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BIOQUÍMICA FUNDAMENTAL
BIOQUÍMICA FUNDAMENTAL |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBF 040 |
3.2.1. |
60 |
IEQ 151 |
EMENTA |
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Importância do estudo da Bioquímica. Aspectos estruturais e função dos componentes moleculares da célula (carboidratos, proteínas, lipídeos e nucleotídeos), bioenergética, fundamentos de metabolismo (glicólise, ciclo de Krebs, cadeia respiratória e fosforilação oxidativa, fotossíntese e integração metabólica). |
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OBJETIVOS |
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- Aplicar os conhecimentos teóricos e/ou práticos buscando correlacionar os aspectos estruturais, funcionais e metabólicos das biomoléculas. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA Marzzoco, A. & Torres, B.B. 1999. Bioquímica Básica.Guanabara Koogan Nelson, D.L.; Cox, M.M. & Lehninger, A.L. (2011). Princípios de Bioquímica de Lehninger, 5ª ed, Savier-SP.
COMPLEMENTAR Champe, P.C.; Harvey, R.A. & Ferrier, D.R. (2009). Bioquímica Ilustrada. Artmed Editora. BERG, J. M.; TYMOCZKO, J. L.; STRYER, L. Bioquímica. 6. Ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2008. CAMPBELL, M.K. Bioquímica. 3. Ed. São Paulo: Artmed, 2006. LEHNINGER, A.; NELSON, D. L; COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 4. Ed. São Paulo: Sarvier, 2004. VOET, D.: VOET, J. Bioquímica. 3ª Ed. Editora Artmed. 2006.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL B
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL B |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IEF 102 |
5.4.1 |
90 |
IEF 101 |
EMENTA |
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Teórica:
Carga elétrica e Lei de Coulomb. Campo elétrico e Lei de Gauss. Potencial elétrico, capacitores e dielétricos. Corrente e resistência elétrica. Força eletromotriz e circuitos elétricos. Campo magnético e Lei de Ampère. Lei da Indução de Faraday. Equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas. Ótica geométrica. Ótica ondulatória.
Experimental:
Resistores lineares e não-lineares. Lei de Ohm e resistividade elétrica. Circuitos elétricos e leis de Kirchhoff. Campo magnético e lei de indução de Faraday. Reflexão e refração da luz. Imagens em um espelho côncavo. Lentes delgadas. Difração e polarização da luz.
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OBJETIVOS |
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- Reconhecer a Física como ciência natural, presente no dia-a-dia. - Relacionar os conceitos físicos com as leis da Física. - Apresentar noções básicas dos assuntos propostos na ementa e sua utilização em atividades experimentais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física – Vols.3 e 4, 8ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008. HEWITT, P.G. Fundamentos de física conceitual, 1ª T. Editora Bookman, 2008. TIPLER, P.A. e MOSCA, G. Física. Vol. 2: Eletricidade e Magnetismo, Ótica. 5ª T. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro, 2006.
COMPLEMENTAR NUSSENZVEIG, H.M. Mecânica, 4ª T. Editora Edgard Blücher Ltda, 2004. (Curso de Física Básica, Vols.3 e 4).
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HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA BÁSICA
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA BÁSICA |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBM 600 |
3.2.1. |
60 |
IBM 622 |
EMENTA |
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A disciplina visa levar o aluno a compreender os eventos que ocorrem durante o desenvolvimento animal, da fecundação até a formação do organismo completo. Estudo dos processos controladores nos estágios do desenvolvimento. Mecanismos celulares e moleculares que atuam na embriogênese e na diferenciação celular até a formação de um órgão em diferentes grupos taxonômicos. |
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OBJETIVOS |
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- Compreender a histologia e a embriologia dos tecidos e sistemas orgânicos. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA CARLSON, Bruce M. Embriologia Humana e Biologia do Desenvolvimento. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 1ª edição. 1994. GARCIA, Sônia Maria Lauer de. Embriologia. Artmed.Porto Alegre. 2ª edição. 2001. LANGMAN, J. Embriologia Médica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 11ª edição. 2010. MOORE & PERSAUD. Embriologia Clínica. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 8ª edição. 2008. WOLPERT, Lewis Princípios da Biologia do Desenvolvimento. Artmed. Porto Alegre. 2ª edição. 2008
COMPLEMENTAR GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Tratado de Histologia. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. GEORGE, L. L.; ALVES, C. E. R.; CASTRO, R. R. L. Histologia comparada. Livraria Roca, 1998. JUNQUEIRA, L. C.; J. CARNEIRO. Histologia Básica. 11. Ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2008. MOORE, K. L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia Básica. 6ª. Ed. São Paulo: Elsevier, 2004 |
PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS III
PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS III |
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SIGLA |
CRÉDITOS |
CARGA HORÁRIA |
PRÉ-REQUISITOS |
IBB 060 |
3.2.1 |
60 |
IBB 059 |
EMENTA |
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Elaboração, implementação e análise crítica de métodos, técnicas e recursos para o Ensino de Ciências ao nível fundamental, considerando os eixos temáticos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ser Humano e Saúde e Tecnologia e Sociedade. |
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OBJETIVOS |
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- Propor métodos, técnicas e recursos pautados nos eixos temáticos: Ser Humano e Saúde e Tecnologia e Sociedade para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). - Contribuir para a transposição didática ao longo da formação de professores, estimulando a construção de práticas inovadoras para o ensino de Ciências Naturais. |
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REFERÊNCIAS |
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BÁSICA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 2001. DOLL, J. Metodologia de Ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS. FISHER, L. A Ciência no Cotidiano – Como aproveitar a ciência nas atividades do dia-a-dia. São Paulo: Jorge Zahar. COMPLEMENTAR
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