Home

GENÉTICA E EVOLUÇÃO

GENÉTICA E EVOLUÇÃO

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBB 017

3.2.1

60

IBM 622

EMENTA

Estrutura e Funcionamento do DNA. Estrutura do Genoma em Procarioto e Eucarioto. Aberrações Cromossômicas. Genética Mendeliana e suas Extensões. Determinação do Sexo e Herança Sexual. Noções de Genética de Populações. História do Pensamento Evolutivo e Evidências da Evolução. Teorias Evolutivas de Darwin-Wallace. Seleção Natural. Consequências do Processo Evolutivo: Adaptação, Extinção e Especiação.

OBJETIVOS

- Fornecer subsídios teóricos-práticos para que os alunos compreendam a natureza e a transmissão da herança biológica, bem como as teorias evolutivas, visando o entendimento de como os avanços nestas áreas interferem no cotidiano da população humana e quais as TMLlógicos do processo evolutivo para o ecossistema.

- Compreender a influência do componente genético e ambiental sobre a expressão de cada caráter genético ao longo das gerações, relacionando estes dados com as teorias evolutivas quando possível.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

AMORIM, D. S. fundamentos de sistemática filogenética. Holos. 2002.

BURNS, G. W. & BOTTINO, P. J. Genética. Guanabara Koogan. 1991.

GARDNER, E. J.; SNUSTAD, D. P. Genética. 7ª. Ed. Guanabara Koogan, 1986.

GRIFFITHS, A. J. F.; WESSLER, S. R.; LEWONTIN, R. C. et al. Introdução à Genética. 8ª. Ed. Guanabara-Koogan, 2006.

LEWIN, B. Genes VII. 7ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

 

 

COMPLEMENTAR

 

Futuyama, d. j. Biologia Evolutiva. 2ª. Ed. Ribeirão Preto: Funpec, 2002.

GRAUR, D.; LI, W. Fundamentals of Molecular Evolution. 2ª. Ed. Sinauer, 2000.

Ridley, Mark . Evolução/ 3ª. Edição. Artmed, Porto Alegre 2006. 752 p. :Il: 25 cm.

 

FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBF 600

3.2.1

60

IBM 034

EMENTA

Princípios do funcionamento celular e homeostase, estruturação e integração das vias sensoriais e motoras do sistema nervoso, regulação endócrina, sistema cardiovascular e respiratório, funções gastrointestinal, função renal e equilíbrio ácido-base.

OBJETIVOS

- Proporcionar aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais condições de identificar, caracterizar e estabelecer os padrões funcionais envolvidos na Fisiologia Humana.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

AIRES, M.M. Fisiologia. 3ª Ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

CURI, R.; PROCOPIO, J. FERNANDES, L. C. Praticando Fisiologia. São Paulo: Manole, 2005.

GUYTON, A. C.; HALL, J. E.Tratado de Fisiologia Médica. 11ª T. Rio e Janeiro: Elsevier , 2006.

 

COMPLEMENTAR

ANGELIS, R. &TIRAPEGUI C. J. Fisiologia da Nutrição Humana: Aspectos Básicos, Aplicados e Funcionais. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007.

WIDMAIER, E.P; RAFF, H.; FOX, S. I. Fisiologia Humana. 7ª T. São Paulo: Manole, 2007.

POCOCK, G.& RICHARD, C. D. Fisiologia Humana – A Base da medicina. 2ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

SINGI, G.Fisiologia Dinâmica. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007.

STRANG, K. T. Fisiologia Humana – Os Mecanismos das Funções Corporais. 9ª T. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

TÓPICO DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

TÓPICOS DE QUÍMICA PARA CIÊNCIAS NATURAIS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IEQ 610

3.2.1

60

IEQ 151

EMENTA

Elaboração de material didático de Química para o Ensino Fundamental, através de experimentos práticos em: Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Química Biológica.

OBJETIVOS

- Refletir sobre a aplicabilidade prática dos conhecimentos em: Química Inorgânica, Química Orgânica e Bioquímica.

- Preparar material didático de Química para o Ensino Fundamental.

REFERÊNCIAS

BÁSICAS

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais para o Ensino Médio: PCN+ Ensino médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf> , acesso em 6 de dezembro de 2011

 

COMPLEMENTARES

KOTZ, J.C., TREICHEL, P.M., WEAVER, G.C., Química Geral e Reações Químicas, trad., 6. T., Cengage Learning, São Paulo, 2010;

Artigos selecionados da revista Química Nova na Escola, links disponíveis em <http://www.sbq.org.br>, acesso em 6 de dezembro de 2011.

 

BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS

BIOLOGIA DE MICRORGANISMOS

SIGLA

CRÉDITOS

CARGA HORÁRIA

PRÉ-REQUISITOS

IBP 009

3.2.1

60

IBM

EMENTA

Estudo das características gerais das bactérias, fungos, vírus e parasitas. Métodos de controle de microrganismos. Noções gerais das principais espécies patogênicas de bactérias, fungos, vírus, protozoários e helmintos que acometem o homem.

 

OBJETIVOS

- Realizar uma abordagem holística sobre a Bacteriologia, Micologia, Virologia e Parasitologia propiciando noções gerais sobre a importância destes seres microscópicos no dia-a-dia das pessoas.

- Estimular os acadêmicos a aprofundarem o conhecimento sobre a morfologia, citologia, fisiologia, genética, métodos de controle das bactérias, fungos e vírus;

- Abordar as principais bactérias, fungos e vírus patogênicos ao homem;

- Incentivar o estudo sobre a biologia dos principais protozoários e helmintos que acometem o homem.

REFERÊNCIAS

BÁSICA

MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M. & PARKER, J. Microbiologia de Brock. 12. Ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2010.

PELCZAR Jr., M. J.; CHAN, E. C. S. & KRIEG, N. R. Microbiologia. 2. T. V. 1 e 2. São Paulo: McGraw-Hill, 1997.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R. & CASE, C. L. Microbiologia. 6. T. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CIMMERMAN, B. & CIMMERMAN, S. Parasitologia humana e seus fundamentos gerais. Rio de Janeiro: Atheneu, 1999.

NEVES, D.P. Parasitologia humana. 11.T. Rio de Janeiro: Atheneu, 2009.

 

COMPLEMENTAR

TRABULSI, L. R. & ALTHERTHUM. Microbiologia. 4. T. São Paulo: Atheneu, 2004.

VALLADA, E. P. Manual de Exame de Fezes. São Paulo: Atheneu, 1995.