMENTA |
|||
Princípios do funcionamento celular e homeostase, estruturação e integração das vias sensoriais e motoras do sistema nervoso, regulação endócrina, sistema cardiovascular e respiratório, funções gastrointestinal, função renal e equilíbrio ácido-base. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Proporcionar aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais condições de identificar, caracterizar e estabelecer os padrões funcionais envolvidos na Fisiologia Humana. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA AIRES, M.M. Fisiologia. 3ª Ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. CURI, R.; PROCOPIO, J. FERNANDES, L. C. Praticando Fisiologia. São Paulo: Manole, 2005. GUYTON, A. C.; HALL, J. E.Tratado de Fisiologia Médica. 11ª T. Rio e Janeiro: Elsevier , 2006.
COMPLEMENTAR ANGELIS, R. &TIRAPEGUI C. J. Fisiologia da Nutrição Humana: Aspectos Básicos, Aplicados e Funcionais. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. WIDMAIER, E.P; RAFF, H.; FOX, S. I. Fisiologia Humana. 7ª T. São Paulo: Manole, 2007. POCOCK, G.& RICHARD, C. D. Fisiologia Humana – A Base da medicina. 2ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. SINGI, G.Fisiologia Dinâmica. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. STRANG, K. T. Fisiologia Humana – Os Mecanismos das Funções Corporais. 9ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. |
TÓPICO DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
TÓPICOS DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEQ 610 |
3.2.1 |
60 |
IEQ 151 |
EMENTA |
|||
Elaboração de material didático de Química para o Ensino Fundamental, através de experimentos práticos em: Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Química Biológica. |
|||
OBJETIVOS |
|||
- Refletir sobre a aplicabilidade prática dos conhecimentos em: Química Inorgânica, Química Orgânica e Bioquímica. - Preparar material didático de Química para o Ensino Fundamental. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICAS BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais para o Ensino Médio: PCN+ Ensino médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf> , acesso em 6 de dezembro de 2011
COMPLEMENTARES KOTZ, J.C., TREICHEL, P.M., WEAVER, G.C., Química Geral e Reações Químicas, trad., 6. T., Cengage Learning, São Paulo, 2010; Artigos selecionados da revista Química Nova na Escola, links disponíveis em <http://www.sbq.org.br>, acesso em 6 de dezembro de 2011.
|
BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS
BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS |
|||
SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBP 009 |
3.2.1 |
60 |
IBM |
EMENTA |
|||
Estudo das características gerais das bactérias, fungos, vírus e parasitas. Métodos de controle de microrganismos. Noções gerais das principais espécies patogênicas de bactérias, fungos, vírus, protozoários e helmintos que acometem o homem.
|
|||
OBJETIVOS |
|||
- Realizar uma abordagem holística sobre a Bacteriologia, Micologia, Virologia e Parasitologia propiciando noções gerais sobre a importância destes seres microscópicos no dia-a-dia das pessoas. - Estimular os acadêmicos a aprofundarem o conhecimento sobre a morfologia, citologia, fisiologia, genética, métodos de controle das bactérias, fungos e vírus; - Abordar as principais bactérias, fungos e vírus patogênicos ao homem; - Incentivar o estudo sobre a biologia dos principais protozoários e helmintos que acometem o homem. |
|||
REFERÊNCIAS |
|||
BÁSICA MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M. & PARKER, J. Microbiologia de Brock. 12. Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2010. PELCZAR Jr., M. J.; CHAN, E. C. S. & KRIEG, N. R. Microbiologia. 2. T. V. 1 e 2. São Paulo: McGraw-Hill, 1997. TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R. & CASE, C. L. Microbiologia. 6. T. Porto Alegre: Artmed, 2000. CIMMERMAN, B. & CIMMERMAN, S. Parasitologia humana e seus fundamentos gerais. Rio de Janeiro: Atheneu, 1999. NEVES, D.P. Parasitologia humana. 11.T. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.
COMPLEMENTAR TRABULSI, L. R. & ALTHERTHUM. Microbiologia. 4. T. São Paulo: Atheneu, 2004. VALLADA, E. P. Manual de Exame de Fezes. São Paulo: Atheneu, 1995.
|