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PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS I |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 055 |
3.2.1 |
60 |
- |
EMENTA |
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Elaboração, testagem e análise crítica de propostas (métodos e recursos) de Ensino de Ciências ao nível fundamental, considerando o eixo temático Terra e Universo (o Sistema Solar em escala, Movimentos da Terra, Astronomia básica com materiais simples) e Tecnologia e Sociedade considerando as tecnologias voltadas para a educação e temas atuais. |
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OBJETIVOS |
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- Planejar, estruturar, avaliar propostas educativas (métodos e recursos) pautadas no Eixo temático Terra e Universo e Tecnologia e Sociedade para o Ensino Fundamental, como alternativa de inserção na formação de professores, buscando a construção de práticas inovadoras para o ensino de Ciências Naturais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2001. CANALLE, J.B.G. e OLIVEIRA, I.A.G. Comparação entre os tamanhos dos planetas e do sol. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.11, n.2, p.141-144, 1994. CANALLE, J.B.G. Explicando astronomia básica com bola de isopor. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.11, n.3, p.314-331, 1999. DOLL, J. Metodologia de Ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS. FISHER, L. A Ciência no Cotidiano – Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. São Paulo: Jorge Zahar.
COMPLEMENTAR HENGEMUHLE, A. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. Petrópolis: Vozes PINTO, S.P. e VIANNA, D.M. Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de astronomia nas séries iniciais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p.71-86, 2007. PONTUSCHKA, N. N. (Org.). Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4ª Edição, São Paulo, SP, Edições Loyola, 256p. 2002. SANTOS, E. C. 2008. Interdisciplinaridade: Necessidade das ciências modernas. In: Santos, E. C. Transversalidade e áreas convencionais. Editora Valer, Amazonas, Manaus. 87-107p. |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
FEF 012 |
4.4.0 |
60 |
- |
EMENTA |
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Conceitos do desenvolvimento humano. Fatores determinantes dos processos de desenvolvimento. Principais Teorias. O desenvolvimento da criança e do adolescente no contexto sócio-cultural (físico, cognitivo e sócio-emocional). Tarefas de desenvolvimento na infância e adolescência. Tarefas de desenvolvimento e interesses da vida adulta |
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OBJETIVOS |
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- Compreender o conceito e o objeto da Psicologia. - Compreender os fenômenos psíquicos e os principais aspectos das escolas psicológicas. - Analisar os métodos de psicologia e as bases fisiológicas do comportamento. - Analisar a estruturação dos fenômenos psíquicos. - Motivação, evolução e comportamento. - Conceituar personalidades e identificação de fatores biológicos e sociais do desenvolvimento da personalidade. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA ANDRADE, M.ª Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1994. ASTIVERA, Armando. Metodologia da Pesquisa Científica.Tradução de Maria Helena G. Crespo e Beatriz Marques Magalhães. 8 ed. São Paulo, Globo, 1980. LAKATOS, Eva M.ª, MARCONI, M.ª de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1993. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1992. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 12 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.
COMPLEMENTAR
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas, 1993. FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. 4 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1979. __. Professora Sim. Tia Não. São Paulo: Olho D’Água, 1993. GORKI, Maximo. Como Aprendi a Escrever. Trad. De Charles Kiefer. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999. PROUST, Marcel. Sobre a Leitura. Tradução de Carlos Vogt. 2 ed. Campinas (SP), 1991. |
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEQ 024 |
5.4.1 |
90 |
- |
EMENTA |
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Teórica: Estrutura Atômica. Propriedades Periódicas. Ligações Químicas. Fórmulas e Equações Químicas. Sólidos. Líquidos. Metais de Transição
Experimental: Noções elementares de segurança. Introdução ao tratamento de dados experimentais. Técnicas Básicas de Laboratório. Reações Químicas: aspectos qualitativos e quantitativos. Propriedades Macroscópicas diretamente relacionadas com a estrutura eletrônica. Compostos dos grupos I a III. Hidrogênio. Nitrogênio. Oxidação e Redução: Aspectos qualitativos e quantitativos. Compostos de Coordenação |
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OBJETIVOS |
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- Proporcionar uma compreensão clara dos conceitos fundamentais da Química. - Relacionar os conteúdos teóricos e a evolução conceitual das teorias químicas. - Apresentar noções básicas de estrutura, reatividade, classificação periódica, comportamento da matéria de acordo com os estados físicos. - Fornecer conhecimentos básicos sobre a utilização de laboratório de Química. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA Teoria BROWN, T. L; LE MAY Jr., H. E.; BURSTEN, B. E. Química: A Ciência Central. 9ª T. São Paulo, editora Pearson Education do Brasil, 2007. LEE, J. D. Química Inorgânica Não Tão Concisa, 5ª Edição, editora Edgard Blücher Ltda., 1999. SANTOS FILHO, P. F. Estrutura Atômica e Ligação Química, São Paulo, editora da UNICAMP, 1999. SHRIVER, D. F. & ATKINS, P. W. Química Inorgânica. Porto Alegre, 4ª T., editora Bookman, 2005. Prática FLACH, S. E. Introdução à Química Inorgânica Experimental. 2ª T. 1980.
COMPLEMENTAR BARROS, H. L. C. Química Inorgânica – Uma Introdução. Belo Horizonte, editora da UFMG, 2001 LEE, J. D. Química Inorgânica Não Tão Concisa, 5ª Edição, editora Edgard Blücher Ltda., 1999. SILVA, J. C. G. Manual de Química Inorgânica. Niterói, editora da UFF, 1990. SILVA, R. R.; BOCCHI, N.; ROCHA FILHO, R. C. Introdução à Química Experimental. São Paulo, editora McGraw-Hill, 1990. TANAKA, A. S. Química Geral Experimental, 1ª edição, São Paulo, editora Freitas Bastos. |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL A
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL A |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEF 101 |
5.4.1 |
90 |
IEM 722 |
EMENTA |
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Teórica:
O que é Física? Cinemática da partícula. Dinâmica da partícula. Trabalho, energia e a conservação da energia. Conservação do momento linear. Rotações e conservação do momento angular. Mecânica dos fluidos. Oscilações e ondas. Temperatura, calor e a primeira lei da termodinâmica. Entropia e a segunda lei da termodinâmica.
Experimental:
Medidas físicas. Lei de Hooke. Queda livre. Leis de Newton. Colisões. Torque e momento angular. Princípio de Arquimedes. Pêndulo simples. Ressonância e velocidade do som no ar. Dilatação térmica. Calorimetria. |
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OBJETIVOS |
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- - Reconhecer a Física como ciência natural, presente no dia-a-dia. - Relacionar os conceitos físicos com as leis da Física. - Apresentar noções básicas dos assuntos propostos na ementa e sua utilização em atividades experimentais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.1 e 2, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008. HEWITT, P.G. Fundamentos de física conceitual, 1ª T. Editora Bookman, 2008. TIPLER, P.A. e MOSCA, G. Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica, 5ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2006. (Física para Cientistas e Engenheiros, v.1).
COMPLEMENTAR NUSSENZVEIG, H.M. Mecânica, 4ª T. Editora Edgard Blücher Ltda, 2004. (Curso de Física Básica, v.1). NUSSENZVEIG, H.M. Fluidos, oscilações e ondas: calor, 3ª T. Editora Edgard Blücher Ltda, 2000. (Curso de Física Básica, v.2).
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